segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Programação da Semana de 1º a 07 de outubro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Naturopatia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares amplia o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde a uma série de terapias. Atualmente são 14 as práticas incluídas no SUS. Entre elas, a naturopatia, que atua com dois focos principais: recuperar a habilidade de cura do próprio corpo, e educar os pacientes para que adotem um estilo de vida equilibrado e saudável. O programa sobre naturopatia e práticas integrativas e complementares em saúde tem a participação do médico Carlos Lyrio, diretor do Instituto de Naturopatia Roberto Costa.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               
 
Programa ARTE & CULTURA                
 
Tema: Roberta Spindel: A Fina Flor da MPB

A música e a arte dramática sempre estiveram misturadas na vida de Roberta Spindel. Ela começou a carreira ainda menina, mas foi através do teatro que Roberta se firmou como cantora, se destacando em uma série de musicai, como os que homenagearam Cazuza e Gonzaguinha. Em seu primeiro CD, “Dentro do Meu Olhar”, a artista fez releituras de clássicos da MPB e contou com um grande aliado: Caetano Veloso. De lá para cá, se firmou no cenário musical, tendo inclusive duas músicas na trilha-sonora de novelas. Com o segundo disco, Fina Flor, Roberta dá os primeiros passos em uma nova fase, autoral. Acredita que as composições próprias aumentam a conexão com o público e revelam seu estilo pessoal em todas as suas dimensões.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     
 
 
 
  
Programa MINUTO FASE

Tema: Recepção de Ingressantes – 2º Semestre
Estes rostinhos de felicidade refletem a conquista de ingressar em uma faculdade cinco estrelas, a FMP/Fase. A instituição recebeu cerca de duzentos novos alunos para os cursos Medicina, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Psicologia, Enfermagem Bacharelado, Enfermagem Licenciatura, Administração e Gestão de Recursos Humanos.  A grande novidade da recepção foi o envolvimento dos Diretórios Acadêmicos na construção de uma programação de acolhimento.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
Programa AO REDOR
Tema: Sustentabilidade
 
O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      
 
 
Programa COMO VAI VOCÊ?
 Tema: Egressos de Medicina - turma 1991 - Márnio Goulart
 
Neste episódio, o dermatologista Márnio Goulart, de Vassouras, na região centro-sul do Estado do Rio de Janeiro, fala sobre como os 6 anos de faculdade moldaram sua vida e sua atuação profissional.
 
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
FAIXA INTERATIVA 
 
01 - Dia Internacional  do Idoso
 
DOMINGO – Arte & Cultura - Lan: O Cartunista das Mulatas e das Curvas Sinuosas
SEGUNDA: Em Família: Trabalho na 3º Idade + Arte & Cultura - Mestre Valentim
 
TERÇA: Bate Papo na Saúde - Políticas Públicas para Pessoas Idosas + Arte & Cultura - Eugênio Fernandes
 
QUARTA: Arte & Cultura - Luís Lage – Arte Geométrica + Unidiversidade: Teatro depois dos 70
 
QUINTA: Em Questão - Série Nutrição Nos Ciclos Da Vida: Alimentação Na Fase Adulta E Na Terceira Idade
 
SEXTA: Em Família: Informatização na 3ª idade + Ligado em Saúde: Epilepsia no Idoso
 
SÁBADO: Arte & Cultura - Maurício de Memória – História & Arte
 
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA             
 
Tema: Águas da Amazônia
 
A primeira associação que se faz quando se fala em Amazônia é com florestas e água; muita água – uma bacia hidrográfica que fornece 20% do total de águas doces do mundo. Como então imaginar que a maioria da população é obrigada a beber água extraída de poços? E, mesmo assim, sem muita garantia de qualidade da água.  Outro aspecto é que todo ano  500 mil quilômetros quadrados de árvores e plantas – praticamente uma vez e meia o Estado de São Paulo – são inundadas, alterando a vida vegetal e animal desta floresta, que sequer é citada no Código Florestal do Brasil. Os convidados para o debate são cientistas que vieram de todas as  partes do país para viver e pesquisar o papel das águas de superfície e dos aquíferos do subsolo no meio ambiente e no clima da Região Amazônica.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h
 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
 
