sexta-feira, 22 de junho de 2018

Fase oferece curso sobre pesquisa de literatura médica em bases eletrônicas de dados


“Como pesquisar a literatura médica em bases eletrônicas de dados?” é o tema do novo curso de extensão que a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove em agosto, com o objetivo de capacitar os participantes na utilização adequada das bases eletrônicas com formas mais adequadas de pesquisa da literatura médica.

Voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, o curso será realizado no sábado, dia 11 de agosto, das 08h às 17h, no laboratório de informática da faculdade. Serão abordados tópicos como cenário científico atual, pergunta clínica, PICO, descritores, BD de estudos primários e secundários, entre outros. Outro dado que merece destaque é que os alunos que fizerem o curso saem na frente no Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), o maior concurso de residência médica do país em número de instituições participantes.

O curso será ministrado por Luís Eduardo Fontes, doutorando em Saúde Baseada
em Evidências, coordenador da UTI Adulto do Hospital de Ensino Alcides Carneiro
e coordenador do Centro Afiliado Rio de Janeiro, do Centro Cochrane do Brasil.

A Cochrane é uma rede global independente, que auxilia no aprimoramento da tomada de decisões em Saúde, com base nas melhores informações científicas disponíveis, promovendo informação de alta qualidade aos profissionais de saúde, pacientes, cuidadores, pesquisadores, financiadores e gestores de políticas de saúde. 

No Brasil, essa rede conta com o apoio de cinco centros afiliados, sendo que um deles funciona em Petrópolis, no campus da FMP/Fase. Mais informações sobre o curso e as inscrições, que estarão disponíveis até o dia 08 de agosto, no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/5318LiteraturaMedicaEmBasesDeDados2018/

Fase promove curso de Analista de Treinamento no Centro de Três Rios em julho


Cada vez mais as empresas procuram profissionais atualizados e preparados para lidar com ambientes complexos e que apresentam desafios constantes. Diante desse cenário, há uma demanda crescente por programas de desenvolvimento e treinamento de pessoas.

Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) leva a Três Rios o Curso de Analista de Treinamento, que será realizado nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho, das 14h às 18h, na Rua Nelson Viana, 652, Centro.


Voltado para profissionais de RH, administradores, pedagogos e psicólogos, o conteúdo do curso busca desenvolver nos participantes as competências necessárias para dar sustentação ao processo de educação corporativa nas organizações.

Com carga horária de 16h e emissão de certificado, as aulas serão ministradas pela professora Luciene Lopes Baptista, que atua como docente na FMP/Fase e é doutora e mestre em Administração.

Mais informações e as inscrições, que devem ser feitas até o dia 04 de julho, estão disponíveis no site da FMP/Fase: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/3318AnalistaDeTreinamento2018/

 

Vestibular Fase 2018.2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), com prova no dia 05 de julho, quinta-feira, às 19h, no campus da instituição. As vagas são para o segundo semestre de 2018 dos cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Enfermagem, Gestão Pública, Odontologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. Também será aceito o ingresso direto com a nota do Enem. Mais informações e as inscrições estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/vestibular/indexFase.asp

 

FMP/Fase reúne 100 médicos para evento sobre Dermatologia

Com o objetivo de apresentar e debater casos clínicos sobre a área da Dermatologia, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) sediou o evento realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Fluminense (SBD-FL), que aconteceu no início do mês, reunindo 100 médicos.
 
Na ocasião, foram apresentados trabalhos de três estudos de caso realizados por professores e residentes da FMP/Fase, sobre: “Hemangioma infantil, evitando a cirurgia”, “Recidiva em Hanseníase: dificuldades diagnósticas”, e “Pustulose exantemática generalizada aguda (APEG) x Psiríase pustulosa generalizada: um desafio diagnóstico”. Alunos de graduação da instituição também participaram com uma exposição de pôsteres sobre os temas: “Piebaldismo: relato de um caso”, “Carcinoma Espinocelular em lábio inferior: técnica de síntese primária em um paciente atípico”, “Dermatite seborreica: um caso exuberante em lactente”, “Doença de Darier: relato de um caso”, “Nevo comedônico exuberante: relato de caso”, e “Relato de Caso de Molusco Contagioso Disseminado Tratado com Cimetidina Oral”.
 
 
O evento contou também com as participações de dois palestrantes convidados, os doutores Rafael de Ferrari, do Rio Grande do Sul, e Abdo Salomão, de São Paulo, que debateram sobre as diferentes abordagens das tecnologias na Dermatologia. Ainda durante o encontro, professores da FMP/Fase aproveitaram para homenagear a também professora da instituição, Fátima Minuzzo, por seus 25 anos de atuação na docência da faculdade.
 
Algumas fotos do evento: