quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FASE participa do X Petrópolis Gourmet 2010


Falta menos de um mês para o mais saboroso festival da Região Serrana do Rio: o Petrópolis Gourmet, que em sua décima edição promete destacar ainda mais o roteiro gastronômico local, já famoso por atrair os mais exigentes amantes da boa mesa. As maiores atrações do evento se concentram no Mercado Gourmet, espaço que será montado ao lado do Hortomercado em Itaipava, além é claro das estrelas da festa que são os restaurantes.

O evento, que antes durava apenas dez dias, vem com uma novidade. Este ano serão cinco finais de semana (de 28 de outubro a 27 de novembro) para o público apreciar as deliciosas receitas preparadas pelos restaurantes e aproveitar todas as atividades oferecidas. O ponto de partida será a tradicional Corrida dos Garçons dos restaurantes participantes na área do Hortomercado, com o apoio da Importadora Ruby Wines. Os concorrentes deverão carregar uma bandeja com uma garrafa e duas taças (cheias) de vinho e concluir o percurso sem derramar o conteúdo, derrubar os copos e a garrafa ou segurar a bandeja com as duas mãos.


A segunda edição do Concurso Cultural Gastronômico também promete ser um grande destaque do festival. Realizado em parceria com o SENAC Rio, é voltado para amadores e tem o objetivo de descobrir novos talentos. O prêmio para o vencedor é uma bolsa de estudos na área de gastronomia, no Brasil ou no exterior. Ano passado a vencedora Anna Paula Leal fez um intercâmbio de dez dias na França estagiando no restaurante L´Auberge de I´Ill com o chef Marc Haeberlin em Illhaeusem, e dois dias em Strasbourg, estagiando no restaurante AU CROCODILE com o chef Ludovico.


As Oficinas Gastronômicas terão temáticas de gastronomia e enologia orgânicas, e oficinas com chefs especialistas em alimentos orgânicos, trazidos pelo SENAC Rio: Henry Schneider, Teresa Corção, Osvaldo Gorski, Ciça Roxo, Fabrice Lenud, Ana Salles e Maria Victoria. Já estão confirmadas também as participações do subchef de cozinha Marco Lima e da produtora de culinária Daniela Meira (eu!!!), ambos do Programa Mais Você da TV Globo; do enólogo e consultor Rafael Puyau, da Chez Puyau; do consultor e gestor de bebidas Rui Serradas, com um workshop sobre coqueteis com frutas orgânicas, do Chef Pizzaiolo Antônio Lo Presti e de Rula Simões com culinária grega.


Também funcionarão no Mercado Gourmet um Bar da Bohemia, o Café Literário promovido pela Duetto’s Café e editora SENAC, com exposição e venda de livros da área de gastronomia e possíveis tardes de autógrafo, e o Armazém Gourmet, com produtores do próprio Hortomercado e artesanato de diversas associações como Artesanato Petrópolis, Uniarte, Cidade Imperial, Vila Rica e Etc e Arte. Os expositores vão doar 1kg de alimento não perecível em troca do espaço utilizado, que serão entregues em instituições de caridade do município.


As crianças continuam com seu espaço garantido no Gourmet Kids, com área de lazer e oficinas feitas especialmente para elas. Ricardo Gonzalez, da Divino Segredo (produção artesanal de pães, bolos e biscoitos), vai ensinar a criançada a preparar apetitosos brownies, muffins, torta e mini pães, todos integrais, e biscoitos amanteigados.


O Gourmet nos Restaurantes traz 28 participantes, que tiveram o desafio de elaborar um menu utilizando produtos orgânicos na confecção das receitas. São eles: Afrânio, Albergo Del Leone, Alvorada, Atelier Molinaro, Arcádia Bistrô Imperatriz, Barão Gastronomia, Bomtempo Resort, Bordeaux Ipiranga, Bordeaux Itaipava, Capitólio Sushi, Don Bistrô, Duetto´s Café, Il Perugino, Imperatriz Leopoldina (Solar do Império), LOG Restaurante, Majórica, Massas Luigi, Nikko Sushi, Oliveiras da Serra, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açu, Quinta da Paz, Sal da Terra (Pousada Orquídea da Serra), Solar Fazenda do Cedro, Tai Tai, Tambo los Incas, Tankamana e Zafferano Itaipava. E pensando no tema tão atual que é o desenvolvimento sustentável, para cada prato vendido uma árvore será plantada no entorno do Monumento Natural da Pedra do Elefante.


Mas para entrar no clima do Petrópolis Gourmet, neste mês de outubro começará o Gourmet nas Comunidades, com apoio da Faculdade Arthur Sá Earp Neto – FASE. Palestras e cursos serão realizados na cozinha experimental pedagógica que será montada em três localidades: Alto da Serra (Fundação Princesa Isabel), Cascatinha (Unidade FASE) e Posse (Paróquia São João Batista). A Divino Segredo já confirmou sua participação com Ricardo Gonzalez ensinando pães integrais e como iniciar um negócio com pouco dinheiro e boas ideias.


Em breve no site [www.petropolisgourmet.com.br] a programação completa do festival, o cardápio dos restaurantes, informações sobre o concurso, regulamento e inscrições. As fotos estarão disponíveis em [http://www.flickr.com/photos/petropolisconvention]. O X Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, tem apoio institucional do Ministério do Turismo e da Agricultura, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Fecomércio, Sicomércio, FASE, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abrasel. A organização é da Serrana Center Promoções e Eventos.