terça-feira, 1 de novembro de 2016

Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia

O pneumologista Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, presidiu recentemente a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, realizado entre os dias 11 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro. Os estudantes do curso de Medicina e a fisioterapeuta Erica Lopes apresentaram o projeto de iniciação científica coordenado por ele, o Programa Respira Petrópolis, sobre o impacto da abordagem prática da Organização Mundial de Saúde em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).


pneumologista Marcus Conde


Escola pública de Petrópolis recebe doação de livros

Acadêmicos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) estiveram na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, no bairro do Vale do Carangola, para disseminar a leitura junto às crianças, através do Projeto Livro Solto. A visita ocorreu na última terça-feira (25) e ainda contou com atividades de contação de histórias e confecção de marcadores de página.

O projeto Livro Solto foge aos padrões de uma biblioteca convencional. Desta forma, os livros doados podem ser retirados por qualquer pessoa. O único compromisso é passá-lo adiante ou colocá-lo de volta em seu local de origem.

“A cultura é um elemento fundamental para a gente criar perspectivas de vida para essas crianças. Não basta ter outros equipamentos públicos responsáveis por executar as políticas públicas nos bairros; é necessária a relação com esse tipo de atividade”, ressalta o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela.

Na ocasião, cerca de 160 livros, dos mais variados temas, foram doados para a escola. “Esses livros irão enriquecer o nosso acervo. E, eles vão poder levar esses livros para casa, porque os livros que a gente tem na escola ficam para uso da escola. Esses livros agora vão poder chegar até a comunidade, o restante da família e os amigos”, afirma a orientadora escolar, Rosane Marques. “É sempre importante contar com novos parceiros que ajudem a gente nesse processo de orientação dos alunos e de valorização da leitura”, acrescenta.

“É de grande conhecimento e de grande valia pra gente ter o contato com essas crianças. Há uma troca de experiências; a gente aprende com elas e elas com a gente”, revela a aluna de Nutrição, Deise Brito de Souza.

Qualquer pessoa pode contribuir doando livros novos ou usados para o projeto Livro Solto, desde que estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos. Os exemplares devem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). Caso não possa comparecer ao espaço, a pessoa precisará entrar em contato por e-mail cpe@fmpfase.edu.br ou telefone (24) 2244-6480.