segunda-feira, 2 de maio de 2016

Programação da Semana de 01 a 07 de maio de 2016

 PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:



  •          Programa EM QUESTÃO
             Tema: Cultura Afro-Brasileira
o    Mesmo previsto em lei há mais de uma década, o ensino das culturas afro-brasileira e indígena ainda não é uma realidade em boa parte das escolas do país. O que fazer para que a diversidade da população brasileira seja representada em sala de aula e para que a escola seja, de fato, um ambiente positivo de construção de identidades? O tema é debatido com as participações do professor de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, Roberto Borges, e da coordenadora de pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet-RJ, Renilda Barreto.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30


  •      Programa ARTE&CULTURA                 
Tema: Artesanato Brasileiro
o   O Brasil tem 10 milhões de artesãos. Eles estão espalhados por todas as regiões do país. Homens e mulheres que costuram, esculpem, pintam e bordam. Gente que é especialista na arte de transformar. E imprime em cada um de seus produtos a cultura de sua comunidade. O Arte & Cultura visita o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis, para mostrar um pouco da diversidade do trabalho dos artesãos brasileiros.
Arte&Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30



  •        Programa Ao Redor 
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança
alimentar
o   O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça,11h                                                                                                                                     Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h


  •      Programa MINUTO FASE
Tema: Doenças Respiratórias
o      As condições climáticas podem ter forte impacto na saúde. Alertar estudantes de medicina e profissionais da área sobre as doenças que mais atingem o sistema respiratório das crianças na época mais fria do ano foi o objetivo da 2ª Jornada de Doenças Respiratórias de Inverno. O evento foi promovido pela disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Petrópolis, em parceria com o Núcleo de Pneumologia Pediátrica da Universidade Federal Fluminense. As atividades aconteceram no pavilhão de ensino do Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.





  •     Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia
o   Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO
o   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA
o   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO
o   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
o   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS
o   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



  •         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO 
Tema: Raça, saúde e educação   
o   O Estatuto da Igualdade Racial completou cinco anos de vigência em 2015. Um período de conquistas, mas também de muitos desafios ainda por vencer. Ainda falta um longo caminho para atingir a meta de equiparar direitos e superar o racismo. O tema Raça, Saúde e Educação tem como convidada Karen dos Santos, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Petrópolis.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:



  •          Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Teorias da corrupção   
o   Dinheiro ilegal já apareceu em cueca, na mesa, na mala, na bolsa, em todos os bolsos… Não dá para se falar de um escândalo especifico sem que ele seja imediatamente superado pelo que vai ser divulgado pela imprensa amanhã. A questão é exatamente a sucessão de denúncias de corrupção que acaba trazendo descrédito para a política e até para o próprio povo brasileiro, pois, afinal, dar dinheiro para o guarda da esquina também é corrupção. O problema, é claro, não é só brasileiro e volta e meia explode em outros países. Mas como então explicar algumas teses de que a corrupção é herança de nossa colonização, de que herdamos mazelas e vícios, jeitinho e gosto de levar vantagem? Especialistas foram reunidos para explicar como nossos estudiosos pensam a corrupção – e se existe saída para isso.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                   Domingo, 14h



  •          Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Mudanças no calendário nacional de vacinação

o   Este ano o Ministério da Saúde fez mudanças no calendário nacional de vacinação. As vacinas contra pneumonia e HPV agora têm uma dose a menos. O reforço contra meningite vai ser dado antes e uma das doses contra poliomielite que antes era oral, passa a ser injetável. As mudanças já estão valendo desde o inicio de janeiro e as novas cadernetas de vacinação, já estão nos postos de saúde de todo o país. O programa irá mostrar o motivo dessas alterações, das pesquisas nessas áreas e dos critérios de inclusão de novas vacinas na caderneta de vacinação. 
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                  Quarta, 10h                                                                
                  Sábado, 11h


