segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Alunos de Medicina participam da tradução de Revisões Sistemáticas Cochrane

Alunos do curso de Medicina participaram da tradução de duas Revisões Sistemáticas Cochrane sobre “Aspiração com agulha versus drenagem com tubo intercostal no tratamento do pneumotórax neonatal” e "Medicamentos à base de cannabis para adultos com dor neuropática crônica". Os artigos fazem referência à Faculdade de Medicina de Petrópolis na seção Translation Notes, na coluna à direita do site da Biblioteca Cochrane (https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD011724.pub3/full/pt e https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012182.pub2/full/pt#CD012182-abs-0002).

Os alunos fazem parte de um grupo de tradução de Revisões Cochrane para o Português, uma das atividades do programa de iniciação científica do Grupo de Pesquisa em Saúde Baseada em Evidências da FMP/Fase, liderado pelo professor Luís Eduardo Fontes, coordenador do Centro Afiliado Rio de Janeiro, do Centro Cochrane do Brasil. Os alunos dos cursos da área de saúde interessados em participar de publicações como essa devem entrar em contato pelo e-mail riodejaneiro@centrocochranedobrasil.org.br.

A Cochrane é uma colaboração global independente que produz Revisões Sistemáticas da literatura, com elevado rigor metodológico, que visam fornecer evidências de alta qualidade para a tomada de decisões em Saúde. No Brasil, conta com o apoio de cinco centros afiliados, sendo que um deles funciona em Petrópolis, no campus da FMP/Fase.