segunda-feira, 30 de março de 2009

Grupo Coppa é destaque no Ambulatório Escola

No Brasil, o custo anual da obesidade é de quase um bilhão de reais. As doenças relacionadas, consomem 5% dos gastos com internação pelo Sistema único de Saúde. Além disso, a obesidade exige um grupo vasto de profissionais para o seu controle, desde enfermeiros, nutricionistas, médicos, passando pelos pisicólogos e administradores.
Pensando em ajudar as pessoas que sofrem com a obesidade que profissionais do Ambulatório Escola montaram o Grupo COPPA, um projeto piloto interdisciplinar no controle da obesidade e patologias associadas.
Prestes a completar dois anos de existência, o grupo conta com a participação de homens e mulheres da comunidade e que utilizam o SUS. Toda quinta-feira, a partir das 14 horas, eles se reúnem para a primeira etapa: uma consulta para aferir a pressão, realizar exame de glicose e pesar. Logo depois, seguem para a segunda etapa: uma gostosa caminhada ao redor do Ambulatório, oficinas culinárias ou dinâmicas em grupo . Muito mais que controlar a saúde, o projeto visa a integração entre os participantes.
O projeto recebeu cerca de 100 pessoas encaminhadas por profissionais do Sistema Único de Saúde. Muitas delas já conseguiram diminuir a taxa de açucar no sangue e emagrecer.

Projeto vira matéria para revista do Ministério da Saúde

O projeto foi inscrito no ano de 2008 na III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, foi desta maneira que o COPPA chamou a atenção da assessoria de comunicação do departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde. A equipe de reportagem veio apurar as informações sobre o projeto na última quinta-feira. Conversa, fotos e depoimentos marcaram a tarde. A matéria será publicada na revista Saúde da Fámília na edição de junho. Lá o leitor vai conferir o sucesso do projeto de controle da obesidade e a satisfação de pessoas que emagreceram mais de 20 quilos somente com a reeducação alimentar.