quarta-feira, 26 de março de 2014

Fase inaugura exposição sobre Golpe Militar nesta sexta-feira (28)

“Fica decretado que agora vale a verdade” é o nome da exposição que a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) abrirá dia 28 de março, no Centro Cultural do campus. Com o primeiro verso do poema “Os estatutos do homem”, de Thiago de Mello, no título, a mostra integra a programação da Comissão Estadual da Verdade na descomemoração dos 50 anos do golpe militar. Fotos, áudios, cartazes, instalações e versos ilustrarão a importância da liberdade.

Todo o conteúdo da exposição será baseado no poema de Thiago de Melo, com instalações audiovisuais e atividade interativa em um dos salões. Qualquer pessoa poderá participar, enviando fotos e mensagens para o Facebook ou o Twitter da FMP/Fase, com #agoravaleaverdade. Além disso, o Café Cultural da FMP/Fase contará com um painel com cartazes trazendo mensagens utilizadas pelo movimento estudantil na época.

Diferente de outras exposições em cartaz no país, a da FMP/Fase pretende proporcionar uma reflexão sobre o período abordado e serve de crítica às ditaduras e formas de cerceamento da liberdade. "É uma tendência das exposições que retratam esse período serem cronológicas, por isso optamos por desenvolver a mostra sob uma ótica, que é a verdade", explica o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, que organiza a mostra com o curador Claudio Partes.

A Comissão Estadual da Verdade e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis apoiam a exposição. O presidente da comissão, Wadih Damous, confirmou presença na abertura do evento, que tem entrada franca.

Como prévia da exposição, foram realizadas, na Praça Dom Pedro, intervenções relacionadas ao tema, através do projeto Cellograff Brasil, que consiste na aplicação de grafite em papel filme, sem agredir o meio ambiente.  

A exposição “Fica decretado que agora vale a verdade” pode ser vista até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09 às 21h, e sábado, das 9h às 18h. O endereço da FMP/Fase é Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis. 
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif