sexta-feira, 20 de julho de 2018

Sergio Mallandro é a próxima atração do Teatro Fase


Um dos artistas mais populares do Brasil, Sergio Mallandro estará em Petrópolis para mostrar o seu “stand upizinho”, como gosta de falar. A apresentação será no dia 28, às 19h, no Teatro Fase. Mallandro diz que fará “um show inesquecível e com muitas gargalhadas”. 

O artista, que se reinventou criando um stand up comedy de sucesso e lotando teatros, conta no palco histórias da carreira e da vida. Em cena, ele cita o padrasto general, Xuxa, Marlene Mattos, Maradona e Jorge Benjor, entre outros. Também relata como é viver e morar junto com a ex-mulher, Mary Mallandro.

O comediante explica que o show não é só "glu glu, yeah yeah", reunindo “histórias hilárias” e estimulando a participação do público. No final da apresentação, ele ainda promete abrir a “porta dos desesperados”.

A comédia de Mallandro é a quarta montagem que a TM Produtora apresenta no Teatro Fase, que fica no campus da FMP/Fase. Já passaram pelo palco nomes como Dedé Santana, Marcelo Serrado e Rafael Portugal. 

Os ingressos saem a R$ 80, inteira, e a R$ 40, meia. O endereço é Av. Barão do Rio Branco, 1003, Centro de Petrópolis. O evento conta com estacionamento privado no local. 

Programação da Semana de 22 a 28 de julho de 2018


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Etnobotânica e Plantas Alimentícias Não Convencionais
A ciência moderna não é o único modelo de construção de conhecimento sobre a natureza. As populações tradicionais desenvolveram durante milênios, uma vasta sabedoria sobre as nossas plantas. Uma aliança entre o saber popular e a academia. É o que propõe a Etnobotânica. O programa sobre o tema conta com a participação do biólogo e mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marcus Vinícius Mouzer.
 Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Som de Petra: Música e Ativismo
O grupo Som de Preta foi criado com a proposta de valorizar a cultura afrobrasileira, em especial a arte produzida por mulheres negras. O ponto de partida do trabalho foi o resgate da contribuição artística de compositoras e poetisas negras. Politizadas e conscientes da importância da arte como instrumento de comunicação, as integrantes do grupo utilizam a música como veículo de militância pela superação do racismo.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


Programa MINUTO FASE
Tema: I Concurso Gastronômico – Cupcakes
Um concurso digno de grandes chefes. Muita correria, concentração, jurados rigorosos e muita aprendizagem. Assim foi o primeiro Concurso Gastronômico da FMP/Fase. O desafio veio da confeitaria: preparar cupcakes ao mesmo tempo saborosos e saudáveis. O concurso foi dividido em 4 etapas. Em cada uma delas, era acrescentado um novo critério, para tornar a receita ainda mais funcional: Não usar produtos ultraprocessados, inserir pelo menos uma especiaria e uma fruta, adicionar uma fonte de compostos bioativos, e incluir pelo menos uma fonte de fibras. O alto nível das receitas surpreendeu os jurados. O resultado foi anunciado no encerramento da Semana de Nutrição. A disputa pelo prêmio foi acirrada, mas o cupcake vencedor foi o de laranja com café, produzido pela Letícia Marques, aluna de Nutrição da FMP/Fase.  O concurso terminou, mas o aprendizado continua. Todas as receitas vão ser disponibilizadas em um e-book, incluindo a composição nutricional de cada cupcake.

 
Tema: 1ª Semana de Odontologia da FMP/Fase
A 1ª Semana de Odontologia da FMP/Fase abordou a temática "Fissuras labiopalatinas: a importância de um tratamento interdisciplinar". A programação teve como foco principal o trabalho em equipe e contou com profissionais de destaque na área, como o cirurgião plástico, Henrique Cintra. Com 30 anos de experiência, ele coordena a Operação Sorriso no Brasil, uma organização médica voluntária que realiza cirurgias gratuitas em crianças e adultos com deformidades faciais, como o lábio leporino e a fenda palatina.

