quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Seminário da Fase aborda a Enfermagem no século 21

Na próxima segunda-feira (26), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover o 10º Seminário de Enfermagem sobre Mercado de Trabalho, com o tema "Enfermagem no século XXI". O evento terá início às 8h, com previsão de término às 17h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da faculdade.

“Estamos num momento muito bom para atuação dos profissionais da área de Enfermagem, pois há muita procura tanto para o serviço de saúde público quanto para o privado. As UPAS, SAMU, novos cargos em hospitais, homecare e a atenção básica demandam a atuação de muitos enfermeiros”, explica Míriam Heidemann, coordenadora do Curso de Enfermagem da Fase. 

O objetivo do Seminário de Enfermagem é apresentar aos alunos e profissionais da saúde os possíveis campos de atuação dentro da área. Ao longo do dia serão ministradas palestras que envolvem a temática, mesas redondas e apresentações artísticas.

“A Atenção Básica é a área mais carente e a mais importante em comparação aos demais mercados de trabalho. Essa situação não se aplica somente a Petrópolis, mas a todo o Brasil. Aqui no município, especialmente, há carência de enfermeiros obstetras, enfermeiros especializados em centro cirúrgico e centro de material, enfermeiros especialistas em terapia intensiva e docentes de ensino superior em várias áreas da Enfermagem”, destaca Míriam Heidemann.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Fase ressalta ainda que é mais fácil um recém-formado colocar-se no mercado do que aquele profissional que se afastou por dois ou mais anos. Ela acrescenta que o enfermeiro precisa ter domínio de determinado ramo de conhecimento na área da saúde e ter sempre o currículo atualizado e disponível nos setores de recursos humanos das empresas nas quais o profissional tem interesse de ingressar. Esses e outros assuntos serão abordados no Seminário. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site. Para participar, os interessados podem realizar as inscrições, até a data do evento, na página virtual.

Fase inicia atendimento de Enfermagem específico para os adolescentes do município

A fase da adolescência é realmente um período delicado na vida do ser humano. É exatamente nessa etapa de transição, em que não se é criança e nem adulto, que surgem várias dúvidas a respeito da carreira que se quer construir, as descobertas sobre o próprio corpo, novidades que são apresentadas por amigos, vizinhos e familiares. Na fase da adolescência há uma vulnerabilidade maior do indivíduo, o que foi observado por Simone Azevedo, estudante de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que se interessou pelo tema e decidiu abordá-lo no seu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC.

A ideia de abordar "ações dos enfermeiros da Atenção Básica frente às vulnerabilidades dos adolescentes" surgiu durante o período em que a aluna participou do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e teve a oportunidade de desenvolver palestras para os alunos de escolas públicas do município. 

“Ao refletirmos sobre a adolescência e as dificuldades encontradas neste período, percebemos que os adolescentes ficam perdidos, sem referencial de serviços de saúde ou de alguém para ajudá-los nas questões que envolvem a adolescência. Por isso, o desejo de implantar o projeto de Consulta de Enfermagem para o Adolescente, no Ambulatório-Escola da Fase, oferecendo atendimentos gratuitos”, explica Simone Azevedo, aluna de Enfermagem da Fase. 

A pesquisa tem o objetivo de auxiliar os adolescentes do Município, não só na questão de acompanhar a parte de desenvolvimento e crescimento, mas também ressaltar a necessidade de vacinação e orientação em relação às vulnerabilidades a que estes podem ser expostos, tais como: gravidez na adolescência, sexualidade, drogas, infecções sexualmente transmissíveis, ausência de perspectiva de vida, ausência de base familiar, entre outras.

“Os temas abordados com os adolescentes vão depender da individualidade e da particularidade de cada um. O objetivo é torná-los protagonistas de seus cuidados e de sua saúde, instruídos e orientados frente às possíveis situações de riscos. Infelizmente, os pais/responsáveis têm dificuldades na hora de conversar com os seus filhos sobre os assuntos que envolvem a adolescência. Nós, futuros enfermeiros, podemos contribuir orientando corretamente, trabalhando a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde dos adolescentes”, frisa Simone Azevedo.

As Consultas aos adolescentes são realizadas às quartas-feiras, a partir das 09h. Antes do horário de atendimento, às 08h, há um grupo que promove um bate-papo, aberto à participação da comunidade, sobre diferentes temas, como: Adolescência e apresentação da caderneta de saúde do adolescente; Sexualidade e gravidez na adolescência; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Drogas e Hábitos de vida saudáveis. 

Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com o Ambulatório- Escola (2235-2224). No dia da consulta é importante que o adolescente leve o cartão do SUS e a caderneta de vacina da infância, para que seja atualizado de acordo com o calendário vacinal.