segunda-feira, 10 de julho de 2017

Programação da Semana de 09 a 15 de julho de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Patrimônio Histórico
Através do patrimônio de uma cidade podemos conhecer a história de seu povo, suas tradições, sua cultura. Construções, monumentos, parques, praças. Cheios de significados simbólicos, eles são testemunhas de hábitos da comunidade e de fatos marcantes. Como guardiões do tempo garantem às novas gerações o direito à memória. O episódio sobre Patrimônio histórico conta com a participação do arquiteto Adriano Arpad Moreira, bisneto do construtor da Casa de Santos Dumont, a “Encantada”, um dos pontos turísticos mais visitados de Petrópolis. A família de Adriano também foi responsável pela restauração do edifício Mont Blanc, que estava em ruínas, e da fachada da fábrica Xerium, entre outros projetos ligados ao patrimônio da cidade.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Dança Alemã ( Até o dia 09/07)
Cerca de 500 dançarinos, desde crianças de 5 anos até idosos, fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis. Eles apresentam a dança tradicional alemã em eventos culturais na cidade e também em turnês pelo Sul e Sudeste do Brasil. Atualmente, existem 9 grupos em atividade na cidade, cada um com sua rainha e seus trajes típicos, inspirados em regiões da Alemanha e da Áustria. O ponto alto do calendário de apresentações é a Bauernfest, a festa do colono alemão, realizada todos os anos no mês de junho, quando todos os grupos se revezam no palco montado no Palácio de Cristal para celebrar a cultura germânica, que faz parte da colonização de Petrópolis.

Tema: Aline Klem – A Superação Através da Arte
É através da arte que Aline Klem tem superado uma fase difícil de sua vida: a Depressão. E entre um quadro e outro, foi criando sua própria identidade. De forma autodidata, desenvolveu um estilo próprio, com telas bem coloridas e fortes, que retratam a perda do movimento dos braços, a angústia, tristeza e melancolia. Sempre focando na temática: Espanto: Gente e bicho, tema este que norteou suas exposições.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


                     
Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de enfermagem 2017
A 16ª Semana de Enfermagem da FMP/Fase teve como tema as boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática. O evento contou com a participação do secretário de saúde de Petrópolis, Silmar Fortes.
Também fizeram parte da programação, palestras sobre a inserção do enfermeiro nos diferentes espaços de cuidado, como as Unidades de Tratamento Intensivo e a Saúde Mental. A Semana de Enfermagem contou ainda com oficinas sobre Trauma e Emergência com práticas pré-hospitalares. A emoção fez parte da edição de 2017, com uma homenagem ao ex-coordenador de Pesquisas e Pós-graduação da faculdade, João Miranda, falecido em abril deste ano.
Tema: Seminário de Nutrição 2017
Promover a atualização acadêmica e profissional através da reflexão e de debates sobre temas atuais ligados à carreira dos nutricionistas. Esse é o objetivo do Seminário de Nutrição da FMP/Fase. Com organização do diretório acadêmico, a edição 2017 do evento teve como tema um questionamento: O que há por trás da saúde intestinal? O seminário contou com palestras sobre problemas que geram um forte impacto na qualidade de vida de pacientes, como a síndrome do intestino irritável e a depressão intestinal. Durante toda a programação, as discussões sobre os distúrbios que afetam o órgão enfatizaram a importância da alimentação na prevenção e também o durante o tratamento.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Patrimônios da Humanidade /UNESCO - Agricultura Urbana/Haiti – Codex Alimentarius
A 37ª reunião da Comissão do Patrimônio Mundial da Unesco ampliou a lista dos Patrimônios da Humanidade. O episódio apresenta quatro novos detentores do título. O Ao Redor mostra também como a agricultura urbana está mudando a vida de famílias do Haiti. Gente que vivia em situação vulnerável e agora está aprendendo a cultivar hortas em plena cidade, utilizando pneus reciclados. O programa faz ainda um balanço dos 50 anos da Comissão Codex Alimentarius, que luta pelo cumprimento de padrões internacionais justos e seguros de produção e comércio dos alimentos.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


