quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Programação da Semana de 05 a 11 de novembro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Terapias de reversão sexual
As terapias de reversão sexual, popularmente chamadas de “cura gay”, voltaram ao centro do debate, depois da decisão judicial da décima quarta vara do Distrito Federal, que abriu uma brecha para que psicólogos possam oferecer este tipo de “tratamento”. O procedimento é proibido desde 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, que repudiou a decisão, afirmando que terapias de reorientação sexual são "uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico". Para o órgão, a "cura gay" é um obstáculo ao enfrentamento da violência e do preconceito em relação à população LGBTTI. O Em Questão sobre terapias de reversão sexual tem como convidada a psicóloga Victoria Gutierrez, do Conselho Regional de Psicologia.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               


 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Sarah Abdala: No Ritmo dos Sentimentos
A cantora e compositora Sarah Abdala tem sua sonoridade calcada na MPB e no rock alternativo. Goiana, radicada no Rio de Janeiro, ela já participou de festivais de música como Vaca Amarela e Kizombeat, na Argentina. A virada na carreira aconteceu ao lado do Theremin, projeto que a levou à vitória do reality show musical Geléia do Rock, do canal Multishow/Globosat, em 2011.
 Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     



Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Nutrição
Para comemorar o dia do Nutricionista nada melhor do que mergulhar no conhecimento. Assim, foi a proposta da Semana de Nutrição, que abordou a Síndrome Metabólica em diversos cenários.  A síndrome tem relação direta com a obesidade e o sedentarismo e eleva os riscos de doenças cardíacas e derrames.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Índia – Agulhas de pinheiros/ Vietnã – arroz/ Granada - agricultura
O episódio traz dois destaques ligados à agricultura: o projeto de recuperação da produção rural de Granada, no Caribe, devastada por um furacão, e a união dos agricultores do segundo maior produtor mundial de arroz, o Vietnã, para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. O programa mostra também como um casal da Índia transformou um problema ambiental em solução energética, aproveitando as agulhas de pinheiros, altamente inflamáveis, para a geração de eletricidade.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1991 – Mánio Goulart

Neste episódio, o dermatologista Márnio Goulart, de Vassouras, na região centro-sul do Estado do Rio de Janeiro, fala sobre como os 6 anos de faculdade moldaram sua vida e sua atuação profissional.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA 

Especial em homenagem ao Dia da Cultura e ao Dia Nacional da Língua Portuguesa

 
DOMINGO: Arte & Cultura - Nélida Piñon

SEGUNDA: Arte & Cultura - Biblioteca Rocambole + Ciência & Letras - Vinícius de Moraes

TERÇA: Arte & Cultura - Cia de Teatro Livro Aberto

QUARTA: Arte & Cultura - Artesanato Brasileiro

QUINTA: Arte & Cultura - Grupo Teatral Povo do Cafundó - Mergulho nas Tradições Populares

