terça-feira, 7 de agosto de 2018

Trabalho sobre Atenção Básica é apresentado em congresso

Os alunos do 6º período de Medicina da FMP/Fase, Pamela Russel, Renato Maciel, Isadora Lisboa e Reginara Franco, tiveram o seu trabalho “Desafios do Fortalecimento das Relações entre Médico e a Equipe da Atenção Básica” apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrasco, que aconteceu no final de julho. A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado do médico Régis Vieira, que orientou os alunos. Na ocasião, a aluna Pamela Russel representou os colegas e a instituição.
 
A aluna, Pamela Russel durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrasco.
 

Ciência, Técnica e Poder são tema de curso de extensão da Fase




Não há dúvidas que o progresso científico seja uma das marcas da sociedade atual e que, por consequência, esse caminho esteja conduzindo a humanidade a um impensável desenvolvimento tecnológico. O ponto é que, a despeito dos inúmeros benefícios proporcionados por tantos avanços, aumenta entre as pessoas uma certa “tecnofobia”, que leva a questionamentos diversos e coloca em pauta a necessidade de se debater o tema.

É por isso que a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, a partir de 20 de agosto, o curso de extensão “Ciência, Técnica e Poder”, com a proposta de discutir os problemas éticos e políticos causados pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O curso é voltado para estudantes ou pessoas interessadas na temática.

Durante as aulas, que serão realizadas nos dias 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro, segundas-feiras, das 15 às 18h, no campus da instituição, o professor de filosofia e pesquisador Charles Feitosa, vai procurar responder a questões como: Não seria talvez muito melhor ignorar do que saber? Não seria melhor impor limites ao uso desenfreado das novas tecnologias? Mas quem pode dizer à ciência o que deve ou não ser feito? O próprio cientista, o político ou o cidadão comum?

“Para responder essas questões e para entender como chegamos a essa situação, proponho uma pequena história das relações entre filosofia e ciência, da antiguidade à pós-modernidade. Serão analisadas algumas das posturas relevantes sobre a ciência e conhecimento tais como: a questão da realidade; da verdade; das diferenças e afinidades entre arte, ciência e religião; das utopias e das distopias; da racionalidade e dos afetos, do humano e do pós-humano”, destaca Charles, que tem doutorado em Filosofia pela Universidade Freiburg i.B./Alemanha.

Mais informações e as inscrições, abertas até 16 de agosto, estão disponíveis em http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/5618CienciaTecnicaPoder2018/
 

Fase promove curso de meditação em agosto


A correria da vida moderna, as novas exigências do mercado de trabalho e o excesso de tecnologia têm contribuído para que as pessoas se sintam cada vez mais estressadas. Apesar de ainda não ser categorizado como uma doença, a ciência tem mostrado que o estresse pode desencadear problemas cardíacos tanto quanto a pressão alta ou o tabagismo.

Tais fatores indicam que as pessoas precisam buscar um novo posicionamento frente à vida e encontrar estratégias para mudar sua realidade. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove o curso “Meditação, Desenvolvimento da Consciência e Criação de Realidade”, que é semipresencial e tem carga horária de 30 horas, sendo 14h a distância.

Voltado para o público em geral, o curso será realizado de 16 de agosto a 04 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no auditório do Centro Cultural, no campus da instituição. As aulas serão ministradas por Paulo Klingelhoefer de Sá, médico, mestre em Ciências da Saúde, professor e coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase. Paulo também é praticante de Meditação do Budismo Tibetano, treinado em Mindfulness, Meditação Transcendental, Meditação das Rosas e Leitura de Aura.

“Esse curso se propõe a refletir sobre a consciência e seus diferentes campos de energia, suas influências no dia a dia, diferentes técnicas de meditação para aumentar a consciência no momento presente, desenvolvimento de lucidez e sabedoria e técnicas para modificar a realidade individual e coletiva”, destaca o responsável pelo curso.

Mais informações e as inscrições, abertas até 14 de agosto, estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br

Ciência, Técnica e Poder


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nos dias 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro, segundas-feiras, das 15 às 18h, o curso de extensão “Ciência, Técnica e Poder”, com a proposta de discutir os problemas éticos e políticos causados pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Voltado para estudantes ou pessoas interessadas na temática, o curso será coordenado por Charles Feitosa, professor e pesquisador de Filosofia da UNIRIO. Mais informações e as inscrições, abertas até 16 de agosto, estão disponíveis em http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/5618CienciaTecnicaPoder2018/