terça-feira, 19 de outubro de 2010

FASE lança curso preparatório para babás e gestantes

Oportunidades para nutricionistas

Pouco menos de um mês a Nestlé divulgou a criação de uma unidade focada na produção de alimentos e bebidas com benefício a saúde, isso quer dizer mais mercado para a nutrição.
Nestlé cria subsidiária para atuar na área da nutrição da saúde
Valor OnLine
SÃO PAULO - A Nestlé anunciou hoje a criação de uma nova unidade e de um centro de pesquisas focados na produção de alimentos e bebidas com benefícios à saúde. Segundo informou hoje a empresa em nota, a unidade Nestlé Health Science e o instituto Nestlé Institute of Health Sciences atuarão no desenvolvimento do segmento de nutrição da saúde para prevenir e tratar doenças, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, Alzheimer.

'A Nestlé Health Science se tornará operacional em 1 de janeiro de 2011. A nova companhia irá operar como extensão do braço principal de alimentos, bebidas e atividades nutricionais da Nestlé, e vai incorporar os negócios globais da Nestlé HealthCare Nutrition', afirmou a companhia. A Nestlé HealthCare Nutrition apresentou faturamento de 1,6 bilhão de francos suíços em 2009.

A nova unidade, de acordo com o documento, vai entrar na indústria situada entre o setor de alimentos e fármacos, e será comandada por Luis Cantarell, que foi designado seu presidente executivo. Já o centro de pesquisas, ficará sob o comando de Emmanuel E. Baetge.

'A criação da Nestlé Health Science e do Nestlé Institute of Health Sciences é a melhor maneira de focar nossas atenções e organizar nossas capacidades para modelar essa promissora oportunidade de negócios', afirmou o presidente mundial da companhia, Paul Bulcke.

A Nestlé entrou no setor de nutrição da saúde em 1986. Nos últimos três anos, a empresa tem se focado mais nesta área e realizou algumas aquisições, como o braço de nutrição da farmacêutica Novartis, a Novartis Medical Nutrition.

(Vanessa Dezem Valor)

Sociedade Médica presta homenagem a profissionais

No último sábado, diversos médicos petropolitanos foram homenageados pelo seu dia. A solenidade, uma iniciativa da Sociedade Médica de Petrópolis, aconteceu no Clube dos Médicos. Entre os homenageados estavam o diretor do Sanatório Oswaldo Cruz, Dr. João Manoel e Castro e o pediatra geral, infectologista pediatra e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dr. Paulo Cesar Guimarães, que recebeu o título de médico do ano 2010.
Um dos primeiros homenageados foi o sócio fundador da Unimed Petrópolis, Dr. João Manoel de Castro. Ex-diretor do Hospital Alcides Carneiro, cargo que ocupou por 23 anos, Dr. João de Castro é o atual diretor do Sanatório Oswaldo Cruz.
A médica Celina Vettore também foi homenageada pelo seu trabalho à frente do coral da Usimed. “A música sempre esteve presente na minha vida e este é um trabalho que me engrandece muito. Hoje o nosso coral é composto por 40 pessoas entre 59 e 79 anos de idade”, completou.
O pediatra e infectologista pediátrico Paulo Cesar Guimarães recebeu o título de Médico do ano 2010 devido ao trabalho em prol das cooperativas Unimed, Usimed, Unicred, pelo cargo de diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, além dos cargos de direção da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Sempre fui ligado aos eventos associativos. A participação de nós, médicos, nas associações engrandece o nosso trabalho. Para mim é um orgulho trabalhar como médico e conviver com colegas éticos em Petrópolis”, comentou Dr. Paulo Cesar Guimarães.

Exposição Vias do Coração e Dengue

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura junto com a Coordenação de Projetos Especiais da FASE, a partir de uma parceria com a FIOCRUZ, trouxe para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a exposição “Vias do Coração” e “ Dengue”.

A exposição está instalada no Hall principal da entrada do Campus e estará acompanhada de monitores da FIOCRUZ.

Vias do Coração

Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, Vias do Coração tem formato compacto, especialmente desenvolvido para funcionar como exposição itinerante, estruturada em várias estações de forma evolutiva e lúdica. A mostra integra o projeto "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos", um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos em 3D, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Dengue

A exposição Dengue traz informações sobre a propagação da doença no mundo, desde as primeiras referências feitas à moléstia por David Bylon, em 1779, até os dias atuais, buscando informar e promover a mobilização social e a participação necessárias ao seu combate.

Em painéis ilustrados, o visitante terá informações sobre o vírus, o ciclo de transmissão da doença, os sintomas, além de curiosidades, como o número de ovos colocados pela fêmea do mosquito transmissor. As fases do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti também poderão ser vistas no microscópio e em lupa e, com riqueza detalhes, em um filme produzido pela Fiocruz.

As exposições ficam na FASE até o dia 23 de outubro.
2ª a 6ª - 09 às 17h
Sábado - 09 às 13h

Para saber mais:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: HTTP://semanact.mct.gov.br
Centro Cultural FASE – FMP: http://www.centroculturalfasefmp.blogspot.com/
Circuito Tela Verde: http://circuitotelaverde.blogspot.com/