sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Programação da Semana de 26 de agosto a 1º de setembro de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Neuropsicologia Linguagem, atenção, raciocínio, memória.
As relações entre o cérebro, o comportamento e as emoções dos seres humanos. Esses são os focos da neuropsicologia. O Em Questão aborda o tema, com a participação do neuropsicólogo Diogo Fagundes, professor da FMP/Fase. Ele explica as indicações dessa especialidade, como é feito o encaminhamento e o tratamento do paciente, os resultados e a importância do trabalho interdisciplinar.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série – Talentos Universitários: Ana Beatriz Goettnauer: A Dança Como Expressão
Ana Beatriz nutria desde criança o sonho de ser bailarina. Aos 5 anos, entrou na escola de Ballet Heloisa Schanuel, que até hoje é a sua segunda casa. Aos poucos, foi ganhando os palcos e conquistando papéis nos espetáculos. Aos 18 anos, tirou o registro profissional e passou a dar aulas em duas escolas da cidade. Ana Beatriz domina muito bem a técnica do ballet, mas seu porte físico é uma “barreira” para seguir o sonho de dançar em grandes companhias. Atualmente, a bailarina cursa Odontologia na FMP/Fase e conta como a dança ajuda na rotina do curso.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: I Jornada de Psicologia da FMP/Fase
A interdisciplinaridade foi a marca da primeira Jornada de Psicologia da FMP/Fase. A começar pela palestra de abertura: “A construção do sujeito na contemporaneidade”, realizada pelo filósofo Nilton dos Anjos. O objetivo foi proporcionar uma reflexão crítica sobre a interseção que a psicologia faz com outros saberes. O incentivo à participação dos alunos na vida acadêmica também fez parte do evento, que contou com a organização dos integrantes do 1º Diretório Acadêmico de Psicologia, oficialmente eleito durante a jornada.

Tema: I Simpósio Petropolitano de Biologia Molecular na Prática Clínica
A Biologia Molecular é um dos ramos que mais evoluiu nas últimas décadas. Uma ciência que nasceu da junção da genética, da bioquímica e da biologia celular. A meta dos profissionais que atuam na área é entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético do organismo. Conhecimento que tem proporcionado avanços na Medicina, desde a identificação e o rastreamento de doenças até novas formas de tratamento. O primeiro Simpósio de Biologia Molecular da FMP/Fase abordou as aplicações na prática clínica em uma série de casos, como leucemias, transplantes renais e hepatites virais. Os avanços das pesquisas sobre a aplicação da imunoterapia no combate ao câncer também foram abordados no simpósio. A técnica é usada para estimular o organismo do paciente a identificar as células cancerosas e atacá-las, através do uso de drogas que modificam a resposta imunológica.

Tema: Desafios da Tuberculose – 23ª Semana Científica
Reconhecida como uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é um dos desafios atuais das autoridades sanitárias. Por isso, ela foi um dos temas abordados na vigésima terceira Semana Científica da FMP/Fase. O Brasil faz parte do grupo de vinte países com a maior incidência da doença no mundo. O cenário da tuberculose, as dificuldades encontradas no combate à doença e os programas disponíveis foram apresentados por especialistas durante o evento. Há 3 anos, a FMP/Fase desenvolve o Programa Respira Petrópolis, que é coordenado pelo pneumologista Marcus Conde. O objetivo é diminuir a incidência de problemas respiratórios na comunidade, contribuindo para um melhor diagnóstico e um tratamento mais eficaz.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Oceanos
O programa viaja pelos oceanos para falar da importância da conservação do ecossistema marinho. Uma questão ambiental e também de geração de renda, já que o mar é a fonte de sustento para milhares de famílias no mundo. O episódio aborda o cultivo de algas na Indonésia, a sobrepesca do atum nas regiões no Pacífico e também as pesquisas sobre a acidificação dos oceanos, provocada pelo aumento das emissões de gás carbônico.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 1975 - Luiz Ferrari – Psiquiatra
A formatura, em 1975, foi o alicerce para a carreira de Luiz Ferrari na Medicina. De lá para cá, ele não parou mais: fez especialização em psiquiatria e também em psicoterapia, homeopatia e medicina do trabalho. Agora está de volta onde tudo começou: retornou à Faculdade de Medicina de Petrópolis, como professor.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