  
FAIXA INTERATIVA 

Domingo: Arte & Cultura - A Voz de Gabriel Silva

Segunda: Arte & Cultura - Arqueologia Contemporânea

Terça: Arte & Cultura - Artesanato Brasileiro

Quarta: Arte & Cultura - Oscar Garcia da Rosa

Quinta: Arte & Cultura - Sob Efeito

Sexta: Arte & Cultura - Metareciclagem e Arte

Sábado: Arte & Cultura – Ed Motta: A Arte Universal da Música

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Pesquisa no campo, alimentos na mesa
Da época de nosso descobrimento para cá, muita coisa mudou. A evolução do nosso conhecimento científico tratou de relativizar o ufanismo da famosa frase “em se plantando, tudo dá”, de Pero Vaz de Caminha, quanto às nossas qualidades agrícolas. O milho, por exemplo, que veio do México, precisou ter sua linhagem melhorada para poder ser rentável. Hoje, com modificações genéticas, está no topo das polêmicas sobre alimentos transgênicos. O milho também serve como exemplo moderno de alimentos fortificados – ou acrescidos de vitaminas – para melhorar a alimentação da população. O trajeto da agricultura em nosso país é a própria história de como o conhecimento e a pesquisa científica podem influir na produtividade e na qualidade do que plantamos e colocamos em nossa mesa. Esse é o tema em debate com especialistas em pesquisas de alimentos.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Alergias respiratórias
A apresentadora, Marcela Morato conversa com alergista, imunologista e coordenadora do Ambulatório de Alergia do Hospital Federal de Bonsucesso, Ivany Yparraguirre sobre as causas e tratamentos das alergias respiratórias.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: O Fenômeno dos Livros de Autoajuda
O programa discute e busca entender o fenômeno da multiplicação dos livros de autoajuda. O apresentador Renato Farias conversa sem preconceitos sobre o assunto com o empresário e editor literário Guilherme Sucena e o músico e escritor Waldemar Falcão.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: MG – Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, mostramos como funciona o Consultório de rua, dispositivo da Política de Álcool e Outras Drogas e prática da Rede de Saúde Mental do município. São quatro equipes compostas por enfermeiros, psicólogos, redutores de danos, educadores e assistentes sociais. Em campo manhã, tarde e noite, realizam ações de promoção dos direitos humanos e inclusão social, ofertando alternativas ao uso abusivo de drogas através de orientações sobre saúde, oficinas, atividades lúdicas e culturais, além de fazer encaminhamentos a outros serviços de saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Amamentação
A amamentação pode ser um dos momentos mais bonitos da vida de uma mulher, mas ao mesmo tempo muitas vezes envolve questões pouco faladas como a culpa que algumas mulheres injustamente carregam por não conseguirem amamentar, as dificuldades que algumas mães têm no começo desse período, entre muitas outras. Para falar sobre o tema, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a representante da fononoaudióloga da ONG Amigas do Peito, Aline Sudo; com a web marketing, Sandra Manuelli e com a psicóloga do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), Silvia Braña Lopes.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Drogas e Políticas Públicas: o que deu certo?
O apresentador, Renato Farias conversa com nossos convidados sobre os resultados positivos em relação às drogas e políticas públicas.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Aleitamento Materno e Banco de leite
O Histórias de Mãe aborda educação ambiental na escola, onde as crianças aprendem a plantar hortas e um lindo passeio no Parque Cremerie, com brincadeiras, troca de livros e teatro infantil.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC – ONU
Tema: A Trajetória do Genocídio Nazista
O documentário "A Trajetória do Genocídio Nazista", com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas.
As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Estadunidense Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo.


FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Etapa Estadual da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
A exemplo das Conferências Nacionais de Saúde, a Conferência de Saúde das Mulheres também foi dividida em etapas, começando pelas municipais, concluídas este mês, e seguindo até a realização da etapa nacional, prevista inicialmente para agosto deste ano. Entre junho e julho está sendo realizada a Etapa Estadual, com conferências em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e é sobre essa fase esta edição Sala de Convidados. As convidadas são a conselheira nacional de saúde e integrante da comissão organizadora e da relatoria da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, Francisca Valda da Silva; a conselheira estadual de saúde do Rio de Janeiro e coordenadora adjunta da Conferência Estadual do Rio de Janeiro, Nanci Rodrigues; e a integrante da comissão organizadora da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, Maria Lúcia Santos Pereira da Silva.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Saúde da mulher em privação de liberdade
O apresentador Paulo Bellardi conversa com a diretora do Conjunto Penitenciário Feminino de Salvador (BA), Luz Marina Silva e com a detenta, Jucineide Santana Moreira, sobre a saúde da mulher em privação de liberdade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Redes Autossustentáveis / Água Boa / Quebradeiras
O episódio conta a história da Comunidade São Joaquim, que preserva e recupera o solo, plantando diversas árvores, para favorecer o surgimento de novas nascentes.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30