sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tribuna de Petrópolis
13/02/2009

Economia da Experiência será lançado no dia 16

O Ministério do Turismo e o Sebrae/RJ, em parceria com o Instituto Marca Brasil e apoio do Petrópolis Convention&Visitors Bureau e Fase - Faculdade Sá Earp Neto, irão lançar em Petrópolis o projeto Economia da Experiência, no dia 16 deste mês, às 19h, no auditório Fase. O evento contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do prefeito Paulo Mustrangi. A Economia da Experiência é o 4º estágio na evolução econômica, iniciada com a economia agrária, passando para a industrial nos pós I Guerra, e até há cerca de 7 anos, a Economia dos Serviços. Até então se vendia bens e serviços, agora se vendem “experiências”. O projeto prevê a inclusão de empreendimentos turísticos, tais como gastronomia, hospedagem, produção cultural, artesanato e agências de viagens (receptivo). Por intermédio de um diagnóstico elaborado para identificação de empreendimentos com perfil voltado para essa questão, cerca de 50 empresas petropolitanas foram pré-selecionadas. Dessas 50 empresas, 20 serão escolhidas por suas características específicas e receberão consultoria direcionada para se aprimorar, satisfazendo as exigências e os sonhos de seus clientes. “Na medida em que bens e serviços se tornam comuns, as experiências de consumo criadas terão cada vez mais importância. É necessário conquistar os seus clientes todos os dias e esse projeto viabilizará de maneira ímpar a otimização do turismo, além de atrair um maior fluxo de visitantes para Petrópolis. Essa inovação no setor de turismo será primordial para o sucesso dos empreendimentos num futuro breve”, diz Jaqueline Baptista, Gerente Regional do Sebrae/RJ. No Brasil, ainda é um conceito inovadorNo Brasil, a Economia da Experiência ainda é considerado um conceito inovador, tendo seu Projeto Piloto na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, que atualmente funciona em sua segunda fase. O projeto estará abrangendo, além da Serra Gaúcha e Petrópolis, mais 3 novos destinos: Bonito - MS, Porto Seguro - BA e Belém – PA. As ações visam, em cada um desses municípios, adaptar os empreendimentos (micro e pequenas empresas já estruturadas e integradas ao meio turístico) às demandas provenientes dos “desejos” dos clientes, estimulá-los a ofertar exclusividade de sentidos e emoções, valorizar a singularidade do local e agregar valor aos produtos e serviços de cada região.
* Ascom - Sebrae