27 - Dia do Psicólogo
29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo

31 - Dia do Nutricionista

DOMINGO: Em Questão – Psicologia Positiva
SEGUNDA: Em Questão – Psicologia Social

TERÇA: Em Questão – Depressão e Suicídio na Adolescência

QUARTA: Em Questão – Ansiedade
QUINTA: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação Infantil

SEXTA: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação na Adolescência
SÁBADO: Em Questão - Série Nutrição nos Ciclos da Vida: Alimentação na Fase Adulta e na Terceira Idade

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Na cena do crime, a hora dos peritos
O assassinato da menina Isabela Nardoni, que escandalizou o país por envolver o próprio pai e sua nova mulher, evidenciou a grande quantidade de recursos tecnológicos que envolvem os laudos técnicos. Atualmente, única gota de sangue pode trazer mais informações sobre a cena de um crime do que um eventual depoimento de testemunha. Cada vez mais a ciência fornece subsídios para as investigações. Física, química, microscopia eletrônica – são muitas as áreas de estudo, sem falar na já famosa psicologia, pois sempre nos intriga buscar razões ou tentar compreender os motivos dos crimes. Para verificar o quanto a ciência já faz parte da criminalística – ao ponto de ter sido criado um Programa Nacional de Ciência e Tecnologia Aplicada na Segurança Pública – convidamos especialistas no assunto. Talvez seja até mais apropriado dizer, verdadeiros peritos.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Ceratite por Acanthamoeba
O nome pouco conhecido assusta e se refere realmente a um problema grave, que pode levar à necessidade de um transplante de córnea. Mas a boa notícia é que ele é completamente prevenível. A ceratite por acanthamoeba é causada por um protozoário, um micróbio, que afeta os olhos e o principal fator de risco para essa doença é o mau uso de lentes de contato. Esta edição do Ligado em Saúde explica como essa infecção acontece e que cuidados são necessários para evitá-la. A apresentadora Marcela Morato conversa com a oftalmologista, professora sócia-titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Patrícia Contarini.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Comunicação, Mídia e Saúde
O livro “Comunicação, Mídia e Saúde: novos agentes, novas agendas", inspirado nas comemorações dos 32 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que coincidiram com os 30 anos do SUS, é o tema do programa. A publicação reúne textos de diversos autores sobre o uso da comunicação como recurso para informação e saúde. Para falar sobre o assunto, o apresentador Renato Farias recebe os organizadores do livro: a jornalista, doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e tecnologista em Saúde Pública, Cristiane D’Ávila, e o jornalista, cientista social e historiador Umberto Trigueiros.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: BA - Salvador
Na capital baiana o CEDEBA, Centro de Endocrinologia e Diabetes da Bahia, é modelo na área de educação e atendimento multiprofissional na América Latina. Num único local, pacientes adultos, idosos e crianças encontram toda assistência necessária para o tratamento adequado da doença. E na periferia de Salvador o projeto Adolescer com Arte, criado na Unidade de Saúde Mata Escura, é exemplo de como falar de questões de saúde para adolescentes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Ativismo não violento
Ativismo não violento é entendido, em linhas gerais, como iniciativas tomadas para intervir no espaço público e nas pautas políticas em uma perspectiva de tolerância, diálogo, de não violência. Aline Assuf, ativista e procuradora do Ministério Público de Contas do RJ e Leandro Uchoas, ativista e jornalista participam do programa, que traz à discussão a possibilidade concreta dessa formulação política para transformar a realidade nos tempos atuais.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Jongo da Serrinha
O Jongo é um ritmo africano, com origens na região do Congo-Angola, que chegou ao Brasil com os negros trazidos como escravos para trabalhar nas fazendas de café no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A tradição do Jongo, que inclui danças, festejos e instrumentos, é preservada até os dias de hoje por núcleos de afrodescendentes e o Jongo da Serrinha é uma referência nesse trabalho. Localizada no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Serrinha manteve a consciência da importância de preservar a cultura negra e hoje o Grupo Cultural Jongo da Serrinha promove ações nos campos da cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda. Gravado no Centro Cultural Casa do Jongo da Serrinha, no Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa de Aniversário
O Histórias de Mãe está em clima de festa! A apresentadora Daniela Moreira conversou com a organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, sobre os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: OMS alerta para perigo dos cigarros eletrônicos
Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde diz que os cigarros eletrônicos e produtos similares necessitam de uma regulamentação global. Desde 2005, a indústria cresceu de um fabricante para mais de 460 marcas. "Em primeiro lugar, a nicotina é altamente viciante, ela é um componente-chave dos cigarros eletrônicos e afeta o desenvolvimento do cérebro de adolescentes e fetos de gestantes. Em segundo lugar, eles não são feitos apenas de vapor de água, como indicado pela comercialização. Eles contêm substâncias químicas e, normalmente, agentes que causam câncer", disse Armando Peruga, diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS.

