quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FMP/Fase oferece curso de extensão em Oncologia


Pesquisas revelam que desde 1996, o câncer é a segunda causa de óbito no país e, segundo os dados do INCA, em 2.020 será a primeira causa de morte. A mortalidade por conta da doença cresceu 500% em 60 anos (de 2,5% para 15,4%). Hoje, de cada sete brasileiros que morrem, um é por câncer. Diante desse cenário, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Oncologia, com o objetivo de ensinar os princípios básicos da Oncologia Clínica, proporcionando o entendimento sobre as complicações relacionadas ao câncer e seus tratamentos, além de capacitar os participantes na detecção precoce da doença, na adoção de medidas preventivas relacionadas à carcinogênese, no manejo de urgências oncológicas e em medidas paliativas.

“Estamos passando por uma transição demográfica no país, com um rápido envelhecimento da população e, como sabemos, o câncer tem sua maior incidência a partir dos 50 anos, não desprezando que a incidência em mais jovens também vem aumentando. No Brasil, 60% dos casos de câncer são diagnosticados como estágio III-IV por deficiência na rede primária (suspeita e encaminhamento) e na rede de média complexidade (diagnóstico). Então, fica clara a importância do ensino da oncologia na graduação como uma unidade curricular e também na pós-graduação/residência. Precisamos capacitar os alunos e formar médicos generalistas com o foco na prevenção, suspeita e detecção precoce do câncer”, explica o médico Bernardino Alves Ferreira Neto, responsável pelo curso.

A programação do curso conta com aulas expositivas sobre os fundamentos da epidemiologia, da fisiopatogênese e do tratamento do câncer, atividades práticas com pacientes dos ambulatórios e das enfermarias envolvidas na assistência de pacientes oncológicos, além de discussão sobre casos clínicos previamente selecionados que ilustrem as etapas envolvidas no diagnóstico, estadiamento, tratamento, monitoramento da resposta e manejo das principais complicações encontradas na Oncologia.
“A incidência da doença no Brasil é de mais de 570 mil novos casos por ano. Além disso, a expectativa de vida do paciente oncológico aumentou devido às melhorias no diagnóstico precoce e, sobretudo, ao tratamento oncológico. A OMS estima 21,4 milhões de casos de câncer em 2.030, com 13,2 milhões de óbitos e 75 milhões de pessoas vivas com câncer no mundo. Petrópolis tem o mesmo comportamento das grandes cidades e capitais do Brasil em relação à incidência e mortalidade por conta da doença”, destaca o médico.
O curso será realizado, entre os dias 22 de agosto e 17 de outubro de 2017, todas as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30, no campus da FMP/Fase. Os interessados em participar devem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20172_Curso/4517ExtensaoOncologia2017, onde também é possível ter acesso a outras informações.