terça-feira, 15 de julho de 2014

FMP/Fase vai sediar o I Seminário da Região Serrana sobre a Rede Cegonha



O primeiro Seminário na Região Serrana sobre a Rede Cegonha vai ser realizado no auditório da FMP/Fase, no próximo dia 23 de julho. Promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o evento tem como proposta debater questões relacionadas à saúde materno-infantil, com as equipes de 16 municípios da Região Serrana, que trabalham nesse segmento, visando à sensibilização e à identificação de multiplicadores das diretrizes das boas práticas, desde o pré-natal, parto e nascimento, até a saúde da criança, tendo em vista a implantação da Rede Cegonha na região.


A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, implantada em algumas regiões do país em 2011, que visa oferecer uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (fase após o parto em que a mulher apresenta modificações físicas e psíquicas), bem como oferecer às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento, com desenvolvimento saudável.


“É muito importante realizar um evento como esse, pois a meta é trazer informações e promover um debate sobre a Rede Cegonha na comunidade acadêmica e entre os profissionais da área, que lidam com a saúde da mulher e da criança. Com isso, pretendemos sensibilizar prefeitos, secretários de saúde e demais gestores em toda a Região Serrana sobre a necessidade de trazermos essa iniciativa para nossas cidades”, ressalta Vander Guimarães, professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase.


O seminário abordará as temáticas referentes ao cuidado com a mulher e com a criança, sob a perspectiva dos preceitos defendidos pela Rede Cegonha, ou seja: Assistência pré-natal, no parto e no nascimento, no puerpério e na amamentação, e a atenção integral à saúde da criança.


“O acompanhamento desses bebês, até os dois anos de vida, possibilitará que os médicos ofereçam um serviço que apresente um detalhamento maior sobre o desenvolvimento das crianças, pois nessa fase da vida estão mais vulneráveis à desnutrição, infecções e outros tipos de doenças que podem comprometer seu bem-estar”, afirma Vander.


A implantação da Rede Cegonha na Região Serrana também pretende alertar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno para que, sendo orientadas pelas equipes médicas, tenham o direito de escolher o método contraceptivo que seja mais eficaz e conveniente.


Curso inédito de Princípios Matemáticos Aplicados à Pesquisa



Todo profissional que lida com pesquisa sabe da importância em ter conhecimentos na área de exatas, para definir gráficos, traçar estatísticas, apontar variáveis, entre outros métodos específicos. Por isso, a FMP/Fase inicia, em agosto, o curso inédito de extensão em Princípios Matemáticos Aplicados à Pesquisa, com o objetivo de capacitar o aluno na área e torná-lo capaz de aplicar os conhecimentos em situações-problema. 

Metodologia quantitativa de pesquisa, população e amostra, organização de dados em tabelas, planejamento de estudo de pesquisa científica, Teste T, Teste de Qui-Quadrado Clássico, e correlação e regressão linear são alguns dos tópicos que serão abordados nas aulas. O coordenador do curso, professor Celso Golmes, é doutor em Engenharia e mestre em Engenharia de Produção, com experiência nas áreas de Matemática e Metodologia de Pesquisa.


Serviço:
Data: 06 a 29/08 (quartas e sextas-feiras), das 18 às 20h
Público-Alvo: Estudantes e profissionais de Nível Superior
Valor: R$ 200,00
Inscrições: até 29 de julho no site www.fmpfase.edu.br