Tema: Fumar mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, alerta OMS
Fumar mata mais de 7 milhões de pessoas por ano. Segundo a agência das Nações Unidas, perdas de produtividade no trabalho e despesas de saúde associadas ao consumo de tabaco chegam a 1,4 trilhão de dólares anuais. Em 2017, o organismo da ONU chamou atenção também para o impacto que o hábito de fumar tem sobre o meio ambiente e as desigualdades de renda — e consequentemente sobre o desenvolvimento socioeconômico.

Tema: Recomeços: Sobre Mulheres, Refúgio e Trabalho
Minidocumentário com as histórias de dez participantes do projeto ‘Empoderando Refugiadas’. O filme, de Fellipe Abreu e Thays Prado, apresenta as diversas trajetórias, estratégias e desafios dessas mulheres em busca de uma oportunidade de recomeçar a vida em outro país.

FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Política de Habitação e Saúde
O conceito ampliado de saúde envolve também o acesso à moradia digna. Quase sete milhões de famílias não têm onde morar no país. Problema que fica evidenciado em casos como o do edifício que desmoronou depois de um incêndio em São Paulo. O Sala de Convidados discutiu a questão da política de habitação, suas implicações na saúde e debateu o que está sendo feito para tentar mudar a atual realidade. Participaram da conversa a membro da Coordenação Estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Maria de Lourdes Lopes; a coordenadora do Projeto Brasil Cidades, Tainá de Paula; e o arquiteto do Departamento de Projetos e Obras da Fiocruz, Jerônimo Moraes.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses Carla Costa e Sheila Soares de Assis
O Bate Papo na Saúde dá prosseguimento à série de programas com ganhadores do 1º Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, realizado em 2017. A premiação foi lançada pela Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de valorizar a pesquisa e a educação, fomentando a inovação e estimulando o pensamento criativo e crítico. Foram premiadas teses nas categorias de Saúde Coletiva, Medicina, Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde e Biomedicina e Ciências Humanas e Sociais. Na segunda edição da série, o apresentador Paulo Bellardi conversa com as premiadas com menções honrosas em Ciências Humanas e Sociais, Carla Costa Garcia e Sheila Soares de Assis.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Gerais
Conta a história da região de Gerais (nome dado porque a região não tinha divisas), desde o início quando os agricultores cercavam por conta própria uma área para plantação de diversos produtos, como a cana-de-açúcar. Mas com a chegada da plantação de eucalipto (empresas tinham o aval do Estado), essas plantações de cana-de-açúcar, etc começaram a diminuir, assim como a água na região. Isso porque a região virou um bosque cheio de eucaliptos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Fase promove evento para alunos do ensino médio em setembro


Nem sempre é fácil para um jovem estudante do ensino médio saber, de pronto, qual carreira seguir, qual o melhor caminho para encontrar realização profissional e, claro, pessoal. A aproximação do vestibular acaba sendo um momento de muita pressão e incerteza, tornando as escolhas mais complicadas do que elas já normalmente são.

É por isso que a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, no dia 05 de setembro, quarta-feira, das 9h às 18h, a terceira edição do evento “Fase das Profissões”, que abrirá as portas da instituição para que estudantes do ensino médio tenham contato com o ambiente de ensino superior, auxiliando-os na escolha de suas futuras profissões.

A participação é gratuita e as inscrições, que são individuais ou por escola, devem ser feitas no site https://www.fmpfase.edu.br/univ/faseProfissoes/, onde também é possível acessar a programação completa e ver fotos das edições anteriores do evento.

