terça-feira, 15 de agosto de 2017

Faculdade de Medicina de Petrópolis tem inscrição para Vestibular 2018


A Faculdade de Medicina de Petrópolis abrirá inscrições para o Vestibular 2018, a partir do dia 22 de agosto. Os interessados no curso poderão se inscrever até 18 de setembro, em www.cesgranrio.org.br. Organizadas pela Fundação Cesgranrio, as provas acontecerão no dia 8 de outubro, em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Os locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 4 de outubro, no mesmo site.

Considerada uma instituição cinco estrelas pelo MEC e referência na área, a Faculdade de Medicina de Petrópolis está completando 50 anos em 2017. A FMP/Fase investe em pesquisas e tem parcerias com instituições como Fiocruz, LNCC, PUC Paraná, Universidade de Pittsburgh e Inmetro. Ainda de acordo com o MEC, a faculdade é uma instituição de ensino superior de excelência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, com programas de residência em diversas áreas.

Desde 1998, com a criação da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), a FMP/Fase atua também nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Radiologia e Odontologia. Em ampliação, o campus é cercado pela natureza, próximo ao Centro Histórico de Petrópolis. Os interessados em conhecer a instituição podem acessar o site www.fmpfase.edu.br.

FMP/Fase debate "medicina sem pressa"


Em nome da rotina acelerada, alguns médicos pouco escutam os pacientes antes de assinar a receita. Dar um freio nessa correria é a proposta da Slow Medicine. A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá um debate sobre o tema, no dia 26, às 10h, quando os professores Regis Vieira e Luis Eduardo Fontes receberão o clínico-geral, geriatra e cofundador do movimento no Brasil, José Carlos Aquino de Campos Velho, que trabalha em São Paulo.

A primeira alusão ao termo Slow Medicine foi num artigo do cardiologista italiano Alberto Dolara, de 2002. A inspiração vem do movimento Slow Food, fundado em 1986, também na Itália, para defender o prazer gastronômico em um ritmo mais lento, com qualidade de vida. A primeira Sociedade de Slow Medicine foi constituída na cidade italiana de Torino, em janeiro de 2011. O movimento se espalhou e, no Brasil, tem um site para divulgar suas ideias, o www.slowmedicine.com.br.

"Hoje temos a possibilidade de curar ou controlar doenças que até 20 anos atrás matavam. Mas a questão é o uso abusivo e excessivo de medicamentos", costuma dizer José Carlos Aquino de Campos Velho.

Para Regis Vieira, a soma explosiva de uma sociedade que deposita no consumo a sua felicidade, com as tecnologias em saúde no ápice e a doença como centro, fez com que os profissionais de saúde fossem chamados à humanização. Regis, que é formado pela própria FMP/Fase e no Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, atua na unidade de saúde Machado Fagundes, gerida pela faculdade em Petrópolis, buscando a redução do uso de medicamentos pelos pacientes. Já o gastroenterologista Luis Eduardo Fontes é um estudioso do tema de Saúde Baseada em Evidências e responsável pela coordenação do Centro Cochrane de Petrópolis, em parceria com a FMP/Fase. O trabalho consiste em ouvir sempre os pacientes na atualização da literatura médica a ser compartilhada mundialmente.

Psicoterapias Analíticas de Grupo


Desenvolver uma reflexão que amplie as possibilidades de atuação profissional na área da saúde e assistência social é o objetivo do curso de Extensão em Introdução às Psicoterapias Analíticas de Grupo da FMP/Fase, que será realizado nos dias 26 de agosto, 02 e 09 de setembro de 2017, das 13h30 às 17h30. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 23, e outras informações estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/3517PisicoterapiasAnaliticas2017/

Curso de Extensão da Fase aborda Formação de Preço dos Produtos


Estabelecer um planejamento para formação de preço dos produtos, identificando os custos, os clientes e a concorrência, é essencial para obter um diferencial no mercado, que está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão que pretende apresentar importantes aspectos sobre o processo de traçar as estratégias comerciais da empresa.  

“Devido à recessão econômica observada nos últimos anos, surgiu a necessidade dos administradores reverem o posicionamento mercadológico das empresas, levando em conta principalmente o preço de venda. Junto à necessidade de reposicionamento, surgiu a necessidade de aumentar o controle de custos e a forma que é alocado em cada produto”, explica o administrador Anthony Coelho Sadkowski, ex-aluno da FMP/Fase e responsável pelo curso de extensão.