Tema: Apresentação Conselho Municipal de Saúde – Prestação de Serviços à Comunidade
A FMP/Fase é responsável por sete unidades de saúde em Petrópolis: o Ambulatório – Escola (AMBE), o Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), o Ambulatório do Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HEAC) e quatro unidades de saúde da família. Todas elas realizam atendimentos aos moradores da cidade. A faculdade presta serviços à comunidade desde 1973. Uma via de mão dupla, que também aprimora o aprendizado dos alunos da instituição. Como forma de dar transparência aos serviços prestados, a faculdade realiza todos os anos um balanço dos atendimentos. Os dados de 2017 foram apresentados aos membros do Conselho Municipal de Saúde, na Prefeitura de Petrópolis. Na ocasião, foi anunciada a ampliação dos serviços prestados à população, com a construção do AMBE 2.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Papo reto
O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Administração - Turma 2014 - Rodrigo Rocha
Formado em Administração pela FMP/Fase, Rodrigo Rocha atua hoje no Rio de Janeiro, na Congregação Santa Catarina, uma rede que reúne 11 hospitais em diferentes cidades brasileiras. Ele fala da importância da formação que recebeu na faculdade, com ênfase na administração hospitalar, e do mercado atual no segmento da saúde.

“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA 
DOMINGO – Em Questão – Infarto
SEGUNDA - Em Questão – Naturopatia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
TERÇA - Em Questão – Homeopatia
QUARTA - Em Questão – Medicina Chinesa
QUINTA - Em Questão – A Memória dos Alimentos
SEXTA - Em Questão – Medicina Intensiva
SÁBADO - Em Questão – Dietas da Moda

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
 PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Ciência na mesa de negociações
A publicação de uma descoberta em revista científica, durante muitos anos foi o único processo de reconhecimento e de intercâmbio entre os pesquisadores. A velocidade das comunicações no mundo globalizado alterou o processo de produção de conhecimento, que se tornou também mais claramente vinculado aos conceitos de soberania nacionais. Recentemente os cientistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência defenderam o uso do desenvolvimento tecnológico como ferramenta diplomática para o governo dos Estados Unidos. Mais que nunca a ciência faz parte agora da mesa de negociações. Neste programa, especialistas esclarecem quais seriam as novidades, as demandas e os obstáculos para um desempenho mais amplo, profundo e efetivo da colaboração científica em busca do desenvolvimento sustentável para todos os países, sem prejuízos e perdas para as condições de vida no planeta.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Tratamento Ortodôntico
Tratamentos ortodônticos são aqueles que buscam corrigir o alinhamento dos dentes, em que comumente as pessoas precisam usar os famosos aparelhos. Há algum tempo, era comum ver aparelhos ortodônticos apenas em crianças e adolescentes, mas hoje cada vez mais adultos vêm buscando correções com a ajuda da ortodontia. O programa vai falar sobre os novos modelos de aparelhos, cada vez mais discretos, explicar se seu uso na fase adulta requer mais cuidados e apresentar formas de tratar problemas ortodônticos preventivamente na infância. Para tirar as dúvidas sobre o tema, a apresentadora Marcela Morato entrevista a coordenadora do Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ), Débora Yassuda.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Gregório de Matos
O programa fala sobre a obra irônica, picante e crítica de Gregório de Matos, que rendeu inúmeras inimizades ao escritor e chegou a fazer com que ele fosse deportado para Angola. Para conversar sobre o tema, o apresentador Renato Farias recebe o ator Licurgo Spínola, que atua no espetáculo “O Boca do Inferno”, e a doutora em Letras, professora e pesquisadora Muna Onran.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PI - Teresina residências terapêuticas e samu
Em Teresina, no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde promove a recuperação dos pacientes de doenças mentais e a sua inclusão na sociedade através das Residências Terapêuticas. O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. O SAMU aéreo é uma ambulância montada em uma aeronave equipada com bomba de infusão, respirador, aspirador, monitor cardíaco, desfribilador, oxímetro de pulso, dentre outros equipamentos necessários em uma UTI.Em todo o estado do Piauí são atendidos pelo Samu aéreo os pacientes com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), politraumatismo, neonatologia, gestantes de alto risco e insuficiência ventilatória.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Opinião
As redes sociais têm amplificado as mais diversas opiniões sobre os mais variados assuntos. Mas para formar opiniões é importante ter acesso a informações para construir conhecimento. Assim como saber ouvir. Hoje é comum ver brigas, até em família, por causa de diferenças de opinião. É sobre esse aspecto do assunto que a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a Doutora em filosofia, Susana de Castro; com a Gestora Mídia Ninja, Dríade Aguiar; e com o estudante de direito e presidente da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio de Janeiro, João Gustavo Lima.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h
  