SEXTA: Arte & Cultura: O Passo: A Inclusão Através da Música

SÁBADO: ARTE & CULTURA - NANÁ MARTINS + Ciência & Letras

Augusto dos Anjos

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Doenças degenerativas
Perda de memória, dificuldade para executar tarefas, para falar, câimbras, perda de equilíbrio, tremores. A antigamente se dizia que era coisa de velho; virou velho gagá.. e outros desprezos de mau gosto. Com o aumento da sobrevida da população cresceu a consciência de que esses sintomas podem ser de doenças degenerativas, responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano. Alzheimer, Parkinson e a Esclerose Lateral Amiotrófica – a ELA – são as doenças neurodegenerativas mais frequentes na terceira idade.  No Brasil, estima-se que um milhão e duzentos mil idosos possuam algum tipo de comprometimento cognitivo. O tratamento é difícil, tanto para o paciente quanto para a família e as pessoas ao redor. Os especialistas convidados ajudam a saber mais sobre essas doenças.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Yoga e Meditação
Duas práticas que estão na moda há algum tempo, que até recentemente só eram acessíveis para quem tivesse dinheiro para pagar por elas: yoga e meditação. Mas com sua inclusão na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, elas já estão sendo ofertadas em Unidades Básicas de Saúde de diversos municípios. Nesta edição do Ligado em Saúde vamos explicar como essas atividades podem fazer bem para a sua saúde. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a professora de yoga e meditação Mariana Soares.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Inquérito de Saúde na Esfera Local
O programa fala sobre o livro "Inquérito de Saúde na Esfera Local: colocando em prática", escrito a partir de uma pesquisa realizada em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de colaborar com a informação sobre as condições de saúde desse público específico e facilitando seu ingresso no SUS. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com duas das autoras da publicação, a médica, mestre em Saúde Pública, doutora em Engenharia Biomédica, com pós-doutorado em Estatística, Marília Sá Carvalho; e a médica veterinária, mestre e doutora em Saúde Pública, Renata dos Santos Rabello.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: ES - Muqui - Cachoeira do Itapemirim
Crescer com Saúde, uma experiência em educação nutricional é uma projeto que acontece em escolas municipais de Muqui-ES para o controle da obesidade infantil. As mudanças geradas na merenda e nas cantinas escolares estão ajudando a melhorar hábitos alimentares nas crianças e em suas famílias. Em Cachoeiro do Itapemirim a realidade dos que tem dificuldades de locomoção mudou. O projeto IR e VIR Transporte Solidário oferece atendimento especial para os cadeirantes do município, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência e contribui para sua inclusão social e exercício da cidadania.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Mulheres na Polícia
Garantir a participação das mulheres e a oportunidade de liderança nas decisões políticas fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas. É o objetivo 5 - Igualdade de Gênero. No Brasil, a participação feminina na política ainda é pequena. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a vereadora de Niterói/RJ, Talíria Petrone e com a especialista em Políticas Públicas, Jurema Batista.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Arte e Censura
Embora esteja assegurada na Constituição de 1988 que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença", atualmente a arte e a liberdade de expressão têm sofrido com várias formas de censura. O apresentador, Renato Farias conversa com nossos convidados sobre "Arte e Censura". Gravado no Galpão da Ação da Cidadania, no município do Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Shantala
No Histórias de Mãe, você aprenderá um pouquinho sobre a Shantala - técnica de massagem, que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 
Programa FASE.DOC– ONU

Tema: Cais do Valongo: ponto de partida para o circuito da Herança Africana no Rio
O Rio de Janeiro fez parte da história de travessias do Oceano Atlântico que não pode ser esquecida. Durante o século 19, desembarcaram mais de 500 mil escravos africanos em uma região conhecida como o Cais do Valongo, ponto de partida para um circuito que faz referência à Herança Africana na cidade.


Tema: Museu de Imagens do Inconsciente

Como forma de valorizar e dar visibilidade a museus menos conhecidos no Brasil, esta é a história do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira com obras feitas pelos internos do atual Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II) e reconhecimento artístico de profissionais brasileiros. Hoje possui cerca de 360 mil obras.

Tema: Capoeira, promovendo a diversidade e combatendo o racismo e outras formas de preconceito
A capoeira é uma prática cultural afro-brasileira com múltiplas facetas, sendo tanto uma luta quanto uma dança. Ela é compreendida como folclore, esporte e arte. A Roda de Capoeira é onde o jogo acontece. Em novembro deste ano, a Roda de Capoeira foi declarada pela UNESCO um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Duas dimensões estão sempre presentes: o lado lúdico da celebração, da diversão, e o outro lado, da resistência negra e da reação ao sistema opressivo escravocrata. De raízes africanas, a capoeira é brasileira, uma rica herança cultural e não tem tradução: para cantar em uma roda de capoeira, os capoeiristas devem aprender o português.

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: A Sociedade e as soluções para a Zika
As arboviroses, nome dado às doenças transmitidas por vírus propagados por insetos, têm sido um desafio para a sociedade, especialmente em países tropicais. Parte da população brasileira já está até familiarizada com nomes antes pouco usuais, como Aedes aegypti, nome científico do que era apelidado de “mosquito da dengue”, e o próprio nome arbovirose, que inclui doenças que quase todo mundo conhece hoje em dia, como a dengue, a chikungunya, a febre amarela e a zika. A sociedade como um todo e a comunidade científica em especial têm se debruçado sobre esse desafio com esforços redobrados desde a epidemia de zika que provocou um aumento dos casos de microcefalia no país. Diante da preocupação gerada pela expansão das arboviroses, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), criaram o projeto “Plataforma de vigilância de longo prazo para a Zika e Microcefalia no âmbito do SUS”, que conta com o apoio de entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Os convidados para debater o assunto são o coordenador da Feira de Soluções para Saúde, Wagner Martins; a representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fernanda Lopes; e o chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Conferência Estadual de Vigilância em Saúde da Paraíba
O apresentador do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com com o conselheiro estadual de saúde/PB, Jamacyr Mendes e com a gerente de Vigilância em Saúde/SES-PB, Renata Valentim Nóbrega sobre a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde/PB, que tem como tema central, “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade".
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre Viva
"Sempre Viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30