sexta-feira, 15 de julho de 2011

PSF ministra curso para crianças sobre prevenção à Dengue

Na próxima semana, o Posto de Saúde da Família Nova Cascatinha, coordenado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, ministra um curso para a formação de Agentes Mirins de Combate à Dengue. As aulas terão a duração de uma semana e são voltadas para crianças da comunidade entre 7 e 12 anos de idade. A área de Cascatinha foi um dos principais focos de dengue em Petrópolis, no último verão.
O curso será ministrado em duas turmas e as aulas acontecem entre os dias 19 e 22 de julho para a primeira turma e entre 26 e 29 de julho, para a segunda turma. No primeiro grupo já estão inscritas 40 crianças. De acordo com a médica coordenadora do posto de saúde, Dra Rosa Gouvêa de Souza, a opção por ministrar o curso para as crianças veio por elas serem consideradas excelentes propagadoras do conhecimento. “As crianças aprendem muito fácil e são uma forma interessante de fazermos com que os conhecimentos entrem nas famílias. Isto gera uma repercussão muito melhor”, explicou.
Durante as aulas, que acontecem entre as 14 e as 16 horas, os alunos vão aprender sobre cuidados com o meio ambiente e como evitar a proliferação do mosquito da Dengue dentro das comunidades onde moram. “Neste ano optamos por trabalhar com esta faixa etária que geralmente não é atingida pelo Ministério da Saúde. É um curso voltado para o cuidado com o meio ambiente e a promoção da saúde”, completou Rosa de Souza.
Neste ano, a área de Cascatinha foi um dos principais focos da Dengue em Petrópolis. Segundo a última contagem, no PSF de Nova Cascatinha foram atendidas 193 pessoas com sintomas de Dengue. Os casos suspeitos registrados foram encaminhados à Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Saúde para a confirmação.