segunda-feira, 16 de maio de 2016

Programação da Semana de 15 a 21 de Maio de 2016

                                                                 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


  •          Programa EM QUESTÃO

             Tema: Endometriose e Infertilidade
   O útero é revestido de um tecido chamado endométrio. Todos os meses, as mulheres em idade reprodutiva passam por um ciclo, em que esse tecido descama e é eliminado com a menstruação. Mas algumas células podem migrar no sentido contrário, invadindo outros órgãos da região do abdômen e provocando uma reação inflamatória. É a chamada endometriose. Doença que afeta seis milhões de brasileiras e que pode levar à infertilidade. O Em Questão aborda o tema com a participação da ginecologista Françoise Quintanilha Padula.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

  •          Programa ARTE & CULTURA                 

             Tema: Nélida Piñon – Devoção à Palavra

   A FASE TV gravou um programa especial com Nélida Piñon, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A escritora foi a primeira mulher a se tornar presidente da ABL em mais de cem anos de instituição, em 1996. Em 55 anos de produção literária, a escritora publicou mais de duas dezenas de livros, entre romances, contos, ensaios e crônicas. A escritora teve suas obras traduzidas em vários países e conquistou uma série de prêmios nacionais e internacionais - entre eles o Príncipe de Astúrias das Letras de 2005, na Espanha.  A escritora e imortal foi a escolhida para abrir a 1ª edição da Festa Literária da Serra Imperial - FLISI, no Museu Imperial, em Petrópolis.
             Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


  •          Programa Ao Redor

Tema: Década internacional de afrodescendentes – Quilombo do        Dandá/ Bahia - Guerra civil e paz- ONU
   Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França. 
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                               Quinta, 20h30 
                     Domingo, 22h

  •         Programa MINUTO FASE
Tema: Yoga na Fase
   A promoção da saúde é uma das missões da Fase. Por isso, a preocupação com a qualidade de vida, dentro e fora do campus, está presente na rotina da instituição. Além da ginástica laboral, que já era oferecida aos funcionários, a faculdade conta agora com aulas de yoga. As aulas acontecem duas vezes por semana nos jardins da faculdade, em quatro horários diferentes. As turmas reúnem alunos, funcionários e pessoas da comunidade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

   Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •         Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: MÉDICO

   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: NUTRICIONISTA
   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ENFERMEIRO

   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  •         Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ADMINISTRADOR

   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  •         Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: RECURSOS HUMANOS

   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

c   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO 
Tema: Refluxo   
  O Refluxo é um distúrbio que muitas vezes é confundido com azia. Tem muita gente que apela para a automedicação, quando sente essa ardência na garganta. Mas na verdade, essa é uma consequência do refluxo, que acontece quando o alimento, misturado ao suco gástrico, volta do estômago para o esôfago. Além do desconforto, o refluxo também pode provocar alterações dentárias, e atingir a laringe e os pulmões, gerando problemas respiratórios. O episódio conta com as participações da gastropediatra Sílvia Anderson Cruz e do gastroenterologista José Pinna Cabral.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


  •          Programa TOME CIÊNCIA                   

             Tema: O mar do pré-sal   
  O petróleo descoberto abaixo da camada de sal do Oceano Atlântico, a sete quilômetros de profundidade, é visto como uma riqueza capaz de transformar a vida dos brasileiros. No país inteiro começou uma discussão sobre o aproveitamento desses recursos. A Convenção do Mar estabelece que um país só pode exercer o direito de exploração da plataforma continental, e de seu subsolo, até um limite de 200 milhas náuticas a partir da base. A descoberta no pré-sal fez com que a ONU desse sinal verde para o Brasil incorporar, para além das 200 milhas, mais 712 mil quilômetros quadrados de extensão. Um aumento de vital importância para o país, mas que também aumenta a responsabilidade dos brasileiros contra acidentes e na preservação ambiental. Mas o que existe nas águas profundas do nosso oceano? Que recursos naturais temos para preservar? O Censo da Vida Marinha mostrou que só conhecemos 1% do que existe em nossos mares.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                               Domingo, 14h


  •       Programa LIGADO EM SAÚDE           

Tema: Desenvolvimento da fala

  Os primeiros sons e gritinhos, as repetições de sílabas, a primeira vez que dizem mamãe ou papai. É com grande emoção e uma certa ansiedade que a gente acompanha o desenvolvimento da fala dos nossos filhos. E sempre ficamos na dúvida, sem saber ao certo se eles estão evoluindo bem. No Ligado em Saúde você vai entender como a fala se desenvolve nos seus primeiros dias de vida. Vamos falar também sobre os hábitos que podem ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento da fala e dar orientações para estimular as crianças.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                                                      Quarta, 10h                                                                                                                                 Sábado, 11h

  •         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 

Tema: Ao sair do armário, entrei na velhice      

  Ao sair do armário, entrei na velhice: homossexualidade masculina e o curso da vida”. Esse é o livro em debate no Ciência e Letras desta semana, que aborda as dificuldades enfrentadas por quem não era heterossexual em décadas passadas, quando a homossexualidade era considerada transgressão ou subversão. Histórias marcadas por rejeição, inclusive da família, violência e medo.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


  •     Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          

Tema: Porto alegre – RS

  O Canal Saúde na Estrada esta semana está em Porto Alegre e irá mostrar como a cidade vem combatendo o tabagismo. Um mal para a saúde das pessoas e também para o meio ambiente.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                             Terça, 23h


  •      Programa EM FAMÍLIA                     

          Tema: Mulheres negras ativistas

○   Historicamente, elas sempre tiveram que lutar por direitos fundamentais - dos mais básicos. As mulheres negras são vítimas da violência doméstica com muito mais frequência do que as mulheres brancas. Se a remuneração e a possibilidade de crescimento profissional de uma mulher é hoje ainda desigual comparada a de um homem, a de uma mulher negra é mais desigual ainda. Motivos não faltam para que as mulheres negras sejam ativistas em busca de uma transformação social urgente.
             Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

  •      Programa UNIDIVERSIDADE                            

Tema: Cultura Angolana

  A riqueza cultural da Angola manifesta-se em diferentes áreas e para entendermos mais sobre esse país, o programa desta semana irá falar sobre cultura angolana.
          Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35