segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Programação FASE TV - De 30 de agosto a 05 de setembro






PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

· Programa ARTE & CULTURA

Tema: Mestre Valentim

o Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, foi um dos principais artistas do Brasil colonial. Com múltiplos talentos, trabalhou como escultor, entalhador, arquiteto e urbanista. Filho de um fidalgo português e de uma escrava brasileira, Mestre Valentim nasceu em 1745, em Serro, Minas Gerais, mas desenvolveu a maior parte de sua obra no Rio de Janeiro. Ele foi autor do projeto original do primeiro parque da cidade, o Passeio Público, que inaugurou o conceito de jardim aberto à população nas Américas. As esculturas sacras de Mestre Valentim tinham como característica principal os traços bem brasileiros. Ele também foi o primeiro a introduzir animais e plantas nacionais na temática artística. O Arte & Cultura conversa com Maria Luíza Salgado, a Dona Maísa, responsável pela restauração de uma das principais obras sacras de Mestre Valentim: a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio de Janeiro. Foi ela quem descobriu uma série de trabalhos do artista em Petrópolis. O programa também entrevista o cineasta Ricky Ferreira, que está preparando um documentário sobre Mestre Valentim.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30

Terça, 20h

Quarta, 20h30

Quinta, 22h30

Sábado, 17h

Domingo, 20h30


· Programa EM QUESTÃO

Tema: Radiologia Forense.

o A radiologia é um importante instrumento para o diagnóstico de doenças. Mas a tecnologia também pode ser utilizada em outras áreas, além da saúde. É o caso da Radiologia Forense, aplicada na identificação de crimes e vítimas de acidentes. O Em Questão conversa com o professor de radiologia José Milton de Castro Brito sobre a utilização das imagens radiológicas para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça.

Em Questão: Segunda, 20h

Terça, 21h30

Quarta, 22h30

Quinta, 21h30

Sexta, 22h

Sábado, 14h30

Domingo, 13h e 22h30


· Programa MINUTO FASE

Tema: Medicalização da Saúde.


o O exagero no uso de medicamentos é hoje um problema ambiental e de saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o uso racional de remédios prevê a prescrição da droga mais apropriada para a condição clínica do paciente, na dose adequada e pelo período de tempo necessário. Além disso, outras formas de promoção da saúde devem ser levadas em conta na definição da terapia a ser utilizada. O episódio mostra o simpósio sobre o assunto realizado na FMP/Fase, com a participação de profissionais de saúde e estudantes.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


· Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: Igualdade Racial


o A política de cotas nas universidades, a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a aplicação da lei 10.639 que determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afrodescendente nas escolas. As conquistas e barreiras enfrentadas pelo movimento negro nos últimos anos foram debatidas pelo Em Questão com o Vice-presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Petrópolis, Pedro Fernandes.


Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


· Programa AO REDOR

Tema: Patrimônios da Humanidade /UNESCO - Agricultura Urbana/Haiti – CODEX ALIMENTARIUS

o A 37ª reunião da Comissão do Patrimônio Mundial da Unesco ampliou a lista dos Patrimônios da Humanidade. O episódio apresenta quatro novos detentores do título. O Ao Redor mostra também como a agricultura urbana está mudando a vida de famílias do Haiti. Gente que vivia em situação vulnerável e agora está aprendendo a cultivar hortas em plena cidade, utilizando pneus reciclados. O programa faz ainda um balanço dos 50 anos da Comissão Codex Alimentarius, que luta pelo cumprimento de padrões internacionais justos e seguros de produção e comércio dos alimentos.

Ao Redor: Terça, 11h

Quinta, 20h30

Domingo, 22h


· Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Como avaliar nossa ciência e nossos cientistas

o Vivemos num mundo cheio de tecnologia: celulares, internet, computadores no processo industrial – enfim, uma sociedade onde o conhecimento passou a ser fundamental. A aplicação prática de uma parte do conhecimento vira a tecnologia que inova quase todos os produtos utilizados hoje em dia. Essas novidades, dentro da disputa comercial do mundo capitalista, são transformadas em patentes que garantem lucro. Mas, até por conta de tanta rapidez na intercomunicação global, o conhecimento publicado por um cientista rapidamente alcança todos os outros da mesma área fazendo avançar novas pesquisas. É por essas e outras razões que se convencionou medir o valor da produção científica de um país pela quantidade de publicações de trabalhos e pelas patentes registradas. Mas até que ponto esses índices são capazes de definir a importância do papel da ciência e dos cientistas no Brasil?

Tome Ciência: Quarta, 16h

Domingo, 14h


· Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Cardiopatia Neonatal



o Grande parte dos casos de mortalidade neonatal precoce é provocada pela cardiopatia congênita, a má formação do coração do feto. Uma atenção especial no pré-natal e nos primeiros dias de vida pode salvar a criança. Ela poderá ter uma vida saudável, se tratada a tempo.

Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h

Quarta, 10h

Sábado, 11h


· Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Joao Cabral de Mello Neto: Uma Fala Só Lâmina

o A obra de João Cabral de Mello Neto se apresenta quase isolada em nosso panorama literário por não existir uma linhagem na qual ela possa se inscrever. Tal situação faz dele um autor que inventa uma nova trilha, a exemplo de Machado de Assis e de Guimarães Rosa. Nomes que explodem na literatura, trazendo um olhar arraigadamente pessoal. João Cabral de Mello Neto é o tema deste episódio do Ciência e Letras.


Ciência & Letras: Domingo, 15h

Segunda, 22h30

Quinta, 20h


· Programa Canal Saúde NA ESTRADA

Tema: Campina Grande – PB


o O episódio acompanha o processo de discussão dos rumos do Sistema Único de Saúde para os próximos anos. O programa foi até o Agreste Paraibano mostrar a Conferência Municipal de Saúde de Campina Grande.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30

Terça, 23h


· Programa EM FAMÍLIA

Tema: Falando de Sexo com os Filhos.


o Se tem um assunto tabu dentro de uma família, pode ter certeza que esse assunto é sexo. Quando devemos tocar nesse tema com nossos filhos? Qual a melhor maneira de abordá-los? Como reagir em relação a perguntas e comportamentos que eles venham a trazer ou fazer? Essas e outras perguntas são discutidas neste episódio do Em Família.

Em Família: Quarta, 20h

Domingo, 16h

Sábado, 22h


· Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Ser Político


o Representantes da academia e da sociedade civil organizada refletem sobre a participação social na política, sobre a política partidária e sobre as formas contemporâneas da democracia.


Unidiversidade: Terça, 10h

Quinta, 18h

Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35