segunda-feira, 26 de março de 2018

FMP/Fase participa da criação da “Carta de João Pessoa”


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) marcou presença no seminário preparatório sobre “O SUS diante das violências: vivências, resistências e propostas”, realizado em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 20, 21 e 22 deste mês. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), teve como objetivo debater e levantar sugestões de enfrentamento a todos os tipos de violência e conflitos nos territórios de serviços de saúde.

Um dos resultados do encontro foi a redação da “Carta de João Pessoa”, um documento que contém propostas que surgiram ao longo dos debates. Pensar em uma saúde visando à valorização das particularidades dos povos indígenas e comunidades tradicionais ou quilombolas; incluir disciplinas que tenham como temática as relações humanas na saúde, ética, cidadania e violência; e garantir à população LGBT o acesso às PICS (Práticas Integrativas e Complementares), são exemplos de tópicos destacados na carta. 

A carta está sendo redigida de forma colaborativa entre o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, e outros profissionais e estudantes presentes no seminário. Ela será apresentada no 12º Congresso Nacional de Saúde Coletiva, marcado para julho deste ano, no Rio de Janeiro.

Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, durante o evento promovido pela Abrasco: “O SUS diante das violências: vivências, resistências e propostas”.

O coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, com estudantes, professores e profissionais da saúde de diferentes regiões do país.

Revisão Sistemática Cochrane


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o workshop “Introdução à Revisão Sistemática Cochrane”, que tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde para a leitura e interpretação de Revisões Sistemáticas. O evento será realizado no dia 07 de abril, das 09h às 17h. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 05 de abril, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Dinâmica da Família


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Compreendendo a Dinâmica da Família, que é voltado para estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação ou jurídica que trabalham ou pretendem atuar diretamente com o universo familiar de seus clientes. As aulas serão ministradas nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio e 04 de junho, das 17h às 21h, por Glória Maria Dias Mosquéra, psicóloga e professora com vasta experiência em psicoterapia de conflitos familiares, que também atua como supervisora e mediadora Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 03 de maio, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.