quinta-feira, 25 de julho de 2019

Estudantes do curso de Tecnólogo em Radiologia da Fase contam com ampla estrutura para estágios supervisionados

Garantir formação de qualidade, com foco na prática profissional, ensinando os alunos como proceder em atendimentos de excelência voltados para o cuidado com a saúde dos pacientes, é um compromisso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). Por isso, os estudantes são inseridos desde os primeiros semestres nas amplas estruturas de ensino/aprendizagem disponíveis para atuação supervisionada no curso de graduação Tecnólogo em Radiologia.

O curso noturno, que tem duração de três anos, é avaliado com nota máxima do MEC, conceito 5, e foca na valorização do estágio supervisionado pelos professores, que é garantido pela instituição nas melhores clínicas e empresas da cidade, com destaque para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que abriga um moderno Centro de Imagens, com Ressonância Magnética de alto campo e tomógrafo multislice. O novo prédio do Ambulatório Escola, em Cascatinha, também está sendo preparado para ser mais um cenário prático para os alunos do curso.

Além disso, há convênio com a Clínica de Radioterapia Radio-Serra, Hospital Beneficência Portuguesa (SMH), Clínica de Ortopedia Trauma Center, Clínica de Ressonância Magnética Multi-Imagem, e parceria voltada para radiologia industrial, com a empresa GE-Celma, ampliando ainda mais os locais de estágio.

Estágio garantido nas melhores clínicas e empresas da cidade, com destaque para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que abriga um moderno Centro de Imagens, com RM de alto campo e tomógrafo multislice.


No Centro de Imagens do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, os alunos têm a oportunidade de atuar nos serviços de ressonância magnética. O investimento de R$ 1,2 milhão realizado pela faculdade, proporcionou a compra de um tomógrafo e um mamógrafo com capacidade de digitalização dos exames de raios-x e mamografia, e um Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens para esses e outros exames, como os de tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

“Com esse investimento, foi possível fazer a mudança do sistema analógico para o digital no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, processo que garante a qualidade das imagens dos exames, economia de recursos financeiros e de espaço físico, além da rapidez na visualização dos exames e, consequentemente, do diagnóstico médico. O que também facilita o processo de ensino dos alunos que conseguem visualizar com mais facilidade os resultados”, destaca André Kinder, coordenador do Curso Tecnólogo em Radiologia da FMP/Fase.

O Campus da FMP/Fase conta com o Centro Multidisciplinar de Radiologia, que abriga os Laboratórios de Radioproteção e Dosimetria, de Física e de Incidências Radiológicas.


No Ambulatório Escola, o amplo e moderno espaço de ensino prático profissional vai oferecer aos estudantes de Radiologia uma estrutura com tecnologia de ponta para aulas supervisionadas, a partir do ano que vem, garantindo uma formação profissional integrada com as outras áreas da saúde. No espaço, os alunos terão acesso ao serviço odontológico de imagem com 3 salas de raios-x e tomografia odontológica; sala de estudos para os acadêmicos trocarem informações e 7 salas de aula com 48 lugares cada.

“Os modernos equipamentos odontológicos de imagem digitalizada no novo prédio do Ambulatório Escola permitirão a ampliação do número de vagas de estágio do curso de Radiologia, garantindo uma formação ainda mais qualificada para esses tecnólogos. Além disso, nós temos a oportunidade de desenvolver ensino e assistência integrando a Radiologia às demais áreas da saúde, pois alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Odontologia também realizam atividades práticas no Ambulatório”, ressalta Kinder.

O profissional tecnólogo em Radiologia formado pela FMP/Fase estará qualificado para atuar em serviços de Raios X Convencional e Digital, Mamografia, Raios X Odontológico, Hemodinâmica, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia Industrial. 



Totalmente informatizada, a Biblioteca da FMP/Fase conta com um acervo superior a 27 mil exemplares de livros, revistas e periódicos impressos e digitais.


No campus da FMP/Fase, os alunos contam com a estrutura de aprendizagem dos novos laboratórios no Centro Multidisciplinar de Radiologia, criado recentemente, abrigando os laboratórios de Radioproteção e Dosimetria, de Física e de Incidências Radiológicas.

Outro ponto forte do curso é a possibilidade de aproveitamento de competências para técnicos de Radiologia e profissões afins, como físicos-médicos e biomédicos, reduzindo significativamente o tempo de formação para até um ano e cinco meses (de acordo com a formação e avaliação prévia).

Além disso, para otimização do tempo, 20% da carga horária é realizada a distância, através do ambiente virtual de aprendizagem da FMP/Fase.

“O Tecnólogo é um profissional de nível superior apto a desenvolver atividades em uma área específica do conhecimento. Possui formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias e gestão de processos de produção de bens e serviços. Promove a articulação entre os conhecimentos técnico-científicos e a prática profissional, em um ambiente em constante transformação”, explica Kinder.

No campus da FMP/Fase, os alunos contam com diversas salas multimídia, laboratórios com equipamentos de última geração e variados ambientes de estudo em contato com a natureza.



