terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pitadas, Temperos e Aromas


A chef Ana Maria Pedrosa, que tem uma linha de produtos naturais, em parceria com a atriz Isabelle Drummond, vai ministrar o novo curso de extensão em pitadas, temperos e aromas da FMP/Fase. A aula está prevista para o dia 03 de março, das 10h às 14h, no campus da faculdade. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 27/02, e outras informações sobre o curso estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Comércio Exterior


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Introdução ao Comércio Exterior. O curso pretende facilitar o entendimento, o planejamento e a comunicação entre as áreas afins e profissionais envolvidos, através de aulas expositivas com análise de exemplos e promoção de participação ativa. As aulas estão previstas para os dias 03, 10 e 24 de março, das 13h30 às 16h30. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 01 de março, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece curso de extensão em Pitadas, Temperos e Aromas


Orientar para o cuidado e a elaboração do alimento em diversas preparações, apresentando suas características, funcionalidades, origem e as transformações ocorridas quando utilizamos as especiarias, temperos e condimentos, é o objetivo do curso de extensão em Pitadas, Temperos e Aromas da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

A chef Ana Maria Pedrosa Daltro Santos, consultora gastronômica, administradora de restaurantes e professora de culinária saudável, Comfort food e vegetariana com mais de 30 anos de experiência no mercado e formação pelo Italian Culinary Institute e Natural Gourmet Institute, de NY, vai abordar a Alimentação Natural - alimentação de tradição, contextualização no momento em que vivemos; Alimentação Funcional, o uso do alimento funcional e seus efeitos no nosso organismo; além da utilização dos Temperos, das Especiarias nas diferentes preparações e consequentemente as transformações ocorridas, durante o curso.

Em outubro do ano passado, a coordenadora do curso também lançou uma linha de produtos naturais, em parceria com a atriz Isabelle Drummond. A refeição natural delivery, a Levê Pocket, chega às residências dos clientes toda embalada em potinhos de vidros. Todo o processo é artesanal, sem uso de temperos artificiais, conservantes, óleos e frituras. O cardápio é variado, com opções da culinária brasileira, asiática, vegetariana e vegana, oferecendo sopas, saladas e uma linha de sucos.

A aula será realizada no campus da FMP/Fase, no dia 03 de março, das 10h às 14h. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 27/02, e mais informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece novo curso de extensão em Introdução ao Comércio Exterior


Com o objetivo de facilitar o entendimento, o planejamento e a comunicação entre as áreas afins e profissionais envolvidos, através de aulas expositivas com análise de exemplos e promoção de participação ativa, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Introdução ao Comércio Exterior.

A coordenadora do curso, Carla Troyack, tem 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, com ampla atuação em ajuste, elaboração e coordenação de processo operacional para importação e exportação, além de ter atuado na área de coordenação logística de embarques com foco na informação e domínio das rotinas pertinentes à Importação/Exportação desde a colocação do pedido até a efetiva entrada/saída da mercadoria para processos de consumo, repetro, admissão temporária e drawback. Trabalhou com companhias marítimo-aéreas, agentes de carga, despachantes aduaneiros, transportadoras para coordenação logística de processos de importação e exportação.

Na programação do curso serão ressaltados os Conceitos Básicos, credenciamento, Habilitação, Desembaraço Aduaneiro e Classificação Fiscal de Mercadoria – Tributação. As aulas estão previstas para os dias 03, 10 e 24 de março, das 13h30 às 16h30, no campus da FMP/Fase. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 01 de março, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Pesquisa busca explicar origem comum entre dores crônicas de cabeça e dos músculos da mastigação


Descobrir a origem da dor é um dos desafios de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida com alunos dos cursos de Odontologia e Medicina da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis. O objetivo é investigar a existência de correlação entre os sintomas físicos inespecíficos e a dor em locais distantes da queixa principal, analisando a predisposição genética para o problema. A linha de pesquisa Dor Miofascial Mastigatória e Cefaleias Crônicas é coordenada pelos professores Ricardo Tesch e Gilberto Senechal.

"O projeto busca, de forma inédita, correlacionar níveis de sintomas físicos não específicos. Estudos recentes demonstraram que pacientes com dor mastigatória crônica e cefaleias, isoladas ou não, apresentam aumento da sensibilidade em outras regiões craniofaciais, mas também em áreas periféricas remotas, sugerindo que o processamento está facilitado nesses pacientes", conta Tesch.

A parte relacionada à análise genética da pesquisa é realizada através de projeto de colaboração entre a FMP/Fase e a Universidade de Pittsburgh, que conta além dos professores Ricardo Tesch e Alexandre Rezende Vieira, dessas duas instituições, com Letícia Ladeira Bonato, Priscila Ladeira Casado e José Mauro Granjeiro, da UFF. O objetivo da parceria é estabelecer colaboração técnico-científica entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis e a Faculdade de Medicina Dental da Universidade de Pittsburgh, através da elaboração e execução de pesquisas básicas e clínicas abordando interesses mútuos na elucidação das bases genéticas relacionadas ao risco de desenvolvimento de desordens temporomandibulares (DTM).

