quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fase recebe novos alunos para os cursos de graduação

Começando o ano letivo de 2015, a Faculdade Arthur Sá Earp recebe, nos dias 04 e 05 de fevereiro, novos alunos para os cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição e Gestão de Recursos Humanos.

Durante os dias de recepção, os ingressantes participarão de tour pela instituição e conhecerão todos os setores, assim como seus funcionários. Além de bate-papo com os coordenadores dos cursos, os alunos também poderão desfrutar de uma ginástica laboral, com uma educadora física.

As atividades tiveram início com a apresentação do trabalho “Comunicando com as mãos”, que destacou a importância da inclusão social das pessoas com deficiência auditiva. As alunas do 8º período de Enfermagem, Bianca Nunes, Thalita Santos, Denise Xavier, Telma Sutter, Adriana Cunha e Cleandesa Silva, são as responsáveis pelo projeto.

As alunas Eloah Ribeiro e Débora Palmeira, do 4º período de Nutrição, falaram sobre Alimentação Saudável, onde contaram a história da Nutrição e deram dicas para os futuros nutricionistas.

Na programação também estão previstos tour pelo campus, lanche de integração, dinâmicas de grupo e encontros com os coordenadores dos cursos e respectivos Centros Acadêmicos.

“Estamos com a sensação de que agora nosso trabalho vai começar, então vamos recebê-los bem, orientá-los bem e fazer o nosso melhor pois estamos aqui para ajudar e servi-los. E, todo dia, fazemos um treinamento interno para oferecer a eles um bom astral”, disse Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da Fase.

Professores da FMP/Fase discutem os desafios da Educação Superior

Interatividade, informação em tempo real, tecnologias digitais. Em um mundo cada vez mais conectado, fica difícil manter, em sala de aula, a velha imagem do professor orador e dos alunos que simplesmente recebem a informação. Essa mentalidade mudou e os profissionais da Educação precisam se reinventar a cada dia para acompanhar os jovens, que desejam a todo momento serem, eles, os protagonistas.

Essa é a visão da educadora Andrea Ramal, que já implementou programas de formação de professores e gestores escolares em diversos países. “A gente vive um paradoxo. Por um lado, uma mudança de cultura que rompe os modelos tradicionais de educação, seja na forma de aprender ou aplicar o conhecimento. Mas também há uma grande deficiência no ensino básico, o que acaba gerando desafios para as instituições de ensino superior, que precisam ficar atentas às novidades, tendências e práticas complementares para dar motivação ao aluno”, diz Andrea, que também atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no telejornal Bom Dia Rio, e é colunista no portal G1.

A temática está sendo abordada pelo Núcleo Pedagógico da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), através do Programa de Desenvolvimento Docente aplicado, a cada semestre, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o método de ensino-aprendizagem de seus professores.

“A capacitação começou, em 2009, apontando a dificuldade que tínhamos de lidar com a juventude que era totalmente diferente da nossa geração. Também tínhamos detectado uma necessidade de tornarmos o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, por isso a ideia da implementação de métodos ativos, pois através deles você provoca o aluno a buscar o conhecimento, e o estudante busca o conhecimento a partir do momento que aquilo tem significado para ele”, comenta Maria Thereza de Sá Earp, coordenadora do Núcleo.