segunda-feira, 18 de julho de 2016

Diretor da FMP/Fase é convidado a participar de Debate Internacional

O médico Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, foi convidado pelo Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro a participar do programa Leveraging Technology to Improve Health Communications, que será realizado nos dias 26 e 27 de julho, em Bogotá. O objetivo é reunir lideranças da área de saúde para um debate sobre as atuais preocupações regionais e globais da área, incluindo o vírus Zika e outras doenças infecciosas emergentes. Além do Brasil, profissionais da Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela foram convidados.


Moradores de rua são atendidos por profissionais da FMP/Fase

Responsabilidade social. Esse é um dos objetivos da FMP/Fase, que vem apoiando a iniciativa da aluna Taís Guimarães através do projeto de extensão universitária no Cuidado em Saúde da População em Situação de Rua. O projeto ganhou o reforço do médico Régis Oliveira, da USF Machado Fagundes, e da professora Marissol Hermann. O grupo vem realizando visitas periódicas ao CDDH - Centro de Defesa dos Direitos Humanos, de Petrópolis, para o atendimento clínico dos moradores de rua que frequentam o espaço.

Marissol, que é psiquiatra, aplica dinâmicas e terapias em grupo, onde é discutido o uso de álcool e outras drogas. É trabalhado também o apoio em equipe e a utilidade individual através da culinária.  O médico Régis realiza consultas, exames e, dependendo da necessidade, encaminha os pacientes para o Ambulatório-Escola da faculdade ou para o Departamento de Doenças Infectoparasitárias (DIP), que a FMP/Fase mantém no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.