segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Programação da Semana de 17 a 23 de dezembro de 2017


 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Arboviroses
No Brasil, tivemos nos últimos anos surtos preocupantes de algumas arboviroses, viroses transmitidas por vetores como carrapatos e mosquitos. A que mais chamou a atenção das autoridades da área de saúde e dos pesquisadores foi a Zika, por causa de sua associação com a microcefalia em bebês e também, resultado de pesquisas mais recentes, problemas neurológicos em adultos. O vírus Zika apareceu pela primeira vez em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika em Uganda, na África. No Brasil, os primeiros registros aconteceram em 2015. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e da  Chikungunya, que também ocorrem no nosso país. O programa sobre Arboviroses, um dos temas discutidos na 23ª Semana Científica da FMP/Fase, tem como convidadas a coordenadora do laboratório de neuropatologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemyer, professora de pós-graduação da UFRJ e pioneira no estudo neuropatológico da Zika congênita, Leila Maria Chimelli;  a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, que atua em estudos de estrutura e função de genes e proteínas de flavivírus e do vírus Zika, assim como no desenvolvimento de novas vacinas recombinantes contra a febre amarela, Myrna Cristina Bonaldo; e a chefe do Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, a pesquisadora Ada Maria de Barcelos Alves, que trabalha no desenvolvimento de vacinas de DNA contra os vírus da dengue e zika, assim como estuda o papel de diferentes proteínas desses vírus no desenvolvimento das doenças e suas complicações.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: O Planeta e suas Histórias
O planeta e suas histórias” é um musical que aborda a questão da sustentabilidade de forma alegre e inovadora. Com texto, músicas e direção de Valéria Wanderley, o espetáculo reúne 4 histórias e 11 canções. A proposta é mostrar o agressor da natureza como alvo de seus próprios atos, despertando nas crianças e nos adultos o interesse em deter e reverter a degradação da Terra e proteger a biodiversidade.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


 
Programa MINUTO FASE
Tema: Saúde do Homem
O câncer de próstata mata um em cada 6 pacientes diagnosticados no Brasil. Uma morte a cada 38 minutos. É o segundo tumor mais comum em homens no país. Por isso, durante o mês de novembro é feita uma sensibilização sobre a importância da prevenção. Na FMP/Fase, as atividades de conscientização sobre a saúde do homem também envolveram funcionários e colaboradores da instituição. Eles participaram de um bate-papo com o urologista e professor da faculdade, André de Sá Earp. Uma maneira de alertar sobre a importância da prevenção e do autoexame.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Refugiados/Brasil - Basquete/Somália - Quinoa/Andes
No episódio, a questão dos refugiados. Gente que deixou sua casa devido a perseguições étnicas, religiosas ou políticas. O Brasil se tornou o refúgio para quase cinco mil pessoas nessa situação.E a liberdade também faz parte deste programa, que mostra como as escolinhas de basquete estão transformando a vida dos jovens da Somália, que até bem pouco tempo eram proibidos de praticar esportes e outras formas de entretenimento. O Ao Redor também mostra a redescoberta da quinoa, alimento tradicional, cultivado há milênios pelos povos dos Andes, eleito o alimento do ano em 2013 devido ao ser valor nutritivo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Formandos de Enfermagem – Turma de 2011 - Renê Giardini – Enfermeiro
Salvar vidas e cuidar das pessoas é a rotina do bombeiro Renê Giardini. Formado em Enfermagem pela FMP/Fase em 2011, ele viveu momentos dramáticos na enchente que atingiu Petrópolis em 2013. Ao resgatar vítimas de um deslizamento no bairro
Quitandinha, Renê foi soterrado e sofreu múltiplas fraturas. Foram meses de reabilitação para voltar a andar. Mas o enfermeiro teve sorte: das 30 pessoas que estavam no local, entre bombeiros e moradores, apenas duas sobreviveram. Uma delas foi Renê. No episódio, o enfermeiro fala desse marco em sua carreira, da homenagem prestada pela faculdade depois do acidente e da importância profissional da graduação. 

“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.


 

FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Em Questão – A Memória dos Alimentos

SEGUNDA: Em Questão - PANCs

TERÇA: Sala de Convidados - Consumismo Infantil

QUARTA: Em Questão - Dietas da Moda

QUINTA: Em Família - Feliz Natal + Ligado Em Saúde - Cuidados No Mar, Rios e Piscinas

SEXTA: Em Questão - Psicologia Positiva

SÁBADO: Em Questão – A importância de brincar para o desenvolvimento humano

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

  