O objetivo do curso é apresentar teorias de custeio e aplicá-las em exemplos práticos, possibilitando o entendimento dos aspectos estratégicos e gerenciais que influenciam na decisão de preço, gerando a identificação do posicionamento das empresas frente ao mercado e o método que melhor se enquadra a elas.

As aulas estão previstas para serem realizadas nos dias 16, 23 e 30 de setembro de 2017, das 13h30 às 17h30, no campus da FMP/Fase. Outras informações sobre o curso e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/2317FormacaoDePrecos2017/.

Workshop de Revisão Sistemática


A medicina baseada em evidências será tema do Workshop de Revisão Sistemática e Metanálise da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, no próximo dia 18 de agosto. Os profissionais interessados no assunto, que consiste na organização de resumos por tópicos e especialidades de trabalhos científicos publicados, com recomendações de tratamento que se mostraram eficazes, baseados em evidências científicas sobre os cuidados com os pacientes, podem se inscrever no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20172_Curso/5217RevisaoSistematica2017/, onde também terão acesso à programação completa do evento. A FMP/Fase passou a abrigar, desde o ano passado, o Centro Afiliado Cochrane de Petrópolis, um dos 5 que existem em todo o país e dão suporte à Rede Cochrane.

Técnicas de Negociação


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a oitava turma do curso de extensão em Técnicas de Negociação. As aulas serão realizadas nos dias 26 de agosto, 02 e 09 de setembro de 2017, das 13h30 às 17h30, no campus da faculdade. O objetivo é capacitar os participantes para que desenvolvam habilidades básicas de relacionamento, estratégia e negociação, possam solucionar conflitos, analisar problemas, oportunidades e tomar decisões. Outras informações e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 23, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/2117TecNegociacao2017/

Curso em Formação de Preço


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Formação de Preço – Custos, Cliente e Concorrência. As aulas estão previstas para os dias 16, 23 e 30 de setembro, das 13h30 às 17h30.  O objetivo é apresentar teorias de custeio e aplicá-las em exemplos práticos, possibilitando o entendimento dos aspectos estratégicos e gerenciais que influenciam na decisão de preço, gerando a identificação do posicionamento das empresas frente ao mercado e o método que melhor se enquadra a elas. Outras informações sobre o curso e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/2317FormacaoDePrecos2017

Semana de Nutrição da Fase discute a Síndrome Metabólica


Evento promove também 1º Concurso Gastronômico com receitas de cupcake
Para comemorar o dia do nutricionista, celebrado em 31 de agosto, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a Semana de Nutrição, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, das 09h às 16h, no campus da instituição. Este ano, o tema central aborda as Novas Perspectivas Nutricionais para a Síndrome Metabólica. A abertura oficial do evento será no dia 29, às 16h, no Centro Cultural da Fase, como parte integrante do Projeto Sabor Cultural com a nutricionista Fernanda Váz, atuante na área de Coaching em Nutrição.  
“Nosso objetivo é proporcionar aos participantes um amplo espaço para troca de experiências, com foco na construção de conhecimentos em Síndrome Metabólica. Assuntos como: “Práticas que Influenciam o Surgimento da Síndrome Metabólica em Adolescentes”; “Estratégias Nutricionais para o tratamento da Síndrome Metabólica”, “Cardápios e Preparações para evitar a Síndrome Metabólica”, o Uso de Azeite em Preparações Funcionais, Dieta Low Carb, Jejum Intermitente, entre outros, serão abordados durante o evento”, explica Anete Esteves, coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase.
 
A Prática de Atividade Física como tratamento coadjuvante também será tema de palestra na Semana de Nutrição, abordado por Valentim Magalhães, mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz/RJ, com vasta experiência na área de Nutrição Esportiva”.
Na programação do evento ainda serão oferecidos minicursos, palestras, oficinas e mesas de debates sobre assuntos que estão em destaque e merecem atenção dos Nutricionistas e demais Profissionais de Saúde. A grande novidade da Semana de Nutrição é o Concurso Gastronômico, onde os inscritos competirão com receitas de cupcake.
 
“A questão da Síndrome Metabólica é recorrente entre os brasileiros, pois atinge a população como um todo, desde as crianças até os mais idosos. Muitas pessoas apresentam pelo menos três patologias associadas à Síndrome Metabólica, dentre elas, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão. O objetivo do evento é abordar as novas perspectivas com foco na prevenção, para que a Síndrome Metabólica seja reduzida”, destaca a coordenadora.
 
Os participantes receberão certificado do evento. A programação completa, outras informações e as inscrições, que devem ser feitas até o dia 28 de agosto, estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Curso/4317SemanaNutricao2017/