sexta-feira, 6 de março de 2020

Recepção de Ingressantes 2020.1


Na última segunda-feira (02), a direção e o corpo docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) deram as boas-vindas aos novos alunos da instituição, que começam a estudar neste primeiro semestre de 2020. Os ingressantes dos cursos de Administração, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia foram recebidos com um lanche e participaram de atividades integradoras. 

Confira algumas fotos:















Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura


Mais uma vez a FMP/Fase é indicada ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, na categoria Artes Visuais, com a exposição “Você não precisa se esconder”, da ilustradora Helena Morani.

A exposição “Você não precisa se esconder” é um desdobramento da Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, lançada em 2018 pela FMP/Fase, em parceria com os diretórios acadêmicos e o Cofem, Coletivo Feminista, e conta com obras que mergulham no universo feminino e que abordam de forma leve a aceitação do corpo, a feminilidade e também as diversas formas de violência contra a mulher.

A solenidade de entrega será no dia 11 de maio.


FMP/Fase promove curso em parceria com a Universidade de Oxford


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai sediar, nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 08h às 18h, a segunda edição do curso Teaching Evidence-Based Medicine (Ensinando Medicina Baseada em Evidências) em parceria com a Universidade de Oxford, através da Oxford-Brazil EBM Alliance, direcionado para docentes, profissionais de saúde, pesquisadores e epidemiologistas envolvidos com ensino de MBE.

Em Oxford, o curso é um dos mais famosos e procurados da instituição britânica, sendo oferecido apenas uma vez ao ano, e faz parte da grade ofertada aos alunos de mestrado e doutorado em Saúde Baseada em Evidências da universidade. Os interessados podem obter outras informações e efetuar as inscrições, no site: www.fmpfase.edu.br. As vagas são limitadas!

A aliança de cooperação científica tem a FMP/Fase como instituição acadêmica de referência no Brasil. Para a faculdade, essa parceria abre a oportunidade de intercâmbio de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com uma universidade de ponta, referência em Medicina (figura entre as melhores no ranking mundial) e uma das pioneiras no ensino de Medicina Baseada em Evidências.

“Este é o segundo curso da parceria acadêmico-científica Oxford-Brazil EBM Alliance, focado em capacitar os profissionais de saúde para que desenvolvam suas habilidades no ensino de Medicina Baseada em Evidências. Acredito que essa aliança de cooperação vá abrir portas para alunos e professores que tenham interesse em programas de extensão e pós-graduação na Universidade de Oxford, além de projetar nacional e internacionalmente a FMP/Fase como um centro de referência nesta área. Além disso, existe a perspectiva de projetos conjuntos de pesquisa envolvendo as duas instituições na área de MBE”, frisa o médico e professor da FMP/Fase, Luís Eduardo Fontes, coordenador do curso de extensão “Ensinando Medicina Baseada em Evidências”.

Além do prof. Luís Eduardo Fontes, também ministrarão o curso, Enderson Miranda, CEO da OnSomble, empresa americana que desenvolve plataformas de aprendizagem virtual para profissionais de saúde, Rachel Riera, professora adjunta de MBE da Unifesp, e David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford, primeiro professor visitante da FMP/Fase. Sua atuação em projetos do Grupo de Pesquisa em Medicina Baseada em Evidências - MBE, sob a coordenação do prof. Luis Eduardo, possibilita a promoção do ensino, da prática e da avaliação da MBE na faculdade, além da projeção nacional e internacional da FMP/Fase como referência de excelência em ensino e pesquisa na área.

“O ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para a prática clínica e de cuidados de saúde mais coerentes e fundamentados nas melhores evidências científicas, levando em consideração os valores individuais dos pacientes e a experiência clínica do profissional. Outro ponto positivo é o intercâmbio que o evento oferece, permitindo e facilitando o contato com profissionais de outras instituições, abrindo espaço para a troca de experiências e novas oportunidades de cooperação dentro do Brasil”, destaca o coordenador do curso.




Mobilização e Paralisação dos Residentes

Nesta terça-feira (3), residentes em Saúde de todo o país promoveram o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, em protesto contra as mudanças realizadas pelo Governo Federal na alíquota do recolhimento da previdência paga por residentes – que passou de 11% para 14% ao incorporar as novas regras da Reforma da Previdência.

A manifestação recebeu apoio do Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde. Em nota, o FNRS explicou que o aumento no recolhimento agrava ainda mais a situação vivenciada pelos residentes que trabalham 60 horas por semana em regime de exclusividade, recebendo bolsas defasadas pela inflação acumulada desde o último reajuste, realizado em março de 2016.

Em Petrópolis, os residentes da FMP/Fase nas áreas de Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem Obstétrica e multiprofissional em Atenção Básica se reuniram no hall da instituição para refletirem sobre os seus descontentamentos em relação ao reajuste salarial, alíquota de 14% e melhorias de trabalho.

“Voltar os espaços de discussão sobre residência é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos Programas de Residências. A nomeação de seus representantes na Comissão Nacional de Residentes se faz urgente”, salienta a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Fase, Regina Shiraishi.