sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Correndo do Diabetes



No dia 24 de novembro, o Posto de Saúde da Família do bairro Estrada da Saudade, unidade da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), realizará o projeto “Correndo do Diabetes”, que tem por objetivo conscientizar a população para a prevenção da doença. As inscrições são gratuitas, no próprio posto, com direito à camisa da corrida para os 100 primeiros participantes.

A corrida terá início às 08h30 saindo do posto em direção à Catedral São Pedro de Alcântara, quando todos deverão retornar ao PSF Estrada da Saudade. O percurso levará, no máximo, duas horas de duração. Aqueles que não tiverem condições de correr durante todo o trajeto, podem ir caminhando.

“Queremos mostrar que o diabético pode se exercitar como qualquer outra pessoa, desde que o mesmo tenha preparo físico para isso. O exercício físico ajuda a controlar a glicemia evitando, assim, as complicações tardias do diabetes”, explica a professora Cristiane Martins Couto, médica de saúde da família, no posto da Estrada da Saudade.

E, no dia 12 de novembro, das 09 às 11h, o posto também oferecerá um encontro especial do grupo Hiperdia, voltado para pacientes diabéticos e hipertensos atendidos no local. Na ocasião, alunos de Nutrição, Enfermagem e Medicina da FMP/Fase orientarão os participantes sobre receitas específicas para quem sofre dessas doenças, além de realizarem dinâmicas de grupo.
O “Hiperdia” existe há 10 anos e é formado por homens e mulheres, com idade entre 40 e 75 anos. Durante os encontros são abordados assuntos relacionados às complicações e ao desconforto gerado por essas doenças, através de debates em grupo, gincanas, receitas, aferição de pressão e glicemia, e orientações gerais. A participação no grupo é gratuita, ocorrendo às terças-feiras, das 09 às 10h30.

Para dúvidas ou outras informações, entre em contato com a equipe do posto pelo telefone (24) 2243-5516.