terça-feira, 6 de maio de 2014

13ª Semana de Enfermagem - Edital de Produção Cultural


1.      DO OBJETO DA APRESENTAÇÃO:
Para a edição da Semana de Enfermagem FASE deste ano, os estudantes terão a opção de realizar apresentação de produção cultural em algumas modalidades, como forma de suscitar a criatividade e reflexão-ação do exercício da Enfermagem.

2.      DAS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:
A produção cultural por parte dos estudantes regularmente inscritos para a atividade poderá ser exibida por intermédio das seguintes modalidades:
1.      Texto reflexivo;
2.      Música;
3.      Dramatização.

2.1  Do texto reflexivo:
Consiste na produção de um texto, dentro dos eixos temáticos propostos neste Regulamento, que expõe a criatividade e reflexão-ação do estudante acerca da temática escolhida, devendo contribuir também para o protagonismo da Enfermagem.

2.2  Da música:
Consiste na composição e apresentação de letra musical, na qual o estudante abordará um dos eixos temáticos propostos de forma a expor sua criatividade e levar à reflexão-ação acerca da temática, contribuindo para o protagonismo da Enfermagem.

2.3  Da dramatização:
Consiste em montagem do roteiro e apresentação do mesmo através de dramatização, devendo a mesma abordar um dos eixos temáticos propostos neste Regulamento, onde o estudante, por meio de sua criatividade, provocará reflexão-ação sobre o tema escolhido.
3.      EIXOS TEMÁTICOS:
A apresentação da produção cultural, dentro das modalidades acima descritas, deverá abordar uma das temáticas abaixo, correlatas ao tema central da Semana de Enfermagem FASE 2014 (Dilemas da prática profissional: contribuindo para o protagonismo da Enfermagem):
- Aborto;
- Eutanásia;
- Iatrogenia;
- Sigilo profissional.

4.      DAS INSCRIÇÕES:
O estudante realizará a inscrição para apresentação de sua produção cultural, na forma deste Regulamento, na plataforma do evento no site da FMP/FASE, até às 23h59 do dia 09/05/2014.
Na ocasião, o estudante deverá enviar um resumo, de no máximo 500 caracteres, com a finalidade de demonstrar à comissão organizadora uma ideia global acerca da produção cultural que está propondo, resguardando-se a comissão de aprovar ou reprovar a apresentação no evento.
O resultado da análise da produção cultural por parte da comissão organizadora será divulgado na plataforma do evento.
Para a análise a que se refere o parágrafo acima, poderá a comissão solicitar apoio de professores do curso de Enfermagem da FASE.
O aluno poderá realizar inscrição de mais de uma produção cultural, desde que não repita a modalidade de apresentação e o eixo temático.
Para uma mesma produção cultural poderá haver mais de um aluno autor, desde que obedecido o número máximo de 5 (cinco) autores.
Não será exigido professor orientador para a produção cultural, sendo esta uma opção da comissão organizadora em valorizar o aluno crítico e reflexivo, através de sua liberdade de expressão, desde que obedecidos os rigores éticos da Instituição e da Enfermagem.


5.      DA APRESENTAÇÃO:
As produções culturais inscritas e aprovadas pela comissão organizadora do evento serão apresentadas dentro da programação oficial, dia 12/05/2014, das 14 às 16h, em escala a ser elaborada e divulgada pela comissão, levando-se em conta a quantidade, modalidade e tema das produções inscritas.
Os autores deverão respeitar o limite máximo de 15 minutos por apresentação.
Em quaisquer das modalidades, a apresentação da produção é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à comissão organizadora tão somente disponibilizar local para apresentação, projetor multimídia e sonorização, de acordo com a estrutura do Anfiteatro da FASE.

6.      DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
As apresentações das produções culturais serão avaliadas por banca examinadora contendo: um professor do curso de enfermagem da FASE indicado pela coordenação de curso; um funcionário do apoio acadêmico da FMP/FASE indicado pela coordenação de curso; um membro do Diretório Acadêmico Prof. Dr.ª Izabel dos Santos Romero; um aluno do curso de Nutrição ou Medicina, a ser indicado pela coordenação de um desses cursos.
Os critérios de avaliação constituem-se: criatividade (0 a 10 pontos); qualidade da apresentação (0 a 10 pontos) e contribuição para o cenário prático (0 a 10 pontos),
A nota de cada apresentação será produto da média dos três quesitos especificados acima.
Ao final das apresentações, a comissão efetuará o ranqueamento das notas.
Os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem: maior nota no quesito criatividade. Persistindo: maior nota no quesito contribuição para o cenário prático. Persistindo: maior nota no quesito qualidade da apresentação.
O primeiro colocado receberá menção honrosa dos organizadores do evento, e realizará a apresentação no último dia da Semana, a realizar-se no dia 14/05/2014, às 11:30, no Anfiteatro da FASE.
Neste caso, a apresentação será de inteira responsabilidade dos autores da produção cultural vencedora, cabendo à comissão tão somente o suporte com projetor multimídia e sonorização de acordo com a estrutura do Anfiteatro da FASE.
Os autores que realizarem apresentação da produção cultural, mesmo que não premiada, receberão certificado.
Os casos omissos deste Regulamento serão decididos pela comissão organizadora da Semana de Enfermagem 2014 da FASE, e validados pela coordenação de curso.


Petrópolis, 14 de abril de 2014.


COMISSÃO ORGANIZADO DA SEMANA DE ENFERMAGEM 2014

FASE – FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO