sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Programação da Semana de 03 a 09 de fevereiro de 2019


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Gestão Sustentável nas Empresas
A sustentabilidade no gerenciamento das empresas garante a eficiência da organização e pode gerar impactos positivos também no relacionamento com clientes e consumidores. Nesse novo modelo de gestão, o cuidado com o ambiente, caminha junto com a eficiência econômica e a responsabilidade social. Implica em fazer escolhas que geram menos impactos. Usar de forma mais eficiente os recursos, repensar todo o processo produtivo e cuidar também do descarte de material. O episódio sobre gestão sustentável nas empresas tem como convidada a engenheira Fátima Lima, especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental e professora da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Ian SBF: Do YouTube para as grandes telas
Ian Raul Samarão Brandão Fernandes, ou simplesmente Ian SBF, é um diretor e roteirista brasileiro que se tornou conhecido a partir do Youtube. Ele é criador das produtoras de vídeo para internet Anões em Chamas e Porta dos Fundos. Em 2017, lançou a websérie de animação “Sociedade da Virtude”, que trata de forma cômica paródias de super-heróis, histórias em quadrinhos e ficção científica em geral, abordando diversos temas desde a moral ao marketing. Mas sua carreira não ficou só no mundo virtual. Ele também produziu os filmes Lobinho Nunca Mente (2007), Podia Ser Pior (2010), Teste de Elenco (2011), Entre Abelhas e Porta dos Fundos: Contrato Vitalício (2015).
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Apresentação de Trabalhos -24ª Semana Científica
A 24ª Semana Científica da FMP/Fase reuniu mais de 95 trabalhos científicos. Ao caminhar pelos corredores da faculdade, era possível conferir cada um deles. Um momento em que o conhecimento é compartilhado e todos respiram ciência. Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Haiti
Em janeiro de 2010, um terremoto devastou o Haiti, matando mais de duzentas mil pessoas. O desastre natural mais trágico já registrado nas Américas. O programa mostra um balanço do trabalho de reconstrução do país e da ajuda humanitária realizada pela Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti e a participação do exército brasileiro nessa missão da ONU.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1982 - Celso Luiz Gatti – Homeopata e Gastroenterologista
Pelo menos 3 vezes por ano, o médico Celso Luiz Gatti reencontra os amigos da turma de Medicina de 1982. Na visita ao campus da FMP/Fase, ele falou da importância dos primeiros passos na carreira em Petrópolis para sua trajetória profissional. Depois da formatura, Celso fez especialização em Homeopatia e Gastroenterologia e voltou para a cidade de origem: Ribeirão Pires, no ABC Paulista. É nessa região que mantém hoje suas 3 clínicas.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão - Fibromialgia

