terça-feira, 28 de novembro de 2017

2ª Edição Pit Stop da Saúde



A 2ª edição do projeto Pit Stop da Saúde, no último sábado (25), ofereceu uma série de serviços gratuitos à população. Quem passou pelo Colégio Rui Barbosa, no Alto da Serra, teve acesso a exames de vista, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, direito a corte de cabelo e orientações sobre urologia, aproveitando o mês de sensibilização sobre a saúde do homem. Além disso, residentes de Nutrição e Enfermagem da FMP/Fase realizaram avaliações nutricionais, e residentes de Psicologia promoveram uma roda de conversa com o público. O evento também contou com a contribuição dos alunos de graduação da faculdade. Os estudantes de Odontologia, por exemplo, deram explicações sobre saúde bucal e os estudantes da Liga de Trauma e Emergência, deram dicas sobre primeiros socorros. Também foram oferecidos serviços de orientação jurídica, cadastramento no banco de empregos do CEBRAC, e procedimentos para a retirada da carteira de trabalho. O Pit Stop da Saúde é um projeto do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), em parceria com a FMP/Fase e o Lions Clube de Petrópolis. 





Congresso Nacional de Administração debate inovação na FMP/Fase


Criado na UFF em Volta Redonda, o  Congresso Nacional de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) chega à décima edição, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na FMP/Fase, em Petrópolis. Os participantes terão acesso a oficinas, minicursos, sessões científicas e painéis sobre administração pública, gestão da tecnologia e inovação, economia das organizações e sustentabilidade, ensino e pesquisa em administração e contabilidade, relações de trabalho, desenvolvimento econômico regional; institucionalismo, diversidade e poder. 

"Tivemos mais de 700 trabalhos submetidos e aproximadamente 400 trabalhos aprovados. A relação entre submissão e aprovação dá a perfeita ideia do rigor que o congresso exige para seus trabalhos, que valem da graduação até pós-graduação. O número de participantes se aproxima de 600 pessoas ao longo dos dois dias, um número fantástico e que enfatiza a representatividade do evento", diz Humberto Medrado, professor de Administração e RH da FMP/Fase.

Estarão presentes pesquisadores de diversos estados do país, como Minas Gerais e Santa Catarina, com linhas de pesquisa que incluem, segundo o professor Levi Pereira, administração de operações produtivas e serviços, administração estratégica e marketing, comportamento humano nas organizações, entre outros. "Alguns trabalhos envolvem também a multidisciplinaridade dos cursos da FMP/Fase, como Psicologia, Administração e Recursos Humanos", frisa Humberto Medrado, que apresentará no CASI a "Análise dos papéis gerenciais no âmbito corporativo. A importância do gestor no contexto organizacional", ao lado de José Valentin Iglesias Pascual. 

Outros professores da FMP/Fase terão trabalhos apresentados no CASI. "O trabalho feminino e a dignidade humana na indústria de confecção petropolitana" é assinado pela professora Luciene Baptista, com Juliana de Oliveira Ferreira, Aline Lemos, Lorraine Cristina e Lucas de Andrade. Já Rodrigo Lopes mostrará "A gestão do conhecimento em um pequeno negócio de tecnologia educacional: o caso Pauta Online", com Ana Cristina de Oliveira Antônio. Também há trabalhos de alunos egressos da faculdade.

"Por ser um encontro nacional, o CASI representa um dos eventos mais respeitados do Brasil, sendo recomendado, inclusive, por cursos de mestrado e doutorado. A importância também se dá pelo estímulo à pesquisa aos nossos alunos, à cidade como um todo e faz parte de um projeto do nosso curso de Administração, dentro do conceito do projeto Petrópolis Cidade Universitária. Todo esse clima poderá ser sentido por nossos alunos, visto que atuarão como monitores em sessões temáticas, e por nossos professores, avaliadores de trabalho apresentados no quesito pôster", completa Humberto Medrado.

 

FMP/Fase abre inscrições para residências em saúde


As inscrições para o concurso de Seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da FMP/Fase ocorrerão de 29 de novembro a 29 de dezembro. A prova objetiva será aplicada no dia 12 de janeiro de 2018, em Petrópolis. As atividades começarão no dia 1 de março, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, no campus da faculdade e em unidades de Saúde da Família.
 
Estão sendo oferecidas 42 vagas para Residência Médica, nas seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (4), Pediatria (5), Obstetrícia e Ginecologia (4), Anestesiologia (4), Cirurgia Geral (3), Endoscopia (2), Neonatologia (2) e Radiologia, Diagnóstico por Imagem (3) e ano adicional em Ressonância Nuclear Magnética (3).
 
Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), nutricionistas (2) e psicólogos (2). O Programa de Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva dispõe de quatro. As residências da FMP/Fase estão integradas ao Pró-Residência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.
“Os programas de Residência Médica contribuem não apenas para o desenvolvimento dos futuros profissionais, mas também para a melhoria do atendimento à população, que passa a contar com médicos mais bem formados. Além disso, os programas são parte do conjunto de fatores que chancela o HAC como hospital de ensino, tornando-o polo de referência para toda a região”, explica o professor Miguel Koury, coordenador da Residência Médica da FMP/Fase.
 
De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Regina Shiraishi, o Programa em Atenção Básica e o Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: “Os programas de residência são desenvolvidos em cenários de prática diversificados, oportunizando a qualificação em serviço e a troca de saberes com profissionais de diferentes áreas e com tutores e preceptores qualificados, com ampla experiência em ações voltadas para o SUS e para o mercado de trabalho em geral.”
 
Para a coordenadora do programa de residência de Medicina de Família e Comunidade, Julia Morelli Rosas, a experiência pode abrir portas para os profissionais. "A intervenção do médico de família vai além de pedir exame e passar remédio. Trabalha em equipe para agir nos determinantes das doenças, na comunidade, no território, que é o lugar real onde as coisas acontecem. É também a residência que dará as ferramentas clínicas para cuidar das pessoas com qualidade. Além disso, ela pontua para o acesso a outras residências”, acrescenta Julia. 
 
As inscrições para o concurso devem ser feitas em www.fmpfase.edu.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6497 ou no próprio site da faculdade.
 
 






Faculdade de Medicina de Petrópolis abre inscrição para transferência


A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) lançou edital de transferência para o terceiro e o quarto ano do curso. São 11 vagas e as inscrições estarão abertas até 28 de dezembro.

Segundo o diretor da faculdade, Paulo Cesar Guimarães, será analisado o histórico escolar dos candidatos. A prova será aplicada no campus da faculdade, em Petrópolis, no dia 5 de janeiro de 2018, das 10h às 13h, quando os candidatos também serão entrevistados pela coordenação do curso, a partir das 14h. 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis, que está completando 50 anos, é considerada uma instituição cinco estrelas pelo MEC e referência na área, com programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. A FMP/Fase investe em pesquisas e tem parcerias com várias instituições, como Fiocruz, INCA, Inmetro, LNCC, PUC Paraná e Universidade de Pittsburgh (EUA).

As inscrições podem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br. O campus da faculdade fica na Av. Barão do Rio Branco 1003, no Centro.