segunda-feira, 11 de novembro de 2013

4º Caravana Itinerante de Direitos Humanos sobre Consciência Negra – Resistência e Cultura

Inspirado no dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), através do Centro de Referência em Direitos Humanos do Rio de Janeiro (CRDH- RJ), realiza em Petrópolis, a IV Caravana Itinerante de Direitos Humanos, com o tema Consciência Negra – Resistência e Cultura.

O evento, que será realizado no dia 18/11 na Casa Cláudio de Souza, tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre a realidade do negro no Brasil e a valorização da cultura afro-brasileira. Em continuidade às ações de combate ao preconceito e discriminação, a IV Caravana Itinerante prevê a realização de mesas de debates, apresentações artísticas e roda de capoeira.

A IV Caravana Itinerante de Direitos Humanos: Consciência Negra – Resistência e Cultura é uma realização do CDDH de Petrópolis, do CRDH-RJ, da União dos Negros de Petrópolis (UNEP), do Movimento Beleza Negra (Mobene), da Casa Cláudio de Souza e do Museu Imperial.

Serviço:

4º Caravana Itinerante de Direitos Humanos Consciência Negra – Resistência e Cultura
Data: 18 de Novembro de 2013
Horário: De 18:30 às 22:00
Local: Casa Cláudio de Souza - Praça da Liberdade, nº 247, Centro – Petrópolis.

Programação:

·         De 18:30 às 18:45

Mesa de abertura: Representantes do CDDH, da Casa Cláudio de Souza e Pedro Fernandes ( da União dos Negros de Petrópolis).

·         De 18:45 às 19:15

Apresentação do Coral Nheengarecoporanga- do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Petrópolis, com o maestro Carlos Eduardo Fecher.

·         De 19:15 às 19:45

‘O negro na história do Brasil’:
Debate com Pedro Fernandes (União dos Negros de Petrópolis) e Jean Costa (Historiador e educador popular do Centro de defesa de Direitos Humanos de Petrópolis)

·         De 19:45 às 20:00

Apresentação da performance ‘Orfeu do Carnaval’

·         De 20:00 às 21:30

‘A luta por direitos, identidade e igualdade racial’:
Mesa de debate com Adriana Rangel (União de Negros de Petrópolis), Joilson Santana (Centro de Referência LGBT do Rio de Janeiro) e Elson Alexandre da Silva (assistente social da coordenadoria de Combate à intolerância e desigualdade de Nova Iguaçu)

·         De 21:00 às 21:30

Apresentação de livro e depoimento de história de vida: Joaquim Jorge Batista da Silva (autor do livro QUIM, o VI – Uma analogia entre o esporte e a violência)

·         De 21:30 às 22:00

Apresentação de Capoeira com o Grupo Ding Dong

Fonte: ASCOM CDDH