Garantindo a democratização do saber e o acesso ao ensino comprometido com o cuidado à vida, a Fase oferece diferentes formas para facilitar o ingresso no Ensino Superior de excelência. São ofertadas bolsas sociais, desconto de 30% para transferência e segunda graduação e 20% para funcionários de empresas conveniadas à FMP/Fase e seus dependentes, além de ingresso através dos programas do governo: Fies e Prouni. A prova para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FMP/Fase será aplicada no dia 08 de agosto, mas os candidatos também podem optar por se inscrever utilizando a nota do Enem. Outras informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br ou pelos telefones (24) 2244-6471 e WhatsApp (24) 9 8865-0693. 

Fase promove Workshop de Cálculo dos Honorários para Profissionais de Odontologia

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o Workshop de Cálculo dos Honorários para Profissionais de Odontologia, que tem como objetivo preparar dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e estudantes da área para a realidade do mercado de trabalho.

O workshop pretende ensinar os participantes a fazerem a gestão de suas próprias carreiras,
com uma visão estratégica e jurídica de negócios na Odontologia. Cálculos dos honorários, como cobrar as consultas, treinamento de equipe e o funcionamento de um consultório serão assuntos abordados no encontro, pelo neurocoach, Estêvão Carvalho, que também é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, e por Lymark Kamaroff, coaching médico, palestrante e professor em diversas instituições de ensino.   

Todo o valor arrecadado com o evento será doado para o projeto Somos Todos Especiais, uma iniciativa de Extensão da FMP/Fase em parceria com a Pestalozzi Petrópolis.

“Após participar de uma imersão sobre esses temas com o professor Estêvão e o professor Lymark, surgiu a ideia de reverter toda a renda do evento para o Projeto de Extensão Somos Todos Especiais, que tem o objetivo de fazer oficinas de dessensibilização com pacientes portadores de necessidades especiais e, através dessa aproximação, fazer o atendimento de 100 crianças”, explica Gisele Damasceno, professora do curso de Odontologia da FMP/Fase e coordenadora do Projeto de Extensão Somos Todos Especiais. “Precisamos gerar renda para manter esse projeto e o consultório, pois os materiais odontológicos utilizados nos atendimentos são comprados através de eventos. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para os alunos da graduação aprenderem a gerenciar um consultório dentário e estagiar através dos atendimentos”, acrescenta.

Os participantes do Workshop vão receber certificado. O evento será realizado no auditório do prédio anexo, no dia 17 de agosto de 2019 (sábado), das 08h às 13h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2244-6471 e Whatsapp (24) 9 8865-0693. 

Fase oferece Curso EAD em Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Voltado para os profissionais que atuam em educação em instituições de ensino ou educação corporativa, que desejam se capacitar ou ampliar seus conhecimentos e desenvolver competências para atuar como professores-tutores na modalidade a distância, o novo curso de extensão EAD em Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas.

“Com o constante crescimento do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, nas diferentes modalidades de ensino, presencial, híbrida e a distância, faz-se necessário formar professores-tutores para atuar como mediadores da aprendizagem utilizando as estratégias adequadas em atividades síncronas e assíncronas e, da mesma forma, avaliar os alunos a partir da participação nas atividades propostas”, explica Ana Maria Rodrigues dos Santos, coordenadora de Educação a Distância, Pesquisa e Pós-Graduação na FMP/Fase.

O curso estará disponível na plataforma de aprendizagem da FMP/Fase entre os dias 12 de agosto e 29 de novembro de 2019. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br

Fase oferece Curso de Extensão em Tendinopatia dos membros inferiores


Desenvolver o raciocínio crítico de acadêmicos e profissionais para o diagnóstico, tratamento e prevenção das tendinopatias é a proposta do novo curso de extensão da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

O curso conta com uma rica programação de atividades teóricas e práticas, englobando os temas: Anatomia dos membros inferiores; Estrutura e funções dos tendões; Fisiopatologia da tendinopatia; Influência das cargas na estrutura do tendão; Avaliação clínica (palpação, testes funcionais, testes diferenciais etc); Tratamento das tendinopatias (glútea, patelar e calcânea); Quando utilizar os exames de imagem; e Prevenção das tendinopatias.

“A incidência das tendinopatias dos membros inferiores é alta, especialmente entre atletas. Por isso, pacientes frequentemente visitam os consultórios médicos para tratamento e prevenção da patologia”, explica Lucas Maciel Rabello, fisioterapeuta e doutor em Medicina Esportiva, coordenador do Curso de Extensão da FMP/Fase.

O curso será realizado no dia 24 de agosto (sábado), das 09h às 17h, no campus da FMP/Fase. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Parada Cardiorrespiratória


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Atendimento à parada cardiorrespiratória diante dos protocolos atuais – com práticas baseadas em evidências. Voltado para os técnicos de Enfermagem, o curso gratuito será realizado no dia 30 de julho, das 13h às 17h. A programação completa e as inscrições, que devem ser feitas até o dia 29/07, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Medicina de Família e Comunidade


A médica Julia Morelli Rosas, preceptora da FMP/Fase na Unidade de Saúde da Família no bairro Boa Vista, foi eleita recentemente coordenadora do Grupo de Trabalho de Ensino e Aprendizagem da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Na foto, ela posa entre graduandos, residentes e professores da Faculdade de Medicina, durante o 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado este mês em Cuiabá (MT). A médica ministrou palestra de atualização clínica sobre Vacinação contra HPV, cujas últimas evidências apontam para sua eficácia em termos de combate a novos casos de câncer de colo de útero.