quarta-feira, 20 de maio de 2009


FASE participa do Conselho Municipal de Educação

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto está representada no Conselho Municipal de Educação pela professora Thereza Sá Earp e o coordenador de projetos especiais Ricardo Tammela. As reuniões acontecem todo o mês, com o objetivo de discutir planos e metas para a educação de Petrópolis, representada por diretores e professores das universidades, faculdades, escolas municipais, estaduais e particulares.
A comissão está elaborando o plano de cargos e salários e as diretrizes para a educação no município, além de organizarem a conferência municipal de educação.


Secretária de educação elogia a exposição Magnífica Causa

Ainda na reunião do Conselho Municipal de Educação, a secretária Sandra Lacava, comentou sobre a abertura da exposição “Arthur de Sá Earp Neto – Magnífica Causa”, realizada no último sábado no Centro Cultural FASE – FMP: “ Foi um evento emocionante. Quero dizer a vocês que pude verificar que naquele espaço, as pessoas estavam envolvidas ... um público diferenciado, com relação com a história”.
A secretária de educação ainda ressaltou sobre a importância de resgatar a história da nossa cidade, convidando as escolas para visitarem a exposição: “ Dr. Arthur faz parte da construção dessa cidade e as pessoas que não conhecem, possam conhecer através da exposição”.

O que saiu na imprensa


Diário de Petrópolis

Terça - feira, 19 de maio de 2009


Evento abre exposição sobre Arthur Sá Earp Neto



Depoimentos emocionados e repletos de orgulho marcaram a solenidade de abertura da exposição Magnífica Causa, Centenário de Arthur Sá Earp Neto. A vernissage foi realizada no último sábado, no Centro Cultural da FASE – Casa Hercílio Esteves e reuniu autoridades municipais, amigos e familiares de Arthur Sá Earp Neto. A exposição fica aberta ao público até o dia 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h.
A exposição traz documentos, fotos, objetos pessoais e arquivos que ajudam a contar um pouco da história de Arthur Sá Earp Neto, personalidade atuante na sociedade petropolitana nos mais diversos aspectos – político, religioso, estudantil.
Advogado por formação, Arthur Sá Earp Neto era um apaixonado pelo ensino. Um dos fundadores das Faculdades Católicas Petropolitanas (hoje Universidade Católica de Petrópolis), tinha entre seus sonhos a transformação de Petrópolis em um pólo universitário e a criação de uma faculdade de medicina na cidade.
"Petrópolis era uma cidade basicamente de veraneio. Ele vislumbrou que esta podia ser uma cidade universitária. Dr. Arthur é uma pessoa a quem Petrópolis muito deve. Muitas pessoas fizeram muito por Petrópolis, mas poucos como ele. Quem funda uma universidade funda uma nação", comentou o historiador Joaquim Eloy, curador da exposição.
Foi em busca da realização de seu sonho que Arthur de Sá Earp Neto fundou, em 1967, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, instituição que consolidou seu nome, ao longo dos anos, como uma das mais renomadas instituições de ensino médico do País, atraindo estudantes de diversas regiões do Brasil.
A abertura da exposição contou com depoimentos emocionados daqueles que conviveram com Arthur Sá Earp Neto, como o médico Guillermo Lopez Lopez, atual professor e diretor da instituição. "A gente só morre quando morre a última pessoa que se lembra da gente. Acho que Dr. Arthur vai continuar entre nós por muito tempo", comentou.
Amigo pessoal de Arthur Sá Earp Neto, o Desembargador Miguel Pachá esteve presente à solenidade. "Dr. Arthur era uma pessoa ativa na sociedade. Ele sabia que Petrópolis era um local para se talhar uma cidade universitária. Ele lutou para que as faculdades petropolitanas e a Faculdade de Medicina de Petrópolis se tornassem uma realidade. Ele era ativo em todas as causas".
O lado descontraído de Dr. Arthur e pouco conhecido das pessoas foi mostrado por suas filhas – Maria Isabel, Maria Thereza e Maria Luísa. "Eu vim falar de um Arthur que marcou muito a nossa família com o seu jeito de ser. A alegria era a marca de ordem de meu pai. Ele herdou de seus pais o dom a música. Meu pai era sinônimo de alegria, de simplicidade e de diversão. Com ele aprendemos que viver é tornar reais nossas paixões. Aprendemos esta lição", declarou Maria Thereza.
A exposição Magnífica Causa fica aberta ao público até o dia 10 de julho, no Centro Cultural da FASE – Casa Hercílio Esteves (Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h. A entrada é franca.