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Desenvolvimento ou crescimento: novo sistema à vista?
Taxa de juros, valor do salário mínimo, valor do câmbio. Essas notícias de economia sempre aparecem com percentuais de aumento ou de baixa nos veículos de comunicação. O crescimento do PIB, o produto interno bruto – índice que dá a dimensão da quantidade do que se produz no país –, é normalmente citado para se demonstrar o avanço do país. Dizem que deixamos de ser subdesenvolvidos e agora somos país em desenvolvimento – a sexta ou sétima economia do mundo. Mas no índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas chegamos em octogésimo quarto lugar. Será então que crescimento econômico e desenvolvimento são a mesma coisa? Esta é a dúvida sugerida para debate pela Associação Brasileira de Antropologia – a ABA, pois em nosso programa são as organizações filiadas à SBPC – a Sociedade para o Progresso da Ciência – que sugerem os assuntos.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Herpes e Herpes Zoster
Existem oito diferentes vírus da família herpes que podem causar doença em humanos. Dentre eles, os herpes tipo 1, 2 e 3 provocam quadros semelhantes de lesões de pele que podem reaparecer após um período variável de ausência de sintomas. O herpes tipo 1 é responsável pelo quadro de herpes oral, que se caracteriza por vermelhidão, ardor e pequenas bolhas preenchidas com líquido claro, comumente na região do lábio ou na parte interna da boca. O herpes tipo 2, por outro lado, é o principal responsável pelo quadro de herpes genital. Observamos também vermelhidão, ardor e pequenas bolhas com líquido claro na região da vulva, pênis ou ânus, ou ainda em regiões como nádegas e virilha. O herpes tipo 3 é mais conhecido como vírus da varicela (catapora). A infecção inicial ocorre frequentemente durante a infância, através do contato com secreções orais, e é seguida pelo quadro clássico da catapora, com lesões avermelhadas espalhadas pelo corpo e pequenas bolhas com líquido claro. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com Sociedade Brasileira de Dermatologia-RJ, Danielle Medeiros.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Mediações Comunicativas da Saúde
O livro “Mediações Comunicativas da Saúde” reúne pesquisas realizadas sobre as atividades dos agentes comunitários de saúde, gestores, profissionais e usuários do SUS. O organizador da obra e pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), Igor Sacramento e o chefe do Laces/Icict/Fiocruz, Wilson Couto Borges conversam com o apresentador do Ciência & Letras, Renato Farias, sobre as diversas abordagens dos meios de comunicação e saúde.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PE - Recife / Quipapá, Escada e Camutanga
A equipe do Canal Saúde na Estrada foi a Pernambuco conhecer experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e no interior do estado. No Recife, o programa mostra um centro de referência do SUS no atendimento à mulher, o Hospital da Mulher do Recife, que realiza atendimento integral e humanizado às mulheres. Já no interior de Pernambuco, nos municípios de Quipapá, Escada e Camutanga, o Canal Saúde na Estrada conhece o Programa Estadual de Combate a Doenças Negligenciadas, que vem recebendo mais atenção com o projeto Sanar, dedicado desde 2011 a sete doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e o tracoma.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Agenda Infantil
Curso de idiomas, aulas de música, escolinha de esportes, dever de casa, tempo para estudar, fora, é claro, o período passado na escola. Já reparou que tem criança com a agenda mais cheia do que executivo de multinacional? Será que isso é bom para elas? Que efeitos pode ter uma agenda infantil lotada para o desenvolvimento das crianças? Qual o equilíbrio ideal entre atividades programadas importantes para a formação e o tempo da criança para simplesmente ser criança? A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a pedagoga, Cláudia Moreira de Paiva Maia; com a terapeuta familiar, Monica Dorin Schumer; e com a editora de audiovisual, Helena Lent.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Política e Religião
A velha máxima que dizia que política e religião não se discutem deixou de ser válida já há algum tempo, não é mesmo? Mas e quando política e religião se misturam? Embora todos os grupos possam batalhar pelos seus pontos de vista dentro de uma democracia, a ideia dessa mistura não parece muito boa em um Estado laico, isso é, sem religião. O apresentador do Unidiversidade, Renato Farias discute essa relação com nossos convidados.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Briga entre irmãos
O Histórias de Mãe aborda briga entre irmãos. Conversamos com a Rafaela, que é mãe da Victória, do Victor e do Erick pra saber como ela faz quando os irmãos brigam. A psicóloga Anna Maria São Tiago explica como a gente deve fazer nesse caso de briga.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 

 Programa CINEMA LIVRE

Mostra de Audiovisual de Petrópolis (2016):
Curtas:
Tiro no Pé  
Cinema Livre: Terça, 18h
                       Domingo, 20h



Programa FASE.DOC
Tema: Meus sonhos são imensos: vivendo com deficiência na África do Sul 
Neste documentário, conheça a história de três sul-africanos que vivem com deficiência, superam obstáculos e são grandes exemplos para suas comunidades.

Tema: ONU Mulheres reconstrói vidas de pessoas deslocadas à força no Iraque 
Existem aproximadamente 3,3 milhões de refugiados e pessoas internamente deslocadas no Iraque. Muitas delas sofreram com a violência e têm pouco acesso a segurança e a serviços básicos. Mulheres e meninas deslocadas são frequentemente marginalizadas. A ONU Mulheres, com o apoio do governo do Japão, está trabalhando com parceiros para empoderar mulheres e meninas deslocadas por meio da educação, orientação e oportunidades de emprego.

FASE.DOC: Terça, 18h
                       Domingo, 20h

 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Menos Fiscalização, mais escravidão
O número de trabalhadores resgatados de situações análogas, isso é, equivalentes às de escravidão vem caindo no país. Mas ao contrário do que pode parecer à primeira vista, essa não é uma boa notícia. Segundo especialistas que atuam nessa área, como integrantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais e a Comissão Pastoral da Terra, a quantidade de trabalhadores salvos da escravidão tem diminuído porque a fiscalização vem caindo com a redução das verbas para o setor. O Sala de Convidados discute a situação da exploração ilegal de mão de obra e da redução da fiscalização e do combate ao trabalho escravo no país com a diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e auditora fiscal do Trabalho, Vera Jatobá; a vice-presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-COETRAE/RJ), Sávia Cordeiro; e a juíza do trabalho e diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA) da Região 1, Daniela Müller.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Sanitarista Arlindo Fábio
O programa vai mostrar a história do sociólogo e sanitarista, que há 50 anos se dedica a saúde pública brasileira, Arlindo Fábio Gomes de Souza, 1º professor emérito da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A saúde esta entre nós
Conta a história do Bairro de Vargem Grande (Zona Oeste do RJ) e de seus moradores que plantam e cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


  

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30