SEGUNDA: Em Questão - Lúpus

TERÇA: Em Questão - Terapia Celular

QUARTA: Em Questão - Síndrome Metabólica

QUINTA: Em Questão - A Saúde Indígena

SEXTA: Em Questão - Medicina Intensiva

SÁBADO: Em Questão - Síndrome de Down

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Água nossa de cada dia
Todo mundo sabe que a vida na terra começou na água e que as primeiras civilizações se desenvolveram perto de rios. Água, portanto, é essencial para a vida. Mais de 70% de nosso corpo é feito de líquido. Nosso planeta é terra no nome, mas tem uma superfície com três quartos de água. Mas só 1% dela pode ser bebida e já está faltando água para muita gente. Um estudo de 2011, da nossa Agência Nacional de Águas, apontou a necessidade de investimentos de mais de 22 bilhões de reais para evitar que mais da metade dos municípios brasileiros sofram com falta d’água em 2015.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Café
O programa aborda os potenciais benéficos do café para a saúde, das pesquisas recentes como a que aponta que a cafeína pode ter efeitos benéficos em pessoas com a doença de Parkinson e outros estudos que mostram como a substância pode estar relacionada a benefícios para a saúde e prevenção de algumas doenças. O programa também vai ensinar a identificar o café saudável, falar da quantidade que pode ser consumida e tirar outras dúvidas sobre o assunto. Para saber mais sobre o tema, a apresentadora Marcela Morato conversa com a nutricionista e coordenadora do Núcleo de Café da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adriana Farah.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: A Poesia de Alberto Pucheu
Com oito livros de poesia e diversos ensaios publicados, Alberto Pucheu ganhou prêmios como o do Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros, da Fundação Biblioteca Nacional, com o livro “A fronteira desguarnecida”, e o Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário, também da Fundação Biblioteca Nacional, por “Pelo colorido, para além do cinzento (a literatura e seus entornos interventivos)”, e é a obra poética do poeta, escritor e professor de Teoria Literária da UFRJ Alberto Pucheu que irá ser debatido neste programa.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SP - Franco da Rocha: Saúde nos Presídios
Neste programa falamos sobre os desafios de levar assistência em saúde à população privada de liberdade. A saúde é um direito de todos e os detentos estão assegurados pela Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa Privada de Liberdade. Nessa perspectiva, conhecemos a experiência do SUS em uma penitenciária de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Através de um acordo com o Estado e da parceria com o Instituto Acqua, a Prefeitura local está garantindo o atendimento dentro dos presídios, com equipes multiprofissionais que tratam de saúde bucal, saúde da mulher, tuberculose, controle de diabetes, hipertensão, hanseníase e outras dermatoses, DST/HIV e hepatites, além de ações educativas em grupos e estendidas às famílias. Uma iniciativa inovadora que serve de modelo para o país.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Morando com os filhos
Uma coisa é comum à grande maioria das famílias: os filhos vão morar na casa dos pais até conseguirem sua independência financeira e alçarem voo. Mas muitas vezes chega um momento na vida em que, seja pela idade, algum problema de saúde ou financeiro, isso se inverte e os pais precisam ir morar com os filhos. A apresentadora Mônica Bittencourt conversa com a teóloga Bruna Santos; e com a psicanalista Renata Bento sobre essa experiência e o que pode ser feito para torná-la o melhor possível.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Das galés às galerias, o papel do negro na arte
O pontapé inicial para este programa foi uma exposição " Das Galés às Galerias" no Museu de Belas Artes no RJ, que mostra o papel dos negros nas artes visuais.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa de Aniversário
O Histórias de Mãe está em clima de festa! A apresentadora Daniela Moreira conversou com a organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, sobre os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Intelectuais indígenas combatem falta de conhecimento sobre seus povos
A militância e o trabalho de escritores, educadores e artistas indígenas têm sido fundamentais para combater o preconceito e o desconhecimento da sociedade brasileira sobre esses povos, cuja história foi contada principalmente sob o ponto de vista de não indígenas. No momento em que ocorre na sede da ONU, em Nova Iorque, a 17ª Sessão do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) entrevistou quatro intelectuais de diferentes etnias indígenas brasileiras sobre formas de garantir direitos e valorizar a cultura e os conhecimentos dessas populações.

Tema: Linhas - Episódio 6 - Pakitzapango, o calcanhar de Aquiles
O vídeo da ONG Greenpeace é o 6º de uma minissérie sobre meio ambiente e energia. O episódio conta a história da líder indígena Ruth Buendia, da Central Ashaninka do Rio Ene, no Peru.

Tema: Linhas - episódio 3 - Tapajós: respeitem a forma da gente ser
O terceiro episódio da série Linhas mostra a luta dos índios Mundurukus contra a construção do Complexo hidrelétrico do Tapajós. Nele, você conhece a aldeia Sawré Muybu, que corre o risco de ser alagada, e entende como esse empreendimento pode afetar radicalmente a cultura e a vida desse povo.

FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Saneamento é Saúde
O saneamento básico é possivelmente o indicador social de saúde de maior impacto na vida das pessoas. É muito difícil ter uma boa saúde sem ter acesso ao saneamento. Por isso podemos afirmar que saneamento é saúde. E a partir dessa premissa o programa vai discutir como está o saneamento no Brasil e as consequências disso na saúde pública. Os convidados para falar sobre o tema são o pesquisador do Centro de Estudos em Regulação de Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (CERI/FGV), Rafael Martins; o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (DSSA/ENSP/FIOCRUZ), Jaime L. M. Oliveira; e o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Júlio Cesar da Silva.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Plano Nacional de Atenção Básica
Uma nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi aprovada em setembro de 2017. O texto estabeleceu uma revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Passado pouco mais de um ano da aprovação da nova PNAB, o programa discute como está o panorama na área. Para aprofundar o assunto, o apresentador Paulo Bellardi conversa com as secretárias de Saúde de Pinhais (PR) e Campo Largo (PR), respectivamente, Adriane Carvalho e Chrystiane Chemin.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Herdeiros da Terra (ANA)
Trata de como a luta pela terra no sudoeste do Paraná está criando as condições para o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, especialmente o leite.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.