quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ocupação hoteleira durante Vestibular de Medicina supera expectativa para o feriadão



Em plena crise econômica vivenciada pelo país, quando já virou rotina ouvir falar em recessão, nos noticiários, Petrópolis recebeu um fôlego extra, nesse fim de semana, com a presença de candidatos ao vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Junto com eles, que são provenientes de quase todos os estados brasileiros, vieram seus amigos e familiares, e muitos deles permaneceram o fim de semana inteiro na cidade, hospedados e consumindo produtos e serviços petropolitanos.  

Segundo dados do Disque Turismo, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, a taxa média de ocupação hoteleira registrada no fim de semana em que a prova foi aplicada chegou a 84,84%, no Centro da cidade e arredores, bem acima da previsão que o órgão fez para o feriado de 12 de outubro, de 61,58%. Através da parceria da FMP/Fase com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), os vestibulandos recebem tratamento especial, com alguns hotéis e pousadas oferecendo tarifário mais barato.

Essa movimentação financeira, em Petrópolis, não acaba no vestibular. A maior parte dos alunos que ingressam na FMP é de fora da cidade e permanecem no município, em casas e apartamentos alugados, além de repúblicas.

“Essas pessoas movimentam pousadas para as suas famílias, aluguel de apartamentos, casas e quartos, consomem refeições em pensões e restaurantes, abastecem seus carros, compram livros, roupas, materiais diversos, e servem-se da rede de serviços da cidade. Além de ser indutor de turismo, esse tipo de movimentação gera empregos diretos e indiretos que dinamizam a economia local e regional”, diz Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Realidade essa que será vivenciada pela candidata Camila de Santana Marinho, caso seja aprovada no vestibular. Ela vive em Juiz de Fora/MG e tentou, pela segunda vez este ano, conseguir uma vaga para estudar na FMP.

“Eu ouvi algumas referências, que a faculdade era boa, e conheço algumas pessoas que fazem Medicina aqui, por isso resolvi tentar”, conta. O pai, que seguiu a carreira de médico cardiologista, incentiva. “Vou alugar um apartamento pra ela morar aqui e vou arcar com todos os gastos, além de dar orientação e fornecer tudo o que for necessário. Essa faculdade é muito conceituada e Petrópolis dispensa comentários, pois é uma cidade tradicional, maravilhosa”, diz Haroldo Teixeira Marinho.

A história se repete na vida de Mariana dos Santos Oliveira e de sua família. “A gente pretende alugar um apartamento aqui pra ela ficar. Escolhemos a cidade porque ela é calma e a gente tem uma referência muito grande dessa faculdade”, explica Antônio Carlos dos Santos, pai da candidata.

O Vestibular da FMP, que é aplicado pela Fundação Cesgranrio, ofereceu 60 vagas para ingresso em 2016 e registrou quase três mil inscritos. Metade desse público optou por realizar a prova em Petrópolis, que foi aplicada no próprio campus da instituição e no Colégio Cenip. Os candidatos também puderam fazer a prova no município do Rio de Janeiro.