sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto da FMP/Fase tem como foco a humanização do ensino da Medicina



A equipe da Unidade de Saúde da Família, do bairro Estrada da Saudade, visitou a FMP/Fase esta semana, junto com alguns pacientes atendidos pelo posto, para conhecerem as instalações do campus da faculdade. A visita faz parte do projeto “Aprendendo com Helena”, que tem como objetivo humanizar a relação entre pacientes e alunos, como forma de agradecimento por poderem frequentar suas casas e assim complementarem melhor seus estudos.
“Os alunos estão fazendo o reverso, apresentando a faculdade, ou seja, a casa deles para os pacientes. Tudo isso no sentido de o aluno entender que o mais importante é manter uma relação sempre com o paciente, uma relação em que a comunicação exista, que eles tenham uma escuta ativa desse paciente, que eles compreendam as necessidades que esses pacientes têm”, disse Adriana Papinutto, professora da FMP/Fase.
O projeto, idealizado pela agente comunitária de saúde Suely Meira, que atua na Unidade de Saúde da Família, junto com a equipe Estrada da Saudade I, leva o nome “Aprendendo com Helena” em homenagem póstuma a Helena Fernandes, que foi acompanhada de forma contínua em consultas e visitas domiciliares, o que proporcionou aos alunos e à equipe envolvida dados importantes sobre sua história de vida, sua família e a evolução de sua condição clínica.
“A dona Helena sempre recebeu as pessoas muito bem na casa dela e eu queria uma forma de agradecer.  Então, surgiu a ideia de fazer um agradecimento às pessoas da comunidade, às pessoas que recebem os alunos, porque quando eles recebem os alunos em casa, eles nunca sabem exatamente se eles são alunos, médicos ou se trabalham em algum hospital. Dessa forma, conhecendo a faculdade, eles passam a saber exatamente de onde eles são e é muito importante essa ligação”, explicou Suely.
Para a estudante Rafaela Lima, que está cursando o 1º ano de Medicina da FMP/Fase, é importante ter contato com o paciente desde o início do curso, para que percebam o lado humano da profissão. “Eu acho muito importante ter esse contato com o paciente desde cedo, porque a gente aprende não só a estudar aquela matéria, aquele conhecimento técnico, mas também a lidar com o paciente, com uma formação muito mais humana”, disse.
Os pacientes que visitaram o campus aprovaram o projeto de integração entre as famílias e os alunos. “Achei muito bonito aqui. A faculdade é uma coisa muito importante na cidade e para todos os alunos que estão estudando”, comentou Maurílio Pereira, um dos convidados a conhecer a faculdade.