Na oportunidade, as palestras serão conduzidas por acadêmicos e ex-alunos da FMP/Fase, que falarão aos jovens sobre as profissões, possíveis áreas de atuação e o mercado de trabalho dos cursos oferecidos pela faculdade, que são: Medicina, Enfermagem (bacharelado e licenciatura), Nutrição, Odontologia, Administração, Recursos Humanos, Psicologia e Radiologia.

Além disso, os jovens terão a oportunidade de participar de oficinas e atividades práticas, como o teste às cegas, do curso de Nutrição, onde alimentos deverão ser identificados através do olfato, tato e paladar. Outras atividades interessantes são o jogo dos ossos, que consiste na montagem de um esqueleto humano, e o quizz de Medicina.

Isso sem falar na edição especial do “Grande Acidente”, com a participação de alunos de Medicina, Enfermagem, Radiologia e Odontologia, onde ocorre a simulação de um acidente de trânsito em que os feridos apresentam traumas, devendo receber atendimento imediato. Para isso haverá até uma sala de raio-x improvisada para onde serão encaminhadas as “vítimas” com fraturas.

No evento, ainda será possível realizar a inscrição na hora para os vestibulares de Medicina, com prova em 30 de setembro, e dos demais cursos da Fase, com prova em 21 de outubro.

Alimentação segura

Jamile Lima Nogueira
Coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase
O cenário da alimentação em nosso país vem mudando nos últimos anos. Um elevado consumo de produtos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, vem dando lugar ao uso de alimentos menos processados e in natura. A troca, ainda lenta, é fruto de campanhas de conscientização diárias movidas por profissionais de saúde Brasil afora. Tudo para explicar às famílias que a boa saúde pode sim começar pela mesa e o fogão.

Na área da Nutrição vivemos hoje uma tentativa de estímulo à "comida de verdade", como descrito no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014). Esse incentivo a uma alimentação mais natural, baseada em produtos frescos e ricos em nutrientes, é fundamental para a melhora do perfil de saúde da população, devendo estar centrado na prevenção de doenças.

Garantir, principalmente para as crianças, o direito à alimentação de qualidade, assim como à água e ao saneamento básico, é investir na prevenção às doenças que hoje lotam os postos e os hospitais.

Nesse sentido, o nutricionista em formação deverá estar conectado à realidade do país e a essas demandas do mercado atual, qualquer que seja sua área de atuação. Tudo para tornar a alimentação um ato saudável de prazer e conforto. É isso que vamos discutir na Semana de Nutrição da nossa faculdade, em Petrópolis, comemorando os 20 anos do curso, de 29 a 31 de agosto, que é o Dia do Nutricionista.

Também estará em discussão o uso de agrotóxicos no campo e a tentativa de flexibilizar no Congresso a legislação ambiental, no debate e no embate entre parte dos produtores rurais e ambientalistas sobre o que esses últimos apelidaram de “pacote do veneno”. É importante o nutricionista se posicionar sobre o papel que deve exercer no acesso a alimentos seguros.

A batalha por rótulos mais explícitos e educativos sobre o que cada produto contém é outra pauta relevante, no dia a dia. Nós consumidores, e não só profissionais da área, temos direito a ter acesso ao máximo de informações em relação ao que estamos levando das prateleiras para as nossas cozinhas.

Afinal, se somos o que comemos, queremos o melhor, principalmente para as nossas crianças.

Posse CPA


No início da semana, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) se reuniu com a Direção da instituição para oficializar a posse dos novos membros da equipe, que agora é composta por: Ricardo Tammela, Ana Helena Tibiriçá e Ronye Faraco no corpo técnico-administrativo; Claudia Vasconcellos, Gabriel Martins e Rodrigo Lopes representando o corpo docente; Mariane Manzini de Oliveira,  Leonardo Legey, e Tatiane Carvalho representam os alunos; e Walcir Teixeira, a sociedade civil.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Alguns dos resultados do trabalho da comissão já foram apresentados e contemplam a expansão do campus, com a construção do prédio anexo, totem de tomada nos corredores da instituição, climatização das salas de aula, e a instalação de um bicicletário.

Alguns dos membros da CPA com a supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp.