terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto Quintas Culturais - ABRIL


Espetáculo Som & Luz

Através de uma parceria entre o Museu Imperial e a FASE/ FMP, alunos e funcionários podem assistir o Espetáculo Som & Luz gratuitamente.
A próxima participação está marcada para o dia 08 de abril às 20 horas. Para se inscrever basta comparecer no Centro Cultural, lembrando que a atividade vale horas complementares.

Sobre o SOM & LUZ

Um espetáculo como você nunca viu. Nem ouviu.

Quem nunca pensou em voltar no tempo? O Som e Luz Petrópolis oferece esta oportunidade ao reviver alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil. Trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de D. Pedro II. A iniciativa é fruto da parceria entre Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Museu Imperial e Fundação Roberto Marinho.

A viagem começa no dia do baile das princesas, quando as irmãs Isabel (Mika Lins) e Leopoldina são apresentadas a seus futuros maridos: o conde d’Eu e o duque de Saxe. Toda a corte está subindo a serra para comparecer ao evento. Você vai ouvir o cocheiro convidá-lo para embarcar na carruagem que leva os convidados para o palácio imperial. Seus acompanhantes são ninguém menos do que do marquês de Caxias – futuro duque de Caxias, interpretado por Cláudio Mamberti, num de seus últimos papéis – e o barão do Bom Retiro (Sérgio Mamberti) – amigo pessoal de D. Pedro II.

Enquanto a narração em off – na voz de Paulo Autran – guia os espectadores pelo jardim do atual Museu (simulando o trajeto de subida da serra), a iluminação cenográfica complementa a magia do espetáculo. De frente para a fachada do prédio, uma das principais surpresas do show: o palácio está iluminado e pronto para a festa, como há 150 anos. Inclusive, é possível ver, através das janelas, as silhuetas de D. Pedro II (Odilon Wagner foi o ator convidado para interpretar o personagem ) e seus convidados. Estão todos lá: a família imperial e a corte brasileira.

Mas como a viagem apenas começou, o Som e Luz Petrópolis prepara outra surpresa: uma cortina d’água – posicionada estrategicamente no lado oposto à fachada do palácio – se torna a tela em que é projetada cenas do filme que complementa o show. Será possível acompanhar a fofoca das convidadas sobre a dança da princesa Isabel com André Rebouças, um negro que freqüentava os salões da família imperial.

O show ainda reserva espaço para contar sobre a Guerra do Paraguai, a proclamação da Lei Áurea e termina com a chegada da República. Em 45 minutos, a noite de Petrópolis é iluminada pelos efeitos especiais que permitem oferecer uma das mais inesquecíveis e emocionantes aulas de história brasileira.

Espetáculo - O Som e Luz Petrópolis é um show permanente, oferecido de quinta a sábado, no Museu Imperial. O projeto traz para o Brasil uma versão que explora recursos tecnológicos ainda mais avançados do que os utilizados nas edições que são apresentadas em locais como o Palácio de Versailles, em Paris, e as pirâmides do Egito.

O espetáculo utiliza três toneladas de equipamentos – caixas de som, projetores, mesa de luz etc. –, 480 refletores e spots, 28 quilômetros de cabos. Por se tratar de um monumento tombado pelo IPHAN, qualquer interferência que comprometa as características da arquitetura original precisou ser disfarçada ou escondida (muitas vezes enterrada sob o pavimento do próprio pátio). A cortina d’água, por exemplo, alcança seis metros de altura e 17 de largura. Para reaproveitar a água utilizada, a cortina dispõe de uma espécie de piscina que mede 2m x 19m e será camuflada entre a vegetação do jardim.

Tecnologia de ponta - São cinco projetores digitais ligados com cabos de fibra ótica – que evitam perda de qualidade tanto do sinal de áudio, quanto de imagem. Esses equipamentos vão projetar nas janelas do prédio as silhuetas da família imperial e dos convidados do baile das princesas. Nas janelas, foram instaladas cortinas automatizadas – feitas de tecido não-inflamável – que descem na hora do espetáculo e, logo em seguida, se recolhem e ficam escondidas dos olhares dos visitantes.

Uma das preocupações que orientou a escolha do equipamento foi a economia de energia. É que além da história, o Som e Luz Petrópolis também aproveita para passar uma mensagem de uso racional de energia. Isto é, com tecnologia mais moderna e cuidados na manutenção, é possível proporcionar conforto e lazer e ainda prevenir o desperdício de energia elétrica.

Por exemplo, para dar conta das 480 lâmpadas, foram instalados 12 dimmers, cada um com 12 canais. Isto é, são 144 canais ligados em todo o sistema de iluminação que controla o acionamento de cada refletor e spot. Os dimmers permitem que a intensidade de cada lâmpada seja dosada, garantindo que só seja utilizada a energia necessária para o efeito desejado, sem que haja nenhum desperdício.

Os espetáculos de som e luz são conhecidos internacionalmente. Nos principais pontos turísticos do mundo, eles atraem milhares de turistas, apresentando, de uma forma divertida e didática, a história de cada local. No Brasil, não é diferente.

A exemplo dos grandes espetáculos nas pirâmides do Egito e no Parthenon da Grécia, o Museu Imperial em Petrópolis, no Rio de Janeiro, é palco do maior espetáculo permanente de som e luz jamais realizado no Brasil. Um show que conta os fatos marcantes do século XIX e da história imperial brasileira. Um evento que você não pode deixar de assistir.

***

Pela primeira vez no Brasil um espetáculo que reúne cores, luzes, sombras, tecnologia e efeitos especiais. Um show vibrante, que conta os fatos mais marcantes da nossa história de uma maneira como você nunca imaginou ver, nem ouvir. Venha ver de perto essa historia.

A exemplo dos grandes espetáculos nas pirâmides do Egito e no Parthenon da Grécia, o Museu Imperial, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, é palco do maior espetáculo permanente de som e luz jamais realizado no Brasil. Um show que conta os fatos marcantes do século XIX e da historia imperial brasileira. Um evento que você não pode deixar de assistir.