quinta-feira, 9 de março de 2017

FMP/Fase recebe novos alunos com programação especial de acolhimento e integração

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) preparou, para esta semana, uma programação especial para receber os 280 novos alunos que iniciarão os estudos nos cursos de graduação em Administração, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Radiologia e na primeira turma de Psicologia. A estratégia de acolhimento, elaborada pelo Núcleo Pedagógico da instituição, consiste em atividades de integração, como dinâmicas em grupo, lanche, apresentação da direção, coordenações de cursos e setores administrativos, encontro com as representações estudantis, palestras e oficinas práticas.

O coordenador geral de Ensino, professor Abílio Aranha, ressaltou a necessidade de formação de profissionais com capacidade de responder aos diferentes desafios da sociedade com criatividade, inovação, compromisso ético e humanístico. “Receber novos alunos é renovar todo o nosso entusiasmo, a nossa motivação para trabalharmos com a juventude, para formar quadros de excelência para o nosso país na composição de profissionais qualificados e, principalmente, com valores. A faculdade tem uma preocupação de entregar ao mercado gente que valha a pena. Gente com estofo teórico, mas também com a sensibilidade e o entendimento da sua inserção profissional para a solução dos problemas do país”, comenta o educador.

O diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, instituição que completa 50 anos em 2017, lembrou que, apesar do cenário econômico brasileiro se apresentar desfavorável, a FMP/Fase continua investindo em projetos de ampliação de seu campus e unidades de prática, para garantir um ensino e um serviço de qualidade. “Enquanto muitas faculdades infelizmente estão se retraindo, diminuindo o seu campus, seu corpo docente, outras até fechando, nós estamos progredindo. Vamos inaugurar, em breve, mais 16 salas de aula com dois anfiteatros e um ginásio poliesportivo. Todas as salas aqui no campus serão climatizadas, um edifício também climatizado está sendo construído no terreno do Ambulatório-Escola, várias obras já foram feitas no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp também passou por obras dentro dessa parceira entre Prefeitura Municipal de Petrópolis e FMP/Fase”, analisa Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP.

O Ministério da Educação autorizou, no ano passado, a abertura de mais 40 vagas no curso de Medicina da FMP/Fase. Em virtude disso, a partir de agora ele passa a ser semestral. Desta forma, no segundo semestre uma nova turma, de candidatos aprovados no último vestibular, irá ingressar na faculdade, o que desperta a preocupação no que diz respeito ao trote. “O trote vexatório, que humilha, expõe o ingressante ao ridículo, com desfiles pelas ruas de Petrópolis e uso excessivo de bebidas alcoólicas está proibido por legislação federal, estadual e municipal. 

Não existe a menor necessidade da participação nesse tipo de trote. Quem não quiser não precisa e não deve participar”, frisa Paulo Cesar.

O professor ainda ressaltou que a instituição dará todo o apoio administrativo e jurídico necessário, caso algum estudante seja submetido ao trote vexatório, e lembrou que o regimento interno da faculdade prevê punições como advertência, suspensão e até a expulsão dos veteranos que causarem constrangimentos físicos, morais ou emocionais aos demais alunos. Essa orientação foi reforçada pelo Diretório Acadêmico de Medicina, que inclusive preparou uma programação especial para receber os alunos do curso, com palestras e debates sobre a carreira, o SUS, oficinas práticas de palhaçoterapia, yoga, entre outros.


Compondo a mesa da esquerda para a direita: Núcleo Pedagógico, Maria Thereza de Sá Earp; Coord. do curso de Odontologia, Vera Soviero; Coord. do curso de Radiologia, André Kinder; Coord. do curso de Enfermagem, Míriam Heidemann; Diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães; Coord. Geral de Ensino, Abílio Aranha; Coord. de EAD, Ana Maria Rodrigues; Coord. do curso de Nutrilçao, Anete Esteves; Coord. do curso de Psicologia, Rovena Paranhos; Coord. de Projetos e Extensão, Ricardo Tammela

Coordenador dos cursos de gestão, Levi de Sousa, recepcionando os novos alunos de Administração

Discurso do diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães, na recepção aos novos alunos de Medicina 

Atividades de integração marcaram a recepção aos novos alunos da FMP/Fase