sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Programação da Semana de 03 a 09 de dezembro de 2017





Programa EM QUESTÃO

Tema: Atrofia Muscular Espinhal

É na medula espinhal que passam nossos neurônios motores. Eles são responsáveis por levar os estímulos elétricos do cérebro até os músculos. Assim são produzidos os movimentos do nosso corpo. Mas quem nasce com Atrofia Muscular Espinhal tem esse sistema comprometido pela falta de uma proteína, que deveria garantir a estabilidade das células nervosas. Sem essa proteína, os neurônios motores vão morrendo progressivamente, provocando a paralisia dos músculos. Nosso convidado é o médico, geneticista clínico, Juan Llerena Júnior, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, coordenador do Departamento de Genética Médica e do Centro de Referência para Doenças Raras do Instituto Fernandes Figueira, e professor da FMP/Fase. O programa conta também com a participação de dona Alzira Helena Garrido, avó paterna de Francisco Martins Campeão Garrido. O bebê, de um ano e nove meses, tem Atrofia Muscular Espinhal e a família do pai, que é aqui de Petrópolis, vem mobilizando a cidade através da campanha AME FRANCISCO, que visa arrecadar 3 milhões de reais para custear a 1ª fase do tratamento.

Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h


Programa ARTE & CULTURA

Tema: Daíra: A Música Como Linguagem

Daíra descobriu sua paixão pela música ainda na infância. Aos 10 anos, estreou no programa Gente Inocente, da Rede Globo. A partir daí participou de uma série de musicais, no teatro, incluindo “Baby”, onde despontou como protagonista. Depois da parceria com novos compositores no primeiro disco, “Flor”, a cantora mergulhou numa profunda pesquisa sobre Belchior. O resultado foi o disco “Amar e Mudar as Coisas”, que retrata a poesia do compositor. Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h Q
uarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE

Tema: Palestra D-pressão

Dar conta do extenso conteúdo, tirar boas notas e conciliar estudo e vida social são alguns dos fatores de pressão enfrentados pelos universitários. Por isso, o Diretório Acadêmico de Enfermagem colocou a temática em debate. As discussões contaram com a participação de especialistas e o apoio da instituição.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR

Tema: 28º Década Internacional de Afrodescendentes - Quilombo do Dandá /Bahia - Guerra e Paz / ONU

Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis 'Guerra e Paz', de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.

Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h


Programa COMO VAI VOCÊ?

Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1973 - Valter Maluly – Cardiologista

A história do cardiologista Valter Maluly está escrita nos primeiros capítulos dos 50 anos da FMP. Ele prestou o 1º vestibular da recém-criada Faculdade de Medicina de Petrópolis e entrou para a instituição em 1968, na 2ª turma - a 1ª turma foi preenchida com alunos excedentes que passaram no vestibular para as faculdades públicas do Rio de Janeiro. A formatura ocorreu em 1973. A história do cardiologista e da instituição ainda andariam juntas por algum tempo. Ele foi professor da instituição, depois diretor do Hospital Santa Teresa até se tornar coordenador de pós-graduação em Cardiologia da Unigranrio. No programa, ele fala de como a formação humanística da FMP influenciou sua vida e sua carreira.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA


03 - Dia Internacional dos Deficientes Físicos


DOMINGO: Em Questão - A Luta de Cada Um - Um Projeto de Inclusão

SEGUNDA: Síndrome de Down

TERÇA: EM FAMÍLIA - Trabalho Inclusivo + BATE PAPO NA SAÚDE - Acessibilidade, Inclusão e Emancipação das Pessoas com Deficiências

QUARTA: Arte & Cultura - Acessibilidade na Arte

QUINTA: BATE PAPO NA SAÚDE - Políticas públicas para pessoas com deficiência + EM FAMÍLIA - Inclusão de Alunos com Deficiência

SEXTA: Em Questão - Autismo

SÁBADO: Arte & Cultura - Capoeira Especial: A Arte da Inclusão

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Grafeno: material do futuro?

De carbono todos já ouviram falar. Pelo menos do gás carbônico – o CO2 – considerado vilão do efeito estufa, do aquecimento global. Mas o átomo de carbono é o elemento químico que compõe as moléculas que dão origem à vida. E está presente nas mais variadas formas encontradas na natureza. Macio no grafite do lápis, duríssimo no diamante. Recentemente, em 2004, os cientistas passaram a lidar com outra forma de apresentação do carbono:o grafeno – uma espécie de folha finíssima, com a espessura de um átomo, que é considerado o material do futuro por muitos especialistas. Até pela possibilidade de poder transmitir energia, e informações, com velocidade quase 100 vezes maior do que o silício, que é o material dos semicondutores da informática. Especialistas convidados explicam o que é o grafeno – e se ele tem mesmo o poder de mudar muita coisa no mundo em que vivemos.

Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Processo Transexualizador

Transexuais são pessoas que nascem com um determinado gênero com o qual não se identificam e sofrem muito com isso. Desde 2008, o Ministério da Saúde entende que essas pessoas têm o direito de adequar a imagem do seu corpo ao gênero com que se identificam e, por isso, o processo transexualizador foi incluído no SUS. O Ligado em Saúde vai falar sobre o assunto, explicar quais os procedimentos que fazem parte do processo e informar onde estão os centros habilitados para realizá-lo, além de dizer o que é necessário para fazê-lo pelo Sistema Único de Saúde. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o psiquiatra do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), Miguel Chaloub.