"A colaboração envolve a pós-graduação em DTM e Dor Orofacial da FMP/Fase, incluindo as atividades de pesquisa desenvolvidas na área, e o Centro de Genética Craniofacial e Dental do Departamento de Biologia Oral da Faculdade de Medicina Dental da Universidade de Pittsburgh. Os estudos envolvem abordagens moleculares e genéticas para o mapeamento e identificação de genes, assim como investigações de características e fatores epidemiológicos e comportamentais que contribuem para cada desordem", explica Ricardo Tesch, que também coordena a pós-graduação em DTM.

Mais de 40 alunos da FMP/Fase participaram do processo seletivo para as seis vagas da equipe do projeto, que contou com análise do coeficiente de rendimento escolar, entrevista e prova de interpretação de um artigo científico em inglês relacionado à linha de pesquisa. Os alunos selecionados foram Vinicius Plantz, Renata Magalhães, Bernardo Santos, Luciana Melo, Fernanda Miranda e Carolina Assis. O período de duração do projeto será de 12 meses.

Renata Magalhães está animada com a nova área de aprendizagem. "Além de explicar a importância do projeto de pesquisa para nossa formação, os professores mostram como começar a fazer uma pesquisa cientifica passo a passo, nivelando o conhecimento dos alunos com as aulas teóricas. Ter a oportunidade de conhecer a clínica da dor com mais proximidade possibilita a abertura do olhar para novos horizontes, além de aprofundar o conhecimento a respeito dessa área", diz a aluna, que está no segundo ano do curso de Medicina.

Já Carolina Assis, aluna de Odontologia, conta que sempre quis fazer parte de um projeto de pesquisa. "Soube que teria seleção para iniciação científica na área que mais me interessa e não poderia perder a oportunidade. DTM, dores de cabeça e dores faciais representam um grande problema contemporâneo, especialmente quando presentes simultaneamente. A atualização e a busca por novos conhecimentos são necessárias para se ter um bom desempenho profissional, e a área da pesquisa possibilita isso, além de ter uma grande importância no desenvolvimento da saúde."


Especialização em Alergia


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a nova turma da especialização em Alergia e Imunologia Clínica, que tem aulas na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. O curso é credenciado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai-RJ). 

"O objetivo de todo especialista é ser reconhecido como tal. A Asbai fornece essa certificação e, para consegui-la, o médico precisa participar de um curso credenciado, como é o nosso. Existe prova e análise de currículos, e um curso credenciado tem pontuação maior no processo. Quem faz a especialização pode se inscrever para a prova e ganha mais pontos", diz o coordenador da especialização, José Luiz de Magalhães Rios.

A especialização é voltada para médicos que tenham concluído residência médica ou pós-graduação em Pediatria, Clínica Médica, Medicina de Família ou especialidades afins. A prova para a oitava turma está agendada para fevereiro. 

"O curso é focado na prática, que tem uma carga horária grande. Dois professores acompanham casos ambulatoriais na Policlínica e em instituições conveniadas. A partir deste ano, uma dessas unidades será o Hospital Central do Exército. Sob orientação, a turma desenvolve intervenções consideradas de ponta em alergia alimentar; testes de provocação com alimentos e medicamentos, além de tratamento imunobiológico para doenças alérgicas graves", explica o coordenador. 

Quem já fez o curso destaca o peso da parte prática. A médica Fernanda Bonheur lembra também das discussões de casos com os professores. "Gostei bastante, foi fundamental para a minha profissão. O que mais fazemos no curso é acompanhar os pacientes", conta.

A Policlínica Geral fica na Avenida Nilo Peçanha, 38, no Centro do Rio. O investimento é de 25 parcelas de R$ 1.400,00.  Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6468 ou no próprio site da faculdade: http://www.fmpfase.edu.br/pos/SitePos/indexCurso.aspx?controle=62

Fase oferece atualização em Endodontia


Com o objetivo de capacitar os profissionais dentistas a realizarem um tratamento endodôntico de excelência em dentes molares, baseado em um conhecimento técnico-científico atualizado, aliando eficácia, rapidez e segurança na solução das mais diversas complexidades clínicas, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de Atualização em Endodontia – Tratamento de Molares, que tem previsão de início para fevereiro deste ano. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20172_Atual/4986Endo2017/.
 
Essa atualização é relacionada diretamente ao procedimento de canal, um tratamento comum nos consultórios, mas que ainda é motivo de receio para muitas pessoas. “Apesar de ser um tratamento rotineiro nos consultórios, muitas pessoas ainda se preocupam em sentir dor. Nesse contexto, é importante que o profissional esteja preparado para explicar ao paciente a importância do procedimento para manter a saúde bucal, pois a comunicação entre o dentista e o paciente é fundamental”, explica Alexandre Sandri Câmara, coordenador do curso de Atualização em Endodontia – Tratamento de Molares da FMP/Fase.
 
O especialista ainda ressalta que é importante o aprimoramento profissional dos dentistas que atuam na área, pois são eles que vão diagnosticar quando a extração é a melhor alternativa, pois previamente à execução, o dentista avalia qual tratamento deverá ser realizado a fim de que não surjam problemas pela falta do elemento dentário.
 
“Para qualquer área da Odontologia, ter profissionais qualificados e atualizados sempre é o melhor caminho no intuito de poder oferecer ao paciente a melhor opção. Esse curso é de natureza teórico-laboratorial-prático, permitindo que os profissionais coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas”, finaliza.