quinta-feira, 26 de outubro de 2017

FMP/Fase adere à Universidade Aberta da 3ª Idade


Segundo dados do censo de 2010, os idosos já representam cerca de 9% da população de Petrópolis, ou seja, aproximadamente 29.000 habitantes possuem 65 anos ou mais. Neste contexto, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto aderiu à “Universidade Aberta da Terceira Idade”, modelo de programa que vem sendo adotado por instituições de ensino superior com o objetivo de promover maior qualidade de vida para esse público. O anúncio foi feito durante o segundo dia de atividades da 23ª Semana Científica da FMP/Fase.

 
De acordo com o coordenador de Projetos e Extensão, a ideia de trabalhar com o público mais velho vem sendo amadurecida desde 2014, a partir da proposta de uma aluna do curso de Medicina, que hoje integra a Liga de Geriatria e Gerontologia da faculdade. “Nós somos uma instituição formadora, então por que não estender essa função social de formação para o idoso? É um público que tem muito a dialogar, a trocar com a gente, no campo da experiência, do conhecimento e que a gente acredita que vai agregar muito para os nossos alunos e vai contribuir para um amadurecimento ainda maior da nossa instituição”, destaca Ricardo Tammela.

A iniciativa ganhou corpo e força, com a participação de professores dos cursos de Administração e RH da FMP/Fase, também interessados em desenvolver projetos voltados para um público mais velho. “A gente acredita que o idoso precisa tomar conta de si e para isso ele deve ter autonomia sobre o seu corpo e a sua mente. O pretendemos é compartilhar com ele conhecimento, experiências acadêmicas e informações que possam contribuir para o aumento da autoestima, para que ele se perceba inserido no contexto socioeconômico do qual faz parte”, comenta a professora Luciene Baptista.

O projeto apelidado de UnatiFase trabalha com quatro eixos: saúde do idoso, tanto física quanto mental; artes; convívio entre gerações; e conhecimento geral em que serão discutidos temas relacionados à economia, administração e tecnologia da informação. “Iremos implantar com os alunos elementos que existem nas corporações, como liderança, empreendedorismo e empatia. Então, através dessa perspectiva, em conjunto com atividades empreendedoras, poderemos trabalhar esse público em um pré-projeto de Previdência, ou seja, estimulando esse indivíduo a economizar, a planejar o seu futuro e envelhecer com mais dignidade”, avalia o professor Humberto Medrado, coordenador da Petrópolis Jr., empresa que é cenário de prática profissional para os estudantes dos cursos de Gestão da FMP/Fase.

A UnatiFase é voltada para petropolitanos, na faixa etária a partir dos 50 anos de idade, que tenham tempo disponível e queiram continuar os estudos ou ampliar seus conhecimentos e habilidades. Para participar das atividades, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição, que será disponibilizada no primeiro semestre de 2018, e aguardar o processo de seleção. Todas as informações sobre a Universidade Aberta da Terceira Idade da Fase serão disponibilizadas no site www.fmpfase.edu.br.