segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

FMP/Fase disponibiliza cinco formas para ingresso

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) oferece cinco formas para ingresso nos cursos de nível superior ainda neste primeiro semestre de 2017, são elas: Enem, Prouni, Reingresso, Transferência e Vestibular Agendado.

A FMP/Fase oferece vagas para ingresso nos cursos de Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia, Psicologia, Medicina, Odontologia e Nutrição.

A novidade para o período é a abertura do curso de Psicologia, com turno diurno. A aprovação do MEC, com nota máxima (conceito 5), garante que os estudantes da área tenham formação generalista, pois o curso da FMP/Fase oferece cinco das seis ênfases profissionais: Avaliação Diagnóstica; Clínica; Educação; Gestão; e Prevenção e Promoção da Saúde.


A faculdade oferece ampla e moderna estrutura para o ensino superior com laboratórios que contam com equipamentos de alta tecnologia e cenários de aulas práticas integrados à rede pública de saúde, além de oferecer qualidade de vida e promoção à cultura, pois o campus está localizado em área privilegiada, próximo ao Centro Histórico e em meio à natureza.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis, que completa 50 anos em 2017, é considerada uma instituição 5 estrelas pelo MEC e referência na área. A faculdade ainda investe em pesquisas e conta com importantes parcerias com várias instituições, como Fiocruz, LNCC, PUC Paraná, Universidade de Pittsburgh, Inmetro, entre outras.

Segundo o MEC, a faculdade é uma instituição de Ensino Superior de excelência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, com cursos de graduação bem conceituados, além de cursos de pós-graduação e extensão e programas de residência em diversas áreas do conhecimento. 

Os interessados em mais informações sobre as formas de ingresso na FMP/Fase devem acessar o site www.fmpfase.edu.br ou entrar em contato pelo telefone (24) 2244-6471.

Programação da Semana de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2017

  


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV: 



·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Distúrbios do Sono
Passamos um terço da nossa vida dormindo. E isso não é perda de tempo. Durante esse período nosso organismo realiza funções muito importantes, como o fortalecimento do sistema imunológico, a secreção e a liberação de hormônios, e a consolidação da memória. Isso sem falar da importância para o psiquismo e do relaxamento da musculatura. Mas vários fatores e doenças podem interferir na qualidade do sono. O Em Questão sobre distúrbios do sono tem como convidada a neurologista Renata Stefanini de Oliveira.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Walter Berner – 5 Décadas de Arte
O programa mostra o trabalho do artista plástico Walter Berner. Ele iniciou sua carreira em 1963 e nessa longa trajetória tem utilizado diferentes tipos de suporte e técnica, como pintura a óleo, pastel seco, aquarelas, assim como esculturas - as obras recentes foram feitas em faiança e concreto celular. A preocupação ambiental do artista fez com que ele realizasse pesquisas com pigmentos naturais, feitos à base de elementos orgânicos, como diferentes tipos de terra. A artes também sofreram influência de sua profissão paralela, na área de mecânica de precisão e ótica. Atualmente também dedica parte de seu tempo à educação, como “orientador de artes” em seu ateliê em Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

·         Programa AO REDOR
Tema: Frevo O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como
Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos. O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

·         Programa MINUTO FASE
 Tema: Simpósio de Oncoginecologia
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer é a segunda doença que mais mata no país. O câncer ginecológico é responsável por 20 mil mortes de mulheres por ano no Brasil. O primeiro Simpósio de Oncoginecologia da FMP/Fase discutiu os padrões de ocorrência dos diferentes tipos de tumor, as formas de diagnóstico e os tratamentos clínicos e cirúrgicos disponíveis.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA - DOMINGO – ARTE & CULTURA – CANTO LÍRICO
SEGUNDA – EM QUESTÃO – MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
TERÇA – ARTE & CULTURA – RITMO DAS RUAS + GUSTAVO MONSANTO
QUARTA – EM QUESTÃO – MEDICINA REGENERATIVA
QUINTA – ARTE & CULTURA – GRUPO KAWABANGA + IMAGEM E MEMÓRIA
SEXTA – EM QUESTÃO – TRANSEXUALIDADE
SÁBADO – ARTE & CULTURA – MESTRE VALENTIM + PROJETO DO MORRO