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Repensando as Masculinidades - Parte 1
O estereótipo do homem forte, agressivo, durão e insensível, consonante com os tipos mais explícitos de machismo, ainda existe, influencia comportamentos e é prejudicial não só às mulheres como aos próprios homens. Mas como deixar para trás de vez os modelos ultrapassados e engessados de “ser homem”? Nas próximas duas edições, o programa vai discutir o tema repensando as masculinidades.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
O Histórias de Mãe mostra um passeio em família no Parque Cremeri, com troca de livros e teatro infantil. Além disso, a apresentadora Daniela Moreira, visitou uma escola onde a criançada aprende desde cedo a  cuidar do meio ambiente.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Libéria: um legado de paz
Depois de 15 anos, a missão de paz das Nações Unidas na Libéria chegou ao fim. Deixa um legado de paz e união nacional em prol do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.

Tema: Venezuelanos deixam histórias de fome e pobreza para recomeçar a vida no Rio

“Todos viemos com uma mala cheia de roupa. Mas trazemos uma outra mala cheia de sonhos, cheia de esperança.” No Brasil há quase seis meses, a venezuelana Yelitza Paredes tira o otimismo e o sorriso no rosto da vontade de buscar um futuro melhor para a família. Mãe de cinco filhos, a professora de Biologia chegou ao Rio de Janeiro no início de julho (3), com outros 49 venezuelanos vindos de Roraima. A viagem foi a quarta etapa do processo de interiorização de venezuelanos, uma estratégia do governo federal para realocar do Norte do Brasil estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A ONU no Brasil apoia as autoridades no encaminhamento de venezuelanos para outras partes do país.

Tema: Agência da ONU promove retorno voluntário e reintegração de migrantes
O retorno voluntário assistido e a reintegração é um componente indispensável da abordagem integrada à gestão da migração. O objetivo é promover o retorno e a reintegração de migrantes que não podem ou não querem permanecer em seus países de acolhimento – de modo ordenado e humano – e desejam regressar voluntariamente aos seus países de origem. A implementação bem-sucedida desses programas requer a cooperação e a participação de uma ampla gama de interlocutores – incluindo migrantes, sociedade civil e governos, tanto nos países anfitriões quanto nos países de origem. As parcerias entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e várias partes interessadas nacionais e internacionais são essenciais para a implementação efetiva desses programas, desde a fase de pré-retorno até a etapa de reintegração.

Tema: Argentina: uma biblioteca digital para todos
Por meio de financiamento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e em colaboração com editoras argentinas, a Tiflolibros, uma biblioteca digital para cegos, produziu 800 livros didáticos em espanhol. As obras são para pessoas com deficiência visual ou com incapacidade de leitura de material impresso. O acesso a estes livros foi facilitado pelo Tratado de Marrakech – cujo nome oficial é Tratado de Marrakech para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para acessar texto impresso, adotado em junho de 2013. A Argentina foi um dos Estados que adotou a convenção internacional.

FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Ela decide seu presente e seu futuro
A campanha “Ela decide seu futuro” foi lançada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para promover o direito à saúde, à igualdade de gênero e os direitos sexuais entre mulheres jovens e adolescentes. O objetivo é promover o empoderamento delas para tomar decisões autônomas sobre sua própria sexualidade em questões como engravidar ou não, quando ter filhos, quantos ter e como vivenciar a maternidade. O apresentador Renato Farias conversa com a Oficial de Programa do UNFPA no Brasil na área de juventude, Anna Cunha; com a assistente social e coordenadora da ONG Criola, Lúcia Xavier; e com a médica ginecologista, obstetra e sexóloga, Carolina Ambrogini, sobre como participar da campanha e mostrar o que ela tem a ver com a sociedade que se quer construir .
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: CONASS DEBATE - O Futuro do SUS
No segundo programa sobre o CONASS Debate 2018, que teve como tema o futuro dos sistemas universais de saúde, reuniu em Brasília especialistas de vários países, entre 24 e 25 de abril, para discutirem o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). O apresentador Paulo Bellardi, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Leonardo Vilela, e o professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Paim estreitam a pauta e colocam o foco no Brasil.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique (ANA)
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.