terça-feira, 30 de novembro de 2010

Atividade da Liga do Trauma no Museu Imperial

São inúmeras e diversificadas as situações que possibilitam a ocorrência de eventos que requerem atendimento de urgência, em ambientes onde transitam muitas pessoas, seja em virtude de pequenos acidentes como por exemplo tombos, que podem produzir traumatismos e lesões, seja ainda em virtude da própria condição momentânea de cada indivíduo.

Torna -se, entretanto, imprescindível que organizações que trabalham com o grande público tenham pessoas habilitadas para prestar o que conhecemos atualmente como: “ Atendimento de Suporte Básico a vida ”. Esse atendimento prioriza quais são as primeiras providências que devem ser tomadas, em caso de determinados incidentes, até que o socorro qualificado chegue ao local.

Depois de algumas conversas com o setor administrativo do Museu Imperial, a FASE percebeu uma grande demanda em relação a este tipo de treinamento para os colaborados do mesmo. Atendendo a solicitação do Museu, em parceria com a Liga do Trauma do Curso de Medicina foi organizado um treinamento visando oferecer noções básicas desse tipo de atendimento.

O treinamento foi realizado ontem, segunda-feira, durante todo o dia, aproveitando que o Museu Imperial estava fechado para visitação. A atividade foi dividida em duas etapas: Teórica e prática.

Na parte da manhã , os colaboradores assistiram palestras sobre o tema, seguidas de debate e na parte da tarde colocaram em prática todo o conteúdo aprendido.

Segundo Lorena de Souza – colaboradora do Museu : “ Uma lição que podemos tirar desse treinamento é lembrar que qualquer pessoa pode e deve aprender o que fazer se vier a enfrentar uma situação semelhante. As medidas de Suporte Básico de Vida podem salvar uma pessoa e são bem simples. ”

O Pagador de Promessas

* Peça apresentada por alunos do Curso de Teatro da FASE.