  •          Programa CIÊNCIA&LETRAS                 
Tema: Rosa Amanda Strausz

o   A obra de Rosa Amanda Strausz, “O herói imóvel” é o tema do programa dessa semana.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h



  •          Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Nova Friburgo – RJ

o   O ótimo desempenho do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo já rendeu prêmios à instituição. Vamos mostrar como funciona o sistema que ajuda na recuperação e desenvolvimento dos bebês, além de dar apoio às mães, com o envolvimento da comunidade e de diversas parcerias. Nova Friburgo também se destaca na área de saúde mental. Você vai conhecer o trabalho do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) da cidade que desenvolve atividades de arte terapia e socialização com resultados que impressionam, envolvendo profissionais da saúde e voluntários em oficinas de música, dança, artesanato, jardinagem, esportes e muito mais.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                             Terça, 23h



  •          Programa EM FAMÍLIA                     
             Tema: História para crianças

o   A primeira história que começou com o Era uma Vez surgiu na língua inglesa no século XIII. Poucos séculos depois, o clichê já era usado e abusado pelos lendários irmãos Grimm, em alemão, e quem quer que fosse escrever um conto de fadas com direito a muitas bruxas, sapos, princesas e finais felizes. Mas hoje o clichê perdeu um pouco a graça. Finais felizes e começos previsíveis não fazem mais necessariamente parte do enredo que cai no gosto das crianças. Os protagonistas com questões existenciais, donzelas independentes e heroínas chegaram para ficar porque afinal, são as crianças que mantém viva essa história no fim dos contos.
             Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h


  •         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Encontros com África

o   Estreitar os laços entre Niterói e as diversas culturas africanas. Encontros com África é o tema do programa desta semana.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                              Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

FMP/Fase doa cadeiras de rodas para Unidade de Saúde do Vale do Carangola

A Unidade de Saúde da Família, localizada no Vale do Carangola, recebeu seis cadeiras de rodas doadas através do projeto Anel de Solidariedade, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), na terça-feira(26). As cadeiras irão ajudar os moradores que possuem alguma dificuldade de locomoção.

Ações como essa fazem parte da missão da faculdade, de incentivar o diálogo entre a academia e a comunidade, realizando intervenções que promovam a saúde no local, levando em consideração as particularidades de cada região. “É bom ter essa parceria, pois poderemos ver o que pode ser mais importante para o bairro”, disse uma das representantes da Associação de Moradores, Cátia Regina Jesus de Souza.

A campanha, criada em 2012 por acadêmicos de Medicina, hoje envolve estudantes dos demais cursos de graduação da FMP/Fase e tem como objetivo arrecadar lacres de latas de alumínio suficientes para a troca por uma cadeira de rodas. As cadeiras são doadas para instituições petropolitanas que se comprometem a emprestá-las a pacientes com algum problema de mobilidade. Em quatro anos, já foram arrecadados anéis de latas suficientes para a troca por 73 cadeiras de rodas.

O coordenador de Projetos de Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela, acredita que para os alunos é importante esse tipo de inserção desde o início da faculdade. “É a oportunidade que os alunos têm de identificarem as situações e perceberem o bairro, para que, a partir disso, criem um diálogo e, nessas conversas com os moradores, possam pensar em ações e intervenções que podem vir a ser feitas para colaborar no desenvolvimento social da comunidade”, afirma.

O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição da FMP/Fase, moradores da comunidade, agentes comunitários de saúde e colaboradores do posto e a associação de moradores. Estavam presentes também parceiros da FMP/Fase, como o grupo Luna Express, que faz o transporte das cadeiras de rodas de São Paulo até Petrópolis, e a equipe do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, que apoia a campanha recebendo materiais coletados em alguns de seus escritórios espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.

Qualquer pessoa pode participar da campanha, entregando o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro) ou em qualquer um dos postos parceiros da faculdade, que podem ser conferidos no site da campanha: www.fmpfase.edu.br/aneldesolidariedade.