Ligado em Saúde: Terça, 8h

Quarta, 14h

Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Lembrança Gravada: atores e atrizes nos logradouros do Rio

O livro “Lembrança Gravada: atores e atrizes nos logradouros do Rio”, que apresenta curiosidades sobre os diversos atores e atrizes que foram homenageados com placas de nomes de rua na cidade do Rio de Janeiro, é o tema do programa. A convidada é a autora da publicação, a mestre e doutora em Teatro, pela Unirio, Ângela de Castro Reis.

Ciência & Letras: Domingo, 14h

Segunda, 13h

Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: PR – Palmeira e Rio Azul

Além da capital, Curitiba, nossa equipe visitou as cidades de Palmeira e Rio Azul para conhecer o Projeto de ATER Diversificação, que atua junto aos fumicultores da região para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. Com ações em agroecologia, educação, controle social, saneamento e saúde, o objetivo é diminuir os riscos causados pela fumicultura, buscando alternativas em consonância com a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA

Tema: Violência nas Escolas

De acordo com os pesquisadores sobre violência nas escolas, o fato de não termos, ainda, um estudo específico sobre o assunto dificulta tratar a questão da forma mais adequada. São vários fatores envolvidos como desestruturação familiar e carências sociais. A apresentadora, Yasmine Saboya, conversa sobre o assunto com o pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Ribeiro; com a psicnalista, Lia Chermont Próchnik e com a professora aposentada, Ricardina Gonçalves Valle.

Em Família: Quarta, 16h

Domingo, 22h


Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Resiliência e Empatia

Resiliência e Empatia podem transformar a forma de encarar o mundo. A mudança começa dentro de você. A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças estratégicas na pessoa para enfrentar a adversidade. Empatia não é apenas uma maneira de estender os limites do seu universo moral. É um hábito que se pode cultivar para melhorar a qualidade de nossas próprias vidas. Mas o que é empatia? É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entender seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações.

Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Natação para crianças e mais “Doutor Google”

No “Histórias de Mãe”, você vai descobrir os benefícios da natação para as crianças e tirar todas as dúvidas sobre esporte. Também continuamos com os questionamentos do “Doutor Google”, as perguntas mais frequentes quando o assunto é criança. Para isso conversamos com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt.

Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30


Programa CINEMA LIVRE:

Mostra de Audiovisual de Petrópolis (2016):

Curtas:

Interiorano

Um Filme Para Gerson

Cartas


Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Ensino Fundamental: acesso x qualidade

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o acesso ao ensino fundamental aumenta, mas a qualidade do ensino ainda precisa melhorar. Conversam sobre o assunto, a representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Rio de Janeiro, Lucy Teixeira; a professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rita de Cassia Prazeres e a coordenadora do Programa Saúde na Escola e na Creche da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Elisabete Alves.

Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: Crise nas Universidades Públicas

As universidades públicas vêm enfrentando uma grave crise com os cortes do orçamento nas áreas da Educação e da Ciência e Tecnologia. A situação afeta diretamente a quantidade e a qualidade das pesquisas realizadas por essas instituições. Para entender melhor o atual panorama. O apresentador Paulo Bellardi conversa com a coordenadora do movimento Conhecimento sem Cortes, Tatiana Roque.

Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h
 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Chapada do Apodi - Morte e Vida

Conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi que desenvolvem vários tipos de câncer por trabalharem com veneno .

Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h




Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Inscrições Marinha 2018


A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para o concurso que irá selecionar homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos até o dia 31 de dezembro de 2017. Ao todo serão escolhidos 456 profissionais de nível superior para o serviço militar voluntário (SMV) de oficiais. O prazo para inscrições é até o dia 15 de dezembro deste ano e deve ser realizado pela internet, através do site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa de inscrição é de R$120,00.


A remuneração será de aproximadamente R$8.900 e há oportunidades para profissionais com formação em:  


Enfermagem (48 postos);

Farmácia – habilitação em análises clínicas (2);

Farmácia (19);

Fisioterapia (22);

Fonoaudiologia (4);

Nutrição (6);

Administração (22);

Ciências contábeis (12);

Informática (1);

Ciências náuticas (8);

Tecnologia em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial ou Tecnologia em construção naval (8);

Tecnologia em sistema de navegação (1);

Engenharia civil (20);

Engenharia de sistema de computação (2);

Engenharia elétrica (10);

Engenharia mecânica (17);

Engenharia naval (2);

Engenharia ambiental (1);

Engenharia química (3);

Engenharia de telecomunicações (2);

Engenharia eletrônica (3);

Engenharia de petróleo (1);

Engenharia de produção (3);

Engenharia de sistemas de computação (2);

Direito (23); informática (27);

Informática – infraestrutura (2);

Informática – banco de dados (1);

Informática – segurança da informação digital (1);

Informática – análise de sistemas (2);

Psicologia (9);

Serviço social (5);

Comunicação social (8);

Oceanografia (3);

Educação física (3);

Arquitetura e urbanismo (3);

Biblioteconomia (4);

Veterinária (1);

Musicoterapia (1);

Meteorologia (1);

Odontologia – várias especialidades (38);

Medicina nas áreas de cardiologia (1),

Ginecologia e obstetrícia (1);

Médico auditor com especialização em auditoria de contas médicas (1);

Anestesiologia (3);

Cardiologia (10);

Pediatria (10);

Geriatria (2);

Ginecologia e obstetrícia (5);

Hematologia (1);

Oftalmologia (2);

Oncologia (1);

Pneumologia (2);

Radiologia (3);

Terapia intensiva (3);

E magistério nas áreas de matemática (7);

Pedagogia (17);

Português – letras (6);

Educação física (2);

Física – eletricidade (2);

Informática (4);

Inglês (11);

História (1);

Enfermagem (5);

Espanhol (2);

Francês (1); 

Nutrição (1);

Química (1);