Tema: Infecções Parasitárias da Pele
 
O programa vai falar sobre as infecções causadas por parasitas que atacam a nossa pele, como as populares sarna, bicheira e o bicho de pé. Vamos explicar tudo sobre essas infecções e ensinar o que é necessário fazer para se proteger desses parasitas. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/RJ), Camila Novis.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30
 
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
 
Tema: Aldeamentos Indígenas
Com o sistema colonial, inúmeros indígenas foram mortos devido ao trabalho escravo, a fome e as epidemias. No Rio de Janeiro, poucos aldeamentos indígenas chegaram ao século 19 preservando sua etnia. Com o objetivo de entender melhor essa parte da história, a equipe do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (Pró-Índio) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pesquisou os principais acervos da capital e do interior do estado e o resultado desse estudo deu origem ao livro “Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro”. A obra, que conta com ilustrações de Debret e registros de exploradores como Pero Magalhães, oferece literatura de apoio ao ensino fundamental e médio e aos interessados em história e cultura étnica. O doutor em Literatura Comparada, coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (Pró-Índio) da UERJ e um dos autores da obra, José Ribamar Bessa e a doutora em Memória Social e pesquisadora do Pró-Índio, Ana Paula da Silva conversam sobre a publicação com o apresentador Renato Farias.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30
 
  
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
 
Tema: BA - Salvador
 
Na capital baiana o CEDEBA, Centro de Endocrinologia e Diabetes da Bahia, é modelo na área de educação e atendimento multiprofissional na América Latina. Num único local, pacientes adultos, idosos e crianças encontram toda assistência necessária para o tratamento adequado da doença. E na periferia de Salvador o projeto Adolescer com Arte, criado na Unidade de Saúde Mata Escura, é exemplo de como falar de questões de saúde para adolescentes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30
 
 
 
Programa EM FAMÍLIA                      
 
Tema: Viver com câncer na infância
 
Embora o diagnóstico de câncer tenha deixado de ser uma sentença de morte, o impacto da doença na vida de uma pessoa ainda é muito grande. Quando se é criança, a notícia e a convivência com o câncer e o tratamento precisa de atenções ainda mais especiais. E é sobre esse tema delicado que é viver com câncer na infância que a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a dona de casa, Marluce Ferreira; com a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Teresa, Sandra Nóbrega; e com a psicóloga INCA, Ana Beatriz Rocha Bernat.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           
 
Programa UNIDIVERSIDADE                            
 
Tema: Galileu Galilei
 
O programa vai debater sobre Galileu Galilei, físico e astrônomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1.564. Em 1.574, é enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1.581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina. galileuGalilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas. Em 1.589, escreveu um texto sobre movimento, no qual criticava os pontos de vista de Aristóteles a respeito da queda livre e do movimento dos projéteis. Em 1.592, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua, onde iniciou um período magnífico de sua vida científica. Ocupou-se de topografia, de diversas invenções mecânicas e arquitetura militar. Em julho de 1.609, visitou Veneza e teve notícias da invenção da luneta, construiu sua própria luneta e a aperfeiçoou. Assim, fez as primeiras observações da lua, também observou as fases de Vênus, fenômeno que seria impossível de acontecer se a teoria do geocentrismo fosse correta. Assim, Galileu publicou suas descobertas num pequeno texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Estes escritos ficaram famosos e lhe valeram uma cátedra honorária em Pisa. Em 1.611, viajou para Roma, no ano seguinte teve seus estudos referentes às manchas solares publicados. Ali defendeu o heliocentrismo de Copérnico, e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos. Isto gerou a Galileu problemas com a igreja, que, no ano de 1.616, decretou que as idéias de Copérnico eram falsas. O Papa obrigou Galileu a renegar suas afirmações. Galileu o fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença. Em 1.632, publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela igreja). Apesar de ser católico fiel, Galileu é obrigado a novamente negar suas idéias. Galileu morre no dia 8 de janeiro de 1.642, em Arcetri, perto de Florença.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30
 
