terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Fase oferece novo curso com foco em Gastronomia Saudável

A crescente valorização da área gastronômica gera oportunidades para aqueles que desejam abrir o próprio negócio. O empreendedorismo no setor alimentício, que está cada vez mais profissional, alerta os amantes da culinária para uma nova tendência que é a preocupação com a saúde. O foco da população em se alimentar de maneira mais natural e saudável tem chamado a atenção dos profissionais. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está oferecendo o novo curso de Especialização em Gastronomia: Técnicas Empreendedoras em Alimentação, com previsão de início em abril deste ano e duração de 19 meses.

“Já que existe uma tendência no segmento da alimentação mais saudável nos dias de hoje, outros tipos de negócio poderiam ser desenvolvidos, como: delivery de congelados saudáveis, serviço de buffet ou mesmo o desenvolvimento de algum produto específico voltado para o público infantil, entre outros. Vale ressaltar que um dos tópicos abordados no curso é sobre vegetarianismo e veganismo, uma vez que existe uma tendência forte de mercado direcionada também para esse público”, explica Caroline Geoffroy, coordenadora da especialização em Gastronomia: Técnicas Empreendedoras em Alimentação, da FMP/Fase.

A gastronomia diferenciada por si só é um atrativo que chama a atenção do público, pois faz parte de um ramo que cresce não apenas na valorização do profissional nutricionista, como também no segmento turístico das cidades, que realizam eventos relacionados ao setor.
 
Em tempos de crise, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade para apostar no próprio negócio. O foco do curso de especialização da FMP/Fase é apresentar as técnicas utilizadas em Gastronomia, mas com um viés empreendedor. O curso é interessante também para nutricionistas que atuam no serviço de alimentação ou mesmo na área clínica, pois com o conhecimento de novas técnicas de cozinha, cardápios mais criativos e atraentes poderão ser elaborados, estimulando pacientes a manterem a dieta por mais tempo”, destaca Geoffroy. 
 
O novo curso de especialização em Gastronomia da FMP/Fase abre oportunidades para a geração de novos negócios que necessitam de profissionais capacitados e que visam atuar associando a arte da gastronomia com a nutrição, aplicando os conhecimentos na área de produção de refeições, nutrição clínica ou no desenvolvimento do próprio empreendimento. Os alunos que efetuarem o pagamento das mensalidades até o dia 10 de cada mês ganham 20% de desconto a partir da segunda parcela. As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.fmpfase.edu.br ou pelo tel.: (24) 2244-6468.
 
 
“Trata-se do primeiro curso de especialização em Gastronomia de Petrópolis e o primeiro no estado do Rio de Janeiro direcionado para alimentação saudável e empreendedorismo. O corpo docente do curso altamente especializado também é um diferencial. Foi selecionado de acordo com o perfil de cada um dos 6 módulos do curso. Com essa especialização, o aluno terá domínio das principais técnicas utilizadas em gastronomia e os conhecimentos necessários para empreender com sucesso”, finaliza Caroline Geoffroy.



Foliões devem estar atentos aos cuidados com a alimentação no período de carnaval


Uma das festas mais esperadas pelos brasileiros está chegando. É carnaval, período de muita folia, animação, calor, praia e samba no pé. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para evitar que uma desidratação possa prejudicar o momento dos festejos.

Nessa época, tem sempre aquele grupinho que exagera no consumo de bebidas alcoólicas. Nesse caso, para evitar os incômodos da ressaca no dia seguinte é importante beber bastante água. “Manter-se hidratado durante esse período é fundamental. Além de água mineral, água de coco, rica em sais minerais, é uma excelente opção para se manter hidratado. O consumo excessivo de álcool associado ao calor do verão pode levar à desidratação, por isso é importante ficar atento e não se descuidar. Alimentos leves como saladas variadas, pescados, frutas in natura ou na forma de sucos combinam com o calor do verão, além de saciar a fome, já que os foliões gastam muita energia nos blocos”, destaca a nutricionista e professora do curso de Nutrição da FMP/Fase, Caroline Geoffroy.

A nutricionista também alerta os foliões e aqueles que vão aproveitar esse período de carnaval para descansar, sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis e leves durante os dias de muito calor. “Para ficar bem nesses dias de festas também é importante evitar preparações pesadas como feijoada, ensopados com carnes gordurosas, pratos de massa (a não ser que sejam servidos frios como salada), entre outros. Aqueles que não querem ter muito trabalho na cozinha podem optar por preparações práticas como saladas, risotos, cuscuz marroquino com legumes, além de peixes com ervas cozidos no vapor, por exemplo, que cozinham em pouco tempo sem a necessidade de adicionar gordura, tornando a preparação ainda mais saudável”, finaliza Geoffroy.

Gastronomia Saudável

Abrindo oportunidades para geração de novos negócios que necessitam de profissionais capacitados e que visam atuar associando a arte da gastronomia com a nutrição, aplicando os conhecimentos na área de produção de refeições, nutrição clínica ou no desenvolvimento do próprio negócio, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de Especialização em Gastronomia: Técnicas Empreendedoras em Alimentação, que tem previsão de início para abril deste ano, com duração de 19 meses. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/pos/SitePos/indexCurso.aspx?controle=83