sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FMP/Fase promove 1ª Semana de Psicologia sobre as áreas de atuação profissional


Com o objetivo de discutir a formação em Psicologia e a Psicologia como profissão, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou a primeira semana de Psicologia da instituição. Nos dias 03 e 04 de agosto, profissionais e acadêmicos participaram de palestras, minicursos e debates sobre importantes temas que envolvem a identidade sexual, Psicologia Clínica, as Substâncias Psicoativas, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

“Gostaria de parabenizar a instituição por ter a coragem de trazer um tema tão atual e complexo para debate, pois existem conflitos na compreensão do que é a identidade sexual de cada um. Essa temática precisa ser discutida com todas as pessoas da  sociedade, porque é uma realidade que perpassa as famílias, os grupos sociais, o sujeito com ele mesmo, nas suas descobertas, no seu percurso e na construção da sua própria identidade”, destaca Marília Antunes Dantas, psicóloga que ministrou a palestra sobre identidade sexual.

A psicóloga frisa, ainda, que ao falar de afetos o indivíduo carrega uma perspectiva que, de certa forma, ao longo do processo desse fenômeno tem havido desconstruções de algumas verdades, como por exemplo, a associação da orientação afetiva ligada, única e exclusivamente, ao sexo biológico. “De repente, estamos vendo esta ruptura e precisamos falar sobre ela, não tratá-la como patologia, mas como variações dentro daquilo que é o universo humano, a riqueza dos afetos, que é a riqueza da identidade e dos sentidos”, salienta.

Durante o evento foram oferecidos Minicursos sobre Autoestima, Introdução à Logoterapia e a Psicologia no Cinema. Todos os temas abordados durante a Semana de Psicologia da FMP/Fase colocaram em destaque a importância da atuação dos psicólogos na sociedade e a necessidade de refletir sobre as abrangentes áreas de mercado para atuação dos profissionais.

“Com a realização do evento, a gente tem a oportunidade de discutir sobre temas importantes e atuais. É necessário ressaltarmos a importância dos profissionais da área de psicologia e mostrar às pessoas o quanto é importante que elas procurem um profissional, que busquem ajuda, sobretudo no mundo como o de hoje, tão conturbado, tão difícil, com tantas fontes de sofrimento e descontentamento. Então, eu gostaria de deixar claro que nós psicólogos e psicanalistas, não estamos ali só quando a pessoa está em uma crise profunda, mas que ela também possa nos procurar assim que sentirem que esteja acontecendo algo diferente, porque quanto mais rápido ela nos procura, mais fácil é o processo do tratamento", explica a psicanalista Virgínia Ferreira da Silva, professora do curso de Psicologia da FMP/Fase e Coordenadora de pós-graduação em Psicologia Clínica com Ênfase em Perspectivas Breves.

A FMP/Fase deu início à segunda turma do curso de Psicologia, turno diurno, aprovado pelo MEC, com nota máxima - conceito 5. Os estudantes da área de Psicologia da Fase contam com o importante diferencial da formação generalista, pois o curso oferece 5 das 6 ênfases profissionais, são elas: Avaliação Diagnóstica; Clínica; Educação; Gestão; e Prevenção e Promoção da Saúde. 

"Os temas abordados durante o evento foram escolhidos por nós, alunos do 2º período, então está sendo muito gratificante poder participar. São assuntos que estão à margem e a sociedade às vezes acaba não discutindo. Com a oportunidade de conhecer melhor cada tema, poderemos passar nossos conhecimentos a outras pessoas. Por enquanto, é tudo muito novo para mim, mas quando chegar lá na frente, acredito que a dificuldade de compreensão vai ser bem menor e o conhecimento enorme", frisa Sara Cabral, aluna de Psicologia da FMP/Fase.

A Fase também oferece educação continuada com cursos de Especialização em Psicologia Clínica, MBA em Gestão de Pessoas e Residência Multiprofissional em Atenção Básica na área de Psicologia.