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

·         Programa TOME CIÊNCIA
Tema: As muitas formas de educação científica
Divulgar os benefícios da ciência ajuda a estimular vocações e permite a defesa de mais recursos para as pesquisas. Consequentemente, mais desenvolvimento, mais avanços. Mas já há quem conteste o rumo do próprio desenvolvimento baseado nas novas tecnologias. Afinal, houve época em que a ciência podia tudo e que tudo seria possível no mundo a partir dos conhecimentos científicos. De repente, o louvado DDT, o pesticida que permitiu o aumento da produção agrícola, revelou-se desastroso para a saúde. Os CFCs dos sprays, geladeiras e ar condicionado começaram a abrir um buraco na camada de ozônio e tiveram de ser retirados de cena. Consta que os primeiros e verdadeiros divulgadores da ciência foram os gregos, com sua preocupação de ensinar a arte de pensar e duvidar; valorizando o pensamento como a grande força da vida humana. Repensar e definir o tipo de difusão e educação científica que queremos é o desafio dos convidados do programa.
Tome Ciência:
Quarta,21h
Domingo, 15h
·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Desmame total
Nem sempre é fácil chegar ao fim de um processo tão intenso como a amamentação. Pode ser difícil para o bebê e também para a mãe, que experimenta um misto de sentimentos: culpa, alívio, insegurança, saudade...será que é possível vivenciar o desmame de forma tranquila e sem traumas? É o que a gente quer saber no programa de hoje. Vamos falar dos sinais que sugerem que o bebê está pronto para esse momento. Do papel do pai e de outros familiares no processo e das possibilidades de relacionamento, entre mãe e filho, que surgem com o fim da amamentação.
Ligado em Saúde:
Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Amor literário
O apresentador Renato Faria conversa com a Doutora em letras pela USP e escritora, Luzia de Maria sobre, o livro "Amor literário - 10 inteligentes roteiros para você viajar pela cultura letrada". O livro mostra o amor e as possibilidades que a literatura tem de transformação na vida do ser humano.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Porto Alegre – RS
Na capital gaúcha, mostramos o processo de humanização do atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Misericórdia, e o projeto Hospitadança, realizado na instituição pela ONG Doutorzinhos, com visitas a pacientes e coreografia de dança com os funcionários. Mostramos também, o Programa de Combate ao Tabagismo realizado na UBS-ESF Wenceslau Fontoura, para interessados em abandonar o vício do cigarro.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

·         Programa EM FAMÍLIA
Tema: Crianças sob crianças
A pedagoga Débora Garcia e a psicóloga Vanusa Postigo conversam sobre suas experiências com seus filhos. Também discutem sobre como controlar o que eles acessam na internet e assistem na TV e qual o impacto que esses meios de comunicação têm na formação das crianças.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Políticas para juventude
O programa vai discutir, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, as políticas públicas para a juventude. O Brasil possui cerca de 50 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, que já demonstraram determinação em assegurar seus direitos e ocupar um lugar de destaque no processo de desenvolvimento do país. Hoje, apesar dos avanços que a juventude vem conquistando, não só no Brasil, mas em diversos países, sabemos que muitos dos mais de um bilhão de jovens do Planeta permanecem sem acesso a direitos básicos, como saúde, educação, trabalho e cultura, sem falar dos direitos específicos, pelos quais vêm lutando, de forma cada vez mais expressiva nos últimos anos.
Unidiversidade: Quinta, 16h Domingo, 14h30

·         Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Carnaval e dicas de viagem
Essa semana tem Histórias de Mãe inédito e você não pode sair de casa para pular o carnaval sem assistir ao programa. Espera só mais um pouquinho! Quer dicas para fazer a fantasia do seu filho? Então, a consultora de moda Suelen Oliveira passa pra gente várias maneiras para você produzir a fantasia em casa. Ela mostrou também formas de customizar a roupa que você já tem. Vai viajar nesse feriado com a família? Confira nossas dicas para passear tranquilamente com o seu pequeno. E você, está grávida e vai viajar? A ginecologista/obstetra, Ana Claudia Seidinger, explica pra gente se gestante pode viajar. Tem ainda a agenda do carnaval para vocês curtirem a folia em família!
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

·         Programa FASE.DOC - ONU
Tema: A trajetória de Genocídio Nazista
O documentário "A Trajetória do Genocídio Nazista", com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha, que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas. As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Estadunidense Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo.
FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

·         Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Museu de imagens dos inconscientes
Como forma de valorizar e dar visibilidade a museus menos conhecidos no Brasil, esta é a história do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira. Com obras feitas pelos internos do atual Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II) e reconhecimento artístico de profissionais brasileiros. Hoje possui cerca de 360 mil obras.
FASE.Doc: Terça, 18h
Domingo, 20h

·         Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Malária: progressos e desafios
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mosquito é um dos "seres" mais mortais do mundo. O vetor transmissor da malária é um deles. O programa discutirá quais foram os progressos e os desafios no combate à malária.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

·         Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Populações vulneráveis
O Bate-papo na Saúde está em Curitiba na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde debatendo sobre populações vulneráveis.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

·         Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sementes e histórias/ Coragem é um dom
Região Centro Sul do Paraná, que abrange basicamente a agricultura familiar. 90% da região tem como problema a questão da cultura do fumo, uso de agrotóxicos, sementes transgênicas, que é o caso do milho, e vem desenvolvendo a conservação e a multiplicação das sementes crioulas, tanto de milho quanto de feijão, arroz, trigo e batata e estão tentando fazer com que essas variedades continuem fazendo a diversificação dentro das propriedades. Sítio Girau, Remanso, BA, região muito seca, onde os criadores de animais retiram o leite das cabras para fazerem queijos para venderem como meio de sobrevivência.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30