segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Programação da Semana de 07 a 13 de agosto de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·                     Programa EM QUESTÃO
      Tema: MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
o    Aproveitar os avanços que a ciência oferece para melhorar e ampliar a assistência na saúde. Esse é o objetivo da Medicina Baseada em Evidências. O movimento, considerado por muitos como uma “Medicina de Resultados”, utiliza a análise estatística dos efeitos dos tratamentos e procedimentos médicos. Ou seja: usa a melhor evidência científica disponível para a tomada de decisões em relação aos cuidados com os pacientes. O Em Questão aborda o assunto tendo como convidado o Coordenador do Centro Cochrane em Petrópolis e professor da FMP/Fase, Luís Eduardo Fontes.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·                     Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Arqueologia Contemporânea

o        Responsável pela montagem de boa parte das exposições da Casa Hercílio Esteves, o Centro Cultural da FMP/Fase, Cláudio Partes, assumiu uma nova missão: a de investigar a história recente do espaço. No projeto “Arqueologia Contemporânea”, o designer, fotógrafo e artista visual trouxe de volta partes dos painéis expostos na galeria nos últimos 9 anos. O trabalho, que utiliza técnicas de restauro, vai além do resgate do passado porque mistura interferências do antigo com o novo, dando origem a um novo significado.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·                     Programa Ao Redor
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar:
o        O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo.  O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                              Quinta, 20h30
                  Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
População em Situação de Rua

o    Ter acesso aos serviços de saúde. Um direito de todos que nem sempre é respeitado ou reconhecido. Especialmente quando os pacientes têm as calçadas da cidade como endereço. As condições de vida da População em Situação de Rua chamaram a atenção da estudante de Medicina Taís Guimarães. O Minuto Fase aborda o projeto que ela está desenvolvendo junto com a coordenação de Extensão da FMP/Fase voltado para identificar as necessidades dessas pessoas. A atividade está sendo feita em parceria com o CDDH,  Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·                     Programa FAIXA INTERATIVA:

DOMINGO:
ARTE & CULTURA – TRIBO DE GONZAGA

SEGUNDA-FEIRA:
ARTE & CULTURA – SKATE & ARTE & LUZ
ARTE & CULTURA – SOPEF

TERÇA–FEIRA:
EM QUESTÃO – DIABETES

QUARTA-FEIRA:
ARTE & CULTURA – TEATRO ANDANÇAS
ARTE & CULTURA – CELLOGRAF

QUINTA-FEIRA:
EM QUESTÃO – A SAÚDE DO IDOSO

SEXTA-FEIRA:
ARTE & CULTURA – TARUÍRA
ARTE & CULTURA – SAM ALVES

SÁBADO:
EM QUESTÃO – GESTÃO DE PESSOAS

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


   PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·                     Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: OS ALIMENTOS NÃO CONVENCIONAIS DA AMAZÔNIA
o    Cacau, cupuaçu, açaí, pupunha cubiu, ariá, carirú – quem já ouviu falar destas frutas e hortaliças? Do cacau, do chocolate, do açaí e do cupuaçu sim, pois são mais utilizadas em outras partes do Brasil. Mas como as safras variam conforme o nível dos rios, a alimentação do morador da Amazônia está se transformando, com o abandono de legumes e verduras que são produzidas e consumidas pelo povo da região. A iniciativa de cientistas em estudar os cultivos tradicionais da Região Amazônica faz crescer um movimento de resgate com a oferta de plantas alimentícias não convencionais – as PANCs – que, produzidas sem agrotóxicos, poderão ser consumidas em todo o país. Os cientistas convidados revelam as variedades de alimentos da floresta, capazes de romper também com a lógica restrita do arroz, feijão, batata, trigo e milho como base alimentar brasileira.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                  Domingo, 14h


·                     Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: TRANSTORNO MENTAL E RECUPERAÇÃO

o    Qual o papel da família, da sociedade e do tratamento no processo de recuperação de transtornos mentais? O Ligado em Saúde aborda as mudanças no conceito de recuperação e também o novo papel do paciente na relação com o médico.

Ligado em Saúde: Terça, 21h
  Quarta, 10h                                                                                 Sábado, 11h

·                     Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: AUGUSTO DOS ANJOS

o    A poesia de Augusto dos Anjos era carregada de melancolia, mas de uma forma bem peculiar. Sua sensibilidade conseguia unir esperança e pessimismo, coragem e um certo flerte com a morte num mesmo texto.  Esta edição do Ciência & Letras fala sobre a vida e a obra deste poeta brasileiro,  O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com o sobrinho-bisneto do poeta, o músico e jornalista, Márvio dos Anjos, e com o tradutor, editor, ensaísta e poeta, Alexei Bueno.

Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·                     Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Santa Cruz Crabália - BA

o        O Canal Saúde na Estrada foi até a Bahia para acompanhar o grande mutirão social “Voluntários do Sertão”. Uma iniciativa em parceria com o Sistema Único de Saúde que beneficia milhares de pessoas.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h




·                     Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: VIOLÊNCIA CONTRA A MLUHER

o        A agressão física e a violência sexual são as formas mais evidentes de violência contra a mulher. Mas existem outros abusos aos quais as mulheres estão expostas, de forma contínua, e que não deixam marcas visíveis: a violência psicológica, o assédio e a maternidade sem apoio, por exemplo. A apresentadora Yasmine Saboya debate o tema com as participações da delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Sandra Ornellas, da doutora em Serviço Social, Izabel Gomes e da educadora, Nathalia Grilo.

Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·                     Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)

Ultimamente, nas discussões sobre a política brasileira, o STF é citado com frequência. Mas até que ponto entendemos o papel da mais alta corte da justiça brasileira? O programa gravado no Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro se propõe a ajudar o telespectador a entender o que é e como funciona o STF.

Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4

horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35