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
 
Tema: Lanche saudável e “Doutor Google”
 
No “Histórias de Mãe”, vamos mostrar que criança pode ajudar a preparar o seu lanche e de maneira saudável.  Sabia que o Google realizou uma pesquisa e divulgou 20 perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é criança. Pois é, peguei essas perguntas e fui conversar com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt. A doutora tira essas dúvidas pra gente. Tem mais ainda! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome pro seu bebê, com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
 
 
Programa FASE.DOC– ONU

Tema: Tecendo a Liberdade
“Tecendo a Liberdade” – de Luíza Matravolgyi Damião – é um dos filmes vencedores do I Concurso de Vídeos da ONU Nelson Mandela. Longe das grandes metrópoles brasileiras, detentas no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua (Pará) criaram a primeira cooperativa exclusivamente formada e administrada por presas, a COOSTAFE. A cooperativa não apenas gera renda para detentas, que de dentro do cárcere podem ajudar a sustentar suas famílias, como dá a elas oportunidade de trabalho após a saída da prisão. Uma verdadeira porta de oportunidades para mulheres que estão à margem da sociedade, e que encontram no artesanato uma fonte de sustento para elas e suas famílias.
 
Tema: Onde a Música Transforma
“Onde a Música Transforma” – de Pedro Ferrarini e Rodrigo Duarte – é outro dos filmes vencedores do I Concurso de Vídeos da ONU Nelson Mandela. Utilizando a arte como ferramenta na construção de um mundo mais inclusivo e coletivo, o Instituto Baccarelli se tornou um importante agente transformador que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a oportunidade de profissionalização, com foco em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse filme tem o propósito de mostrar que a música transforma.
 
Tema: Favela Brass: a música como instrumento de libertação
Tom Ashe é britânico e fundou o Favela Brass em 2014 na comunidade do Pereirão, no Rio de Janeiro. O projeto oferece aulas de música para crianças de 5 a 16 anos e já contou com a participação de professores de diversos países, ajudando no enriquecimento cultural da cidade. O projeto acompanha três migrantes que fizeram do Rio de Janeiro a sua casa e contribuem de diversas formas para o desenvolvimento e enriquecimento da cidade. Os vídeos fazem parte da campanha ‘Juntos’, das Nações Unidas, que busca combater a discriminação e o preconceito que refugiados e migrantes enfrentam ao procurar novas oportunidades de vida em outras localidades.
 
 Tema: ONU Brasil promove formação política de pessoas trans
Ao longo de cinco meses, o Projeto Trans-Formação reuniu 24 pessoas trans do Distrito Federal e do Entorno em encontros quinzenais para debater temas como identidade de gênero e desigualdades, políticas públicas, empregabilidade, participação social e autocuidado entre ativistas.
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
 
Tema: Financiamento em Saúde
 
O financiamento na área da saúde pública no Brasil está mudando. A partir do projeto SUS Legal, proposto pelo Ministério da Saúde, um novo modelo de repasse de recursos federais do Sistema Único de Saúde começa a ser adotado. Uma das primeiras medidas do projeto foi aprovada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), formada por representantes do ministério, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ela define que os repasses, antes realizados em seis blocos temáticos, passam a ser realizados em duas modalidades: custeio e investimento. Discutem o assunto, a arquiteta e urbanista do núcleo de projetos do centro de referência Hélio Fraga e membro do conselho fiscal do CEBES, Luisa Pessoa; o conselheiro do Conselho Nacional de Saúde, Wilen Heil e Silva; e a assessora da área de atenção da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Patrícia Canto Ribeiro.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h
 
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
 
Tema: Saúde Mental, Avanços e Retrocessos
O apresentador Paulo Bellardi conversa com o psicólogo da Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, João Vinícius dos Santos Dias, e com a coordenadora do Serviço de Residências Terapêuticas de Duque de Caxias (RJ), Denise dos Santos Casagrande, sobre o atual panorama da Saúde Mental no país. O que temos vivido mais nessa área? Avanços ou Retrocessos?
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h
 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
 
Tema: Arroz Ecológico
 
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h
 
 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30