 

 

 

Ingresso pelo ENEM


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto está com inscrições abertas, até às 15h do dia 13 de agosto, para os interessados em ingressar com a nota do ENEM nos cursos de: Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Radiologia e Recursos Humanos. Serão aceitas as notas dos Exames realizados entre 2014 e 2016. Informações em http://www.fmpfase.edu.br/vestibular/indexFase.asp

Programação da Semana de 06 a 12 de agosto de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Dietas da Moda
A toda hora surge uma nova dieta milagrosa, um alimento da moda, fórmulas revolucionárias para desintoxicar o organismo e vencer a briga contra a balança. Restringir glúten e lactose, mesmo para quem não é intolerante ou alérgico, consumir apenas proteínas ou papinhas infantis. Tem de tudo nesse vasto cardápio de dietas. O que falta é um compromisso verdadeiro com a saúde e com as mudanças de hábitos de vida que levaram ao sobrepeso. O programa sobre os impactos das Dietas da Moda na saúde tem como convidados a nutricionista Orion Araújo, Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde, e o médico Daniel Falconi, especializado em Nutrologia.
Em Questão: Domingo, 21h
                    Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: O Passo: A Inclusão Através da Música
O método O Passo foi criado em 1996, por Lucas Ciavatta, músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela UFF, e tem como princípios a inclusão e autonomia. O método de educação musical trabalha com quatro pilares: corpo, imaginação, grupo e cultura. Desde sua criação, o método foi experimentado e adotado em escolas, universidades e projetos no Brasil e no mundo, aproximando centenas de professores e milhares de alunos de todas as idades em cursos, oficinas, palestras e outras atividades. Atualmente, o Instituto d'O Passo reúne os professores que levam adiante e recriam a metodologia em seus novos espaços e caminhos.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE
Tema: Avaliação Nutricional
Que tal ter a oportunidade de aprender a se alimentar de forma correta e ter uma melhor qualidade de vida? Esse é o objetivo do projeto de pesquisa - Avaliação Nutricional e Promoção de Saúde, desenvolvido pelo curso de Nutrição da FMP/FASE para os funcionários e professores da instituição. E a pesquisa não para por aí. A ideia é avaliar novamente os funcionários e professores que participaram destas duas etapas para traçar um panorama sobre o perfil desses profissionais, para avaliar se houve mudança no estilo de vida.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares – Celulares/Filipinas:
Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


