segunda-feira, 2 de março de 2015

FMP/Fase recebe ingressantes das Residências Médica e Multiprofissional da Saúde

O atual cenário do setor público de saúde no Brasil é motivo de constante análise e reflexão entre os profissionais que atuam neste setor. Cada vez mais, a necessidade de formar profissionais qualificados para a área de saúde fica evidente. Por isso, há 15 anos a Faculdade de Medicina de Petrópolis, em parceria com o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, oferece, aos recém-formados, especializações em diversas áreas da saúde, para que eles possam atender a essa grande demanda do Sistema Único de Saúde.

“Em 2000, tínhamos apenas a Residência Médica em Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Hoje, oferecemos especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Endoscopia Digestiva, Medicina Intensivista e Neonatologia. Este ano, também lançamos os Programas de Residência Multiprofissional e Profissional na área da saúde, para Enfermeiros, Nutricionistas e Psicólogos”, conta o coordenador dos cursos de Pós-Graduação e Pesquisa da FMP/Fase, João Miranda.

As constantes atualizações na área de medicina são necessárias, uma vez que os avanços dos estudos na área de saúde sofrem muitas alterações com o passar do tempo. Por isso, o coordenador explica que a graduação não é suficiente para uma qualificação adequada. O profissional precisa se dedicar a uma área de especialização. As residências são modelos de pós-graduação específicos, desenvolvidos dentro do cenário de atuação, com perfil prático, embora tenha um período teórico.

O Sistema Único de Saúde tem como atribuição criar condições para formação de recursos humanos para o próprio SUS, sendo assim, a Faculdade de Medicina de Petrópolis apoia a realização das Residências Multiprofissionais nos hospitais públicos, pois o objetivo dessas atualizações é formar profissionais qualificados, que possam prestar seus serviços no atendimento à população. 

“Essa parceria com o Hospital de Ensino Alcides Carneiro visa formar os profissionais que a gente precisa atuando no setor público de saúde. Eles serão capazes de compreender os verdadeiros problemas da saúde pública no Brasil e, através desses atendimentos qualificados, podemos mudar a realidade de assistência médica para as pessoas que vivem nas comunidades”, diz João.


Na próxima segunda- feira (02), os novos residentes dos Programas de Residência Multiprofissional e Profissional em Área da Saúde e Residência Médica serão recebidos no campus da FMP/Fase e darão início aos estudos de atualização no Hospital Alcides Carneiro.