sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Semana e Jornada de Nutrição da Fase


Entre os dias 27 e 31 de agosto serão realizadas a Semana de Nutrição e a 3ª Jornada de Nutrição da Fase. Durante os encontros, que ocorrerão no auditório do Centro Cultural, serão ministradas palestras sobre nutrição ortomolecular e estética, alimentação e meio ambiente, dietas vegetarianas e suas implicações, o papel do alimento na sustentabilidade, segurança alimentar, entre outros assuntos. As inscrições custam R$ 15. Somente o dia 31 de agosto será aberto ao público, com taxa de participação a R$ 25. Informações e inscrições serão publicadas em breve no site www.fmpfase.edu.br. Fique atento!

Vale lembrar que em 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Parabéns!



FMP/Fase abriga peça gratuita sobre Aids e DSTs

Outras apresentações poderão ser conferidas pelas escolas a partir do dia 23 de agosto


A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto recebe, no dia 16 de agosto, às 14h, a remontagem da peça sAIDS Baixo que a Coisa tá Feia, desenvolvida por profissionais e acadêmicos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/Aids.

A peça, que possui entrada franca, se passa em uma república estudantil onde um grupo de jovens precisa lidar com um problema real, perigoso e atual: a Aids. Dúvidas sobre formas de contágio e de prevenção, estigmas e dilemas enfrentados por diversas pessoas no mundo são abordados numa história de grande impacto e sem papas na língua, onde os temas são a Aids, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e o uso de entorpecentes.

O texto, escrito em 1995 pelo Dr. Miguel Abud Marcelino, professor do curso de Medicina da FMP/Fase, e colaboradores, foi desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase e o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Petrópolis, em conformidade com ações preventivas do Programa Nacional de DST & Aids do Ministério da Saúde.

Esta nova montagem, organizada por acadêmicos do 7º período de Enfermagem da Fase e o Programa de DST/Aids, pretende retomar o conteúdo do texto original, no intuito de continuar transmitindo informações sobre saúde e doença, assim como os riscos e condutas diante do contexto e realidade da cidade.

Indicada a todos os públicos, a partir do dia 23 de agosto a peça será encenada para escolas, sendo apresentada toda quinta-feira até abril do ano que vem. Agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2244-6471.


Saiba mais sobre a peça
No período de agosto de 1995 a março de 2006 foram realizadas 117 apresentações em Petrópolis, para um público de 21.558 espectadores. Há registros de inúmeras encenações em outros municípios, na íntegra ou adaptadas, a cargo de grupos teatrais.

O objetivo inicial era produzir um material didático especialmente voltado ao público jovem, para apresentação na 2ª Mostra de Trabalhos Científicos da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. A partir do sucesso da primeira apresentação, foram realizadas outras três que permitiram ajustes no texto, culminando com a publicação e registro da 1ª versão no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro/RJ. Desde então, o processo de criação coletiva sobre o texto original teve continuidade, com a 2ª versão sendo registrada em 2006.


Dessa forma, o material poderá ser utilizado por outros grupos teatrais de todo o país, interessados em encená-la na íntegra ou adaptada à realidade de cada local. As adaptações que exijam modificações no conteúdo do texto deverão ter o cuidado de não comprometer as informações técnicas da obra, de modo que a autorização para a montagem seja apreciada previamente pela Coordenação do Projeto, para registro da abrangência do trabalho.


Serviços:


Data: 16 de agosto de 2012, às 14h
Local: FMP/Fase – Sala Arthur de Sá Earp Neto. Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro – Petrópolis/RJ.
Agendamento para escolas: (24) 2244-6471
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Curso de Extensão em Gastronomia - Cozinha Básica Profissional

O curso, que está em sua 6ª edição, tem como objetivo despertar o interesse pela gastronomia, a partir de técnicas básicas na preparação de alimentos. Com o início previsto para o dia 10 de setembro, o curso apresenta 80% de aulas práticas, em que os alunos terão noções para a elaboração de um cardápio, utilização de facas para corte de legumes, verduras e frutas e conhecerão cerca de 50 pratos, que incluem preparação de massas artesanais, sopas, cremes e caldos. As aulas acontecerão as segundas e terças, a partir das 18h.

O curso é voltado para pessoas que gostam de cozinhar ou que buscam uma inserção no mercado de trabalho. Antes de começar as atividades, os alunos recebem orientações sobre as receitas que serão solicitadas e o tempo limite que devem ser preparadas. Um dos grandes destaques do curso é o tópico sobre técnicas de corte para legumes, verduras e frutas. 

Também em setembro, a instituição realizará o segundo módulo do curso - “Cozinha Internacional com Harmonização de Vinhos” -, voltado para alunos que cursaram o primeiro módulo interessados em culinária internacional e eventos.


Informações
Data: 10/09 a 13/11 (segundas e terças)
Horário: 18 às 22h