sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Programação da Semana de 13 a 19 de novembro de 2016





PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Os Desafios da Residência Médica
A residência médica é a ponte entre a vida de estudante e a vida profissional. É um momento de decisões e de tensão. É nesta etapa da longa preparação do futuro médico que ele define a sua área de especialização. Mas é também a fase de um novo vestibular. E a concorrência, dependendo da especialidade, pode ser ainda mais acirrada do que na época da seleção para a faculdade. É que as vagas oferecidas para residência no país ainda estão muito abaixo do número de médicos formados. O Em Questão aborda os desafios da residência médica, com a participação do Coordenador Geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DNEM), Danilo Aquino Amorim. O programa faz parte da série “Você tem fome de que?”, tema da 22ª Semana Científica da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                    

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Rodrigo Andriàn – Arte em Movimento
O artista plástico, Rodrigo Andrian, nasceu no Rio de Janeiro, é graduado em História da Arte pela UERJ e pós-graduado em Gestão e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Estácio de Sá. Suas obras são do gênero figurativo contemporâneo, onde a imagem surge entre linhas sinuosas e retas, cujas formas orgânicas e geométricas dialogam através da cor. Atualmente iniciou um projeto sobre a série de pássaros brasileiros onde fez trabalhos para as olimpíadas a partir de gaivotas e pássaros em extinção, além disso, possui uma série de produtos customizados com suas pinturas e parcerias construídas ao longo da jornada com seu trabalho.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa AO REDOR
Tema: Década Internacional de Afrodescendentes – Quilombo do Dandá/Bahia – Guerra e Paz/ONU
Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil.  Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
                
Programa MINUTO FASE
Tema: Entrega de cadeiras de rodas – Responsabilidade Social  
A FMP/Fase realizou a entrega de mais seis cadeiras de rodas, através do projeto Anel de Solidariedade. Uma iniciativa que já ultrapassou os muros da faculdade e vem alcançando famílias. A entrega das cadeiras de rodas fez parte de uma série de ações promovidas pela FMP/Fase em comemoração à Semana de Responsabilidade Social. Projetos que ajudam a transformar vidas, tanto de quem participa, como de quem é beneficiado pelas ações.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto manta térmica – Responsabilidade Social
O projeto Manta Térmica, desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, administrada pela FMP/Fase tem como meta combater ao mesmo tempo dois problemas detectados na comunidade: a grande quantidade de lixo nas ruas e a precariedade das construções, o que leva os moradores a ficarem expostos tanto ao frio excessivo de inverno quanto ao calor do verão. O projeto é baseado em uma tecnologia social que já é empregada com sucesso no sul do país. As caixas de leite ou suco que se acumulavam nas lixeiras, agora são recicladas e viram matéria-prima para a confecção de chapas de isolamento térmico.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA  - Semana especial Consciência Negra

DOMINGO – ARTE & CULTURA – COMUNIDADES TRADICIONAIS

SEGUNDA – UNIDIVERSIDADE – INTOLERÂNCIA RACIAL/ ENCONTROS COM ÁFRICA
TERÇA – EM QUESTÃO – SAÚDE, RAÇA E RELIGIÃO
QUARTA – EM FAMÍLIA – MULHERES NEGRAS/ UNIDIVERSIDADE – CULTURA ANGOLANA
QUINTA – EM QUESTÃO – CULTURA AFRO-BRASILEIRA
SEXTA –  UNIDIVERSIDADE – CULTURA ANGOLANA/ CIÊNCIAS & LETRAS – CINEMA AFRICANO
SÁBADO – EM QUESTÃO – A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
  

