sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Universitários de municípios vizinhos iniciam estudos em Petrópolis

Os calouros da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) iniciaram as atividades do ano letivo nesta quarta-feira. Muitos ingressantes são moradores de municípios vizinhos como Paty do Alferes, Teresópolis, Sapucaia, Areal e São José do Vale do Rio Preto.
Durante a recepção dos ingressantes, a diretora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, ressaltou que ingressar em um curso de nível superior é uma grande realização. O desafio que os estudantes precisam enfrentar é garantir que os estudos sejam realizados respeitando os critérios estabelecidos pela faculdade e que tenham empenho e perseverança para conseguirem conquistar o diploma.
"O aluno que ingressa na universidade é privilegiado, porque ele faz parte de um percentual pequeno de brasileiros que estão cursando o Ensino Superior. Ele precisa desenvolver suas competências e sua autonomia, o que é um desafio nos tempos de hoje, onde os pais dão tudo a eles. O espaço universitário é um espaço de autonomia e é essencial para o futuro profissional desse aluno e como cidadão", afirma.
Os novos universitários iniciaram os estudos nos cursos de Nutrição, Enfermagem, Administração e Recursos Humanos. Cada estudante explicou os motivos da escolha das áreas e estão ansiosos para vivenciar essa nova jornada de estudos.
“Sou de Paranaguá, perto de Curitiba, e fui morar no Rio durante seis meses para fazer cursinho. Eu já tinha experiência na área da saúde e minha mãe e minha avó são enfermeiras, então escolhi essa área e acabei parando aqui. Fiz vestibular para Nutrição e Enfermagem, passei nos dois e escolhi Enfermagem”, frisa o calouro Claudio Sidarta.
Levantamentos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que o número de pessoas que iniciam o curso superior tem aumentado no Brasil, mas muitas delas desistem de estudar e acabam não completando a graduação. No caso do aluno João Pedro, vivenciar o mercado de trabalho ajudou a fazer a escolha do curso e a ter o desejo de continuar estudando, mesmo sabendo que surgirão muitos desafios pela frente.

"Eu decidi fazer Administração porque já trabalho na área há cinco anos e tomei gosto pela profissão. Antes eu achava que seria chato, mas tem um lado interessante e a tendência é que abram mais vagas no mercado de trabalho do setor", comenta o calouro João Pedro.