FAIXA INTERATIVA 

06: Dia de Hiroshima - Em Memória das vítimas da Bomba Atômica lançada pelos EUA

07: Dia Internacional da Educação

09: Dia Internacional dos Povos Indígenas

Domingo: Em Questão - Educação no Século XXI

Segunda: Em Questão - Os Desafios da Aprendizagem

Terça: Em Questão – Educação Audiovisual

Quarta: Em Questão – Cultura Indígena

Quinta: Em Questão – Saúde Indígena

Sexta: Arte & Cultura – Naná Martins + A&C Mbyá Rekó - O Jeito de ser Guarani Sábado: Em Questão - Ética na Ciência
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: É Medicina ou não é?
A medicina tradicional abrange 64 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). As fronteiras entre medicina tradicional e as consideradas alternativas, no entanto, parecem cada vez mais tênues. A acupuntura, antes desconsiderada, já faz parte da graduação na Faculdade de Medicina da USP. A homeopatia tem o aval do CFM mas não é considerada científica por muitos médicos. Técnicas complementares de tratamento, embora baseadas em teorias da medicina oficial, não são aceitas como especialidades médicas. Como classificar a sabedoria indígena, a fisiologia ortomolecular, a psiquiatria antroposófica, a fitoterapia, as terapias holísticas, os florais de Bach? Este debate de especialistas ajuda a entender até onde vai a medicina e no que podem ajudar certas terapias complementares.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Naturopatia
A apresentadora Marcela Morato conversa com o coordenador do curso de naturologia da Unisul – Santa Catarina, Daniel Rodrigues sobre naturopatia ou medicina naturopata, que nada mais é do que um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Naturopatia é um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura). Há duas áreas de foco em naturopatia: uma é apoiar as habilidades de cura do corpo próprio, e o outro é capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível. Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crônicas, sua ênfase é na prevenção da doença e educar pacientes.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A poesia de Eucanaã Ferraz
O programa fala sobre a obra do premiado poeta e autor de livros infanto-juvenis, Eucanaã Ferraz. O apresentador Renato Farias recebe o próprio poeta, escritor e professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eucanaã Ferraz, e o também poeta Elizeu Braga.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: ES - Muqui - Cachoeira do Itapemirim
Crescer com Saúde, uma experiência em educação nutricional é uma projeto que acontece em escolas municipais de Muqui-ES para o controle da obesidade infantil. As mudanças geradas na merenda e nas cantinas escolares estão ajudando a melhorar hábitos alimentares nas crianças e em suas famílias. Em Cachoeiro do Itapemirim a realidade dos que tem dificuldades de locomoção mudou. O projeto IR e VIR Transporte Solidário oferece atendimento especial para os cadeirantes do município, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência e contribui para sua inclusão social e exercício da cidadania.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Famílias e Tradições Nordestinas
Bem representadas em todas as regiões do país, as famílias nordestinas serão homenageadas pelo programa, que vai falar sobre a riqueza cultural e as tradições do Nordeste que as famílias da região espalham pelo Brasil afora. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com o escritor e jornalista, Gilberto Teixeira; com a jornalista gastronômica, Juliana Dias ; e com a fisioterapeuta, Rafaela Lima.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Desobediência Civil
Definida pelo dicionário Houaiss como “desobediência a disposições governamentais ou resistência a normas civis instituídas, em geral, coletiva e por meios não violentos, com o objetivo de forçar concessões do poder político”, a desobediência civil é o tema do programa.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Ser mãe e cuidados com a pele na gestação
O Histórias de Mãe aborda as diversas experiências, momentos marcantes, e medos do que é ser mãe. A apresentadora Daniele Moreira conversou com a Nathali, mãe da Maria Laura, que contou um pouquinho sobre o dilema de engravidar muito jovem e o desafio de cuidar da filha sozinha. Além dos cuidados com o bebê durante a gestação, a mulher também precisa ter um cuidado redobrado com a pele, para evitar manchas e estrias. A dermatologista Dra. Luciana Velloso, dá algumas dicas.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU
Tema: Especial retrata realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas
Parte da série jornalística "Trabalho doméstico, Trabalho decente", este especial retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade. O documentário visibiliza oportunidades e desafios dos países para a promoção dos direitos econômicos e do empoderamento das mulheres.

Tema: Suicídio e desespero entre os indígenas do Brasil
Muitos jovens indígenas estão encontrando uma maneira definitiva de escapar do desespero: o suicídio. Por trás dessa tendência perturbadora estão os conflitos por terra.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Mortalidade Materna
A mortalidade materna inclui as mortes de mães durante a gestação, no parto e no período de até 42 dias do pós-parto, independentemente da duração ou localização da gravidez ou por medidas tomadas em relação a gestação e que não ocorrem por causas acidentais ou incidentais. A redução do número de mulheres mortas devido a complicações da gravidez, no parto e no pós-parto é uma das Metas do Milênio traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para discutir os caminhos para melhorar essa situação no Brasil, o apresentador Renato Faria conversa sobre esse tema com a coordenadora nacional da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, representante da União Brasileira de Mulheres, enfermeira sanitarista e militante feminista, Carmem Lúcia Luis; a secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Maranhão, assistente social e advogada, Carmen Lucia; e a enfermeira obstetriz e ativista do Movimento Negro, Cátia Marins.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Comunicação em Saúde na WEB
No terceiro programa gravado durante a 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, o apresentador Renato Faria discute a Comunicação em Saúde na Internet com o ciberativista em saúde mental Rafael Trávia e o youtuber, criador do projeto Boa Sorte, Gabriel Estrela.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Xique-Xique (Ana)
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30