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Como avaliar nossa ciência e cientistas
Vivemos num mundo cheio de tecnologia: celulares, internet, computadores no processo industrial – enfim, uma sociedade onde o conhecimento passou a ser fundamental. A aplicação prática de uma parte do conhecimento vira a tecnologia que inova quase todos os produtos utilizados hoje em dia. Essas novidades, dentro da disputa comercial do mundo capitalista, são transformadas em patentes que garantem lucro. Mas, até por conta de tanta rapidez na intercomunicação global, o conhecimento publicado por um cientista rapidamente alcança todos os outros da mesma área fazendo avançar novas pesquisas. É por essas e outras razões que se convencionou medir o valor da produção científica de um país pela quantidade de publicações de trabalhos e pelas patentes registradas. Mas até que ponto esses índices são capazes de definir a importância do papel da ciência e dos cientistas no Brasil?
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Óleos para cozinhar
Para fazer aquele refogadinho, na hora de fritar um alimento e também para temperar saladas e aperitivos. De uma forma ou de outra, os óleos vegetais estão sempre presentes na nossa refeição. Eles são fundamentais na cozinha e essenciais para a nossa saúde. Mas existe uma variedade tão grande de óleos no mercado que a gente chega a ficar na dúvida, na hora de comprar: Qual será a opção mais saudável? A gente responde no programa de hoje. Vamos falar das propriedades de cada um deles. Dizer quais sofrem alterações quando são aquecidos e ensinar uma receita deliciosa de azeite temperado.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: O que é que ele tem?  
A cantora Olívia Byington escreveu o livro "O que é que ele tem?" para falar sobre sua experiência com seu filho mais velho, João, que tem uma doença rara, conhecida como síndrome de Apert. A publicação é o objeto de debate deste episódio.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Guarapuava/ Toledo - PR
O programa apresenta o SIM Paraná (Serviços Integrados de Saúde Mental), para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas da região, com serviço ambulatorial, acolhimento e residência temporária. Você vai conhecer casos de pessoas que estão dando a volta por cima graças ao serviço multiprofissional desenvolvido. Toledo, no oeste do Paraná, possui uma das Centrais de Especialidades do Paraná (CEP) que está conseguindo zerar filas de espera. Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná, o CEP inova não apenas na estrutura física, mas também no modelo de atenção, mais integrado com as ESFs locais.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Prostituição
Uma garota de programa não vende ou aluga o próprio corpo. Mas o tempo que disponibiliza ao prazer do outro. Essa frase de uma prostituta de Porto Alegre, em entrevista para um blog, ataca um antigo clichê sobre a profissão reconhecida como a mais antiga da história da humanidade. E as reflexões sobre as profissionais do sexo não param aí. Em tempos de internet e politicas afirmativas no mundo todo, não dá mais para discutir o assunto com base em preconceitos. Prostituição é o tema do programa.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Mulheres negras e paternidade
Quanto da nossa cultura racista ainda influência a vida das mulheres negras em nosso país, e até no mundo? Do nascimento ao momento dessa mulher negra virar mãe. O que fazer? Como lutar? É o tema do Unidiversidade desta semana.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                              Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Banco de leite
Esse sábado iremos mostrar como funciona um Banco de leite. Você conhece? Quer mais informações? Sabia que o banco também faz um serviço de auxílio à amamentação? Tudo isso você encontra no Histórias de Mãe desta semana.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: ONU – Dia da Consciência Negra
Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil. O dia 20 de novembro, feriado nacional, é um convite para relembrar a luta pela libertação dos escravos e para refletir sobre os avanços e desafios da população negra no Brasil. Confira neste documentário, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Liberação de drogas e o impacto na indústria tabagista  
A indústria do Tabaco se mantém firme no objetivo de adquirir mais e mais consumidores de cigarros e aumentar seus lucros. A liberalização das drogas pode beneficiar a indústria tabagista?
Sala de Convidados: Segunda, 21h                                   Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Acesso aberto ao Conhecimento  
Você vai conhecer no programa de hoje a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento. Um movimento Global que considera a informação um bem público. Você também vai saber como a Fiocruz garante para a sociedade o acesso gratuito a todo conhecimento produzido pela instituição. Conversaremos com Paula Xavier – coordenadora de Informação e Comunicação VPEIC-Fiocruz e com Viviane Veiga - coordenadora do Repositório Institucional Arca-Fiocruz / www.arca.fiocruz.br
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h




Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: A saúde esta entre nós
O Curta Agroecologia desta semana conta a história do Bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e de seus moradores que cultivam nos jardins das suas casas plantas frutíferas e medicinais.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30


Meio Ambiente é tema de pesquisa de alunos da Fase

Nesta sexta-feira(11), os acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram uma atividade no campus para apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a importância do meio ambiente na saúde da sociedade. Durante três meses, os estudantes coletaram dados dos colegas de outros cursos, funcionários e professores da instituição a respeito do assunto e puderam constatar que 99,6% das pessoas entrevistadas têm consciência de que o que acontece no meio ambiente pode influenciar na saúde, mas não sabem como colaborar nesse sentido.


Pensando nisso, os alunos confeccionaram uma poltrona de garrafas pet e porta-retratos de papelão, a fim de mostrar como as pessoas podem fazer a diferença com pequenas atitudes. Na ocasião, ainda foram doadas mudas medicinais, houve um café da manhã com alimentos saudáveis e o sorteio de arranjos de plantas.

Alunos do 3º período de Enfermagem com a professora Helga Brick Soares

Mudas de plantas doadas

Apresentação do projeto no hall

Apresentação do projeto no hall

Alunos de Medicina promovem saúde em comunidade


No início do mês, alunos de Medicina da FMP/Fase realizaram duas atividades em conjunto com a equipe da Unidade de Saúde da Família do bairro Machado Fagundes, que é gerida pela faculdade. Os acadêmicos visitaram o colégio Irmã Cecília Jardim, localizado próximo ao posto, para debaterem a questão do álcool com cerca de 80 alunos do ensino médio. A iniciativa surgiu após a aplicação de um questionário em adolescentes da comunidade, onde o álcool foi identificado como um problema comum entre eles.


Outra iniciativa de promoção da saúde foi a criação de um grupo de acolhimento a idosos hipertensos cadastrados no posto. Na primeira reunião, os futuros médicos abordaram as questões relacionadas à Hipertensão Arterial Sistêmica e os idosos ainda aprenderam algumas atividades físicas que podem ser realizadas em casa. 

Alunos de Medicina abordando a questão do álcool com alunos do ensino médio.

Alunos de Medicina abordando a questão do álcool com alunos do ensino médio.

Grupo dos